Modelo de Alinhamento Estratégico

Juliana Jenny Kolb

Home > Data ScienceGuia DAMA-DMBOK v2

Modelo de Alinhamento Estratégico

O Modelo de Alinhamento Estratégico (Henderson e Venkatraman, 1999) abstrai os fatores fundamentais para qualquer abordagem ao gerenciamento de dados. No seu centro está a relação entre dados e informações.

As informações são mais frequentemente associadas à estratégia de negócios e ao uso operacional dos dados. Os dados estão associados à tecnologia da informação e aos processos que suportam o gerenciamento físico de sistemas que tornam os dados acessíveis para uso.

Em torno desse conceito estão os quatro domínios fundamentais da escolha estratégica:

  • estratégia de negócios,
  • estratégia de tecnologia da informação,
  • infraestrutura e processos organizacionais,
  • tecnologia da informação.

O Modelo de Alinhamento Estratégico totalmente articulado é mais complexo do que o ilustrado na Figura 1.

Figura 1: Modelo de Alinhamento Estratégico

Cada um dos hexágonos de canto tem suas próprias dimensões subjacentes. Por exemplo, tanto na estratégia de negócios quanto na de TI, é necessário considerar o escopo, as competências e a governança. As operações devem levar em conta a infraestrutura, os processos e as habilidades. Os relacionamentos entre as peças ajudam a organização a entender o ajuste estratégico dos diferentes componentes e a integração funcional das peças.

Mesmo a representação de alto nível do modelo é útil para entender os fatores organizacionais que influenciam as decisões sobre dados e gerenciamento de dados.

Referência Bibliográfica

DAMA International, Guia para o corpo de conhecimento em gerenciamento de dados – DMBOK2, 2017