Diagrama de Casos de Uso

Juliana Jenny Kolb

teste

Home > Engenharia de Software >  Sumário > Engenharia de Requisitos > UML

Diagrama de Casos de Uso

O Diagrama de Casos de Uso procura, por meio de uma linguagem simples, possibilitar a compreensão do comportamento externo do sistema por qualquer pessoa, tentando apresentar o sistema através de uma perspectiva do usuário. É o diagrama mais abstrato da UML, portanto, o mais flexível e informal.

O Diagrama de Casos de Uso costuma ser utilizado principalmente no início da modelagem do sistema, principalmente nas etapas de Levantamento e Análise de Requisitos, embora venha a ser consultado e possivelmente modificado durante todo o processo de engenharia e sirva de base para a modelagem de outros diagramas.

Este diagrama tem por objetivo apresentar uma visão externa geral das funções e serviços que o sistema deverá oferecer aos usuários, sem se preocupar em como essas funções serão implementadas.

O Diagrama de Casos de Uso tenta identificar os tipos de usuários que irão interagir com o sistema, quais papéis esses usuários irão assumir e quais funções serão requisitadas por cada usuário específico.

Por utilizar uma linguagem informal e apresentar uma visão geral do comportamento do sistema a ser desenvolvido, o Diagrama de Casos de Uso pode e deve ser apresentado durante as reuniões iniciais com os clientes como uma forma de ilustrar o comportamento do sistema de informação, facilitar a compreensão dos usuários e auxiliar na identificação de possíveis falhas de especificação. Recomenda-se que um Diagrama de Casos de Uso seja apresentado juntamente com um protótipo de tela.

Importante: O Diagrama de Casos de Uso não se preocupa com a ordem das ações, seu objetivo é identificar funções.

Atores (+)

Casos de Uso (+)

Documentação do Caso de Uso (+)

Associações (+)

Referência Bibliográfica

GUEDES, Gilleanes T. A. UML: Uma abordagem prática. São Paulo: Novatec, 2006.

Deixe uma resposta