Juliana Jenny Kolb
Home > Data Science > Guia DAMA-DMBOK v2
Estratégia de Gerenciamento de Dados
Uma estratégia é um conjunto de escolhas e decisões que, juntas, traçam um curso de ação de alto nível para atingir objetivos de alto nível.
Um plano estratégico é um curso de ação de alto nível para atingir objetivos de alto nível.
Uma estratégia de dados deve incluir planos de negócios para usar as informações como vantagem competitiva e apoiar as metas da empresa. A estratégia de dados deve vir do entendimento das necessidades de dados inerentes à estratégia de negócios: de quais dados a organização precisa, como os obterá, como os gerenciará e garantirá sua confiabilidade ao longo do tempo e como os utilizará.
Normalmente, uma estratégia de dados requer uma estratégia de suporte ao programa de Gerenciamento de Dados – um plano para manter e melhorar a qualidade dos dados, a integridade, o acesso e a segurança dos dados, mitigando riscos conhecidos e implícitos. A estratégia também deve abordar desafios conhecidos relacionados ao gerenciamento de dados.
Em muitas organizações, a estratégia de gerenciamento de dados pertence e é mantida pelo CDO e promulgada por meio de uma equipe de governança de dados, apoiada por um Conselho de Governança de Dados.
Frequentemente, o CDO elabora uma estratégia inicial de dados e uma estratégia de gerenciamento de dados antes mesmo da formação de um Conselho de Governança de Dados, a fim de obter o compromisso da gerência sênior de estabelecer administração e governança de dados.
Os componentes de uma estratégia de gerenciamento de dados devem incluir:
- Uma visão atraente para o gerenciamento de dados.
- Um caso de negócios resumido para o gerenciamento de dados, com exemplos selecionados.
- Princípios orientadores, valores e perspectivas de gerenciamento.
- A missão e os objetivos direcionais de longo prazo do gerenciamento de dados.
- Medidas propostas para o sucesso do gerenciamento de dados Curto prazo (12 a 24 meses).
- Objetivos do programa de gerenciamento de dados que são SMART (específico, mensurável, acionável, realista, com prazo).
- Descrições de funções e organizações de gerenciamento de dados, juntamente com um resumo de suas responsabilidades e direitos de decisão.
- Descrições de componentes e iniciativas do programa de gerenciamento de dados.
- Um programa priorizado.
Os resultados do planejamento estratégico para gerenciamento de dados incluem:
- Uma Carta de Gerenciamento de Dados: Visão geral, caso de negócios, metas, princípios orientadores, medidas de sucesso, fatores críticos de sucesso, riscos reconhecidos, modelo operacional, etc.
- Uma Declaração do Escopo de Gerenciamento de Dados: Metas e objetivos para algum horizonte de planejamento (geralmente 3 anos) e os papéis, organizações e líderes individuais responsáveis por alcançar esses objetivos.
- Um roteiro de implementação de gerenciamento de dados: identificando programas, projetos, atribuições de tarefas e marcos de entrega específicos.
Referência Bibliográfica
DAMA International, Guia para o corpo de conhecimento em gerenciamento de dados – DMBOK2, 2017.