A estrutura do DAMA-DMBOK

Juliana Jenny Kolb

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A estrutura do DAMA-DMBOK

A estrutura do DAMA-DMBOK aborda mais profundamente as áreas de conhecimento que compõem o escopo geral do gerenciamento de dados.

Três visuais retratam o Data Management Framework do DAMA:

Roda DAMA: define as áreas de conhecimento de gerenciamento de dados. Coloca a governança de dados no centro das atividades de gerenciamento de dados, uma vez que a governança é necessária para consistência e equilíbrio entre as funções. Todos os elementos são partes necessárias de uma função madura de gerenciamento de dados, mas podem ser implementados em momentos diferentes, dependendo dos requisitos da organização.

Hexágono de fatores ambientais: mostra o relacionamento entre pessoas, processo e tecnologia e fornece uma chave para a leitura dos diagramas de contexto do DMBOK. Ele coloca metas e princípios no centro, pois fornecem orientações sobre como as pessoas devem executar atividades e usam efetivamente as ferramentas necessárias para o gerenciamento bem-sucedido dos dados.

 

Diagrama de contexto da área de conhecimento: descreve os detalhes das áreas de conhecimento, incluindo detalhes relacionados a pessoas, processos e tecnologia. Eles são baseados no conceito de um diagrama SIPOC usado para gerenciamento de produtos (fornecedores, entradas, processos, saídas e consumidores).

Os diagramas de contexto colocam as atividades no centro, pois produzem os resultados que atendem aos requisitos das partes interessadas.

Cada diagrama de contexto começa com a definição e os objetivos da área de conhecimento.

As atividades que conduzem os objetivos (centro) são classificadas em quatro fases: Planejar (P), Desenvolver (D), Operar (O) e Controlar (C).

No lado esquerdo (que flui para as atividades) estão os insumos e fornecedores. No lado direito (saindo das atividades), estão os Entregáveis ​​e os Consumidores. Os participantes estão listados abaixo das Atividades.

Na parte inferior, estão Ferramentas, Técnicas e Métricas que influenciam aspectos da Área de Conhecimento.

As listas no diagrama de contexto são ilustrativas, não exaustivas. Os itens serão aplicados de maneira diferente a diferentes organizações. As listas de funções de alto nível incluem apenas os papéis importantes.

As partes componentes do diagrama de contexto incluem:

1. Definição: Esta seção define de forma concisa a Área de Conhecimento.

2. Os objetivos descrevem o objetivo da Área de Conhecimento e os
princípios que orientam o desempenho das atividades dentro de cada Área de Conhecimento.

3. Atividades são as ações e tarefas necessárias para atingir os objetivos da
Área de conhecimento. Algumas atividades são descritas em termos de sub-atividades, tarefas e etapas. As atividades são classificadas em quatro categorias: Planejar, Desenvolver, Operar e Controlar.

  • (P) As atividades de planejamento estabelecem o curso estratégico e tático para cumprir os objetivos de gerenciamento de dados.
  • (D) As atividades de desenvolvimento são organizadas em em torno de um ciclo de vida de desenvolvimento (SDLC) (análise, design, construção, teste, preparação e implantação).
  • (C) As atividades de controle garantem a qualidade contínua dos dados, integridade, confiabilidade e segurança dos sistemas através dos quais os dados são acessados e usados.
  • (O) Atividades Operacionais apoiam o uso, manutenção e
    aprimoramento de sistemas e processos através dos quais os dados são acessado e usado.

4. Entradas são as coisas tangíveis que cada Área de Conhecimento requer para iniciar suas atividades. Muitas atividades requerem as mesmas entradas. Por exemplo, muitos exigem conhecimento da estratégia de negócios como entrada.

5. Entregas são os resultados das atividades na Área de Conhecimento,
as coisas tangíveis que cada função é responsável por produzir. As entregas podem ser fins em si ou insumos em outras atividades.

6. Funções e responsabilidades descrevem como indivíduos e equipes
contribuir para atividades dentro da área de conhecimento. As funções são descritas conceitualmente, com foco em grupos de papéis necessários na maioria organizações. Os papéis dos indivíduos são definidos em termos de habilidades e requisitos de qualificação.

7. Fornecedores são as pessoas responsáveis ​​por fornecer ou permitir o acesso a insumos para as atividades.
8. Consumidores são aqueles que se beneficiam diretamente dos principais resultados criados pelas atividades de gerenciamento de dados.

9. Os participantes são as pessoas que realizam, gerenciam o desempenho ou
aprovar as atividades na área de conhecimento.

10. Ferramentas são os aplicativos e outras tecnologias que permitem os objetivos da área de conhecimento.

11. Técnicas são os métodos e procedimentos usados ​​para realizar atividades
e produzir resultados dentro de uma área de conhecimento. Técnicas incluem
convenções comuns, recomendações de melhores práticas, normas e protocolos e, quando aplicável, abordagens alternativas emergentes.

12. Métricas são padrões para medição ou avaliação de desempenho,
progresso, qualidade, eficiência ou outro efeito. As seções de métricas identificam facetas mensuráveis ​​do trabalho realizado em cada área de conhecimento. As métricas também podem medir características mais abstratas, como melhoria ou valor.

Referência Bibliográfica

DAMA International, Guia para o corpo de conhecimento em gerenciamento de dados – DMBOK2, 2017.