Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Ferramentas e Técnicas
F23 – Análise de Variação
Ferramenta do processo: | << 11.6 Controlar os Riscos |
Muitos processos de controle usam a análise da variação para comparar os resultados planejados com os resultados atuais. Para fins de monitoramento e controle de eventos de riscos, deve-se fazer uma revisão das tendências na execução do projeto usando as informações do desempenho.
A Análise de Valor Agregado e outros métodos de análises de variação e tendências podem ser usados para monitorar o desempenho geral do projeto.
Os resultados dessas análises podem prever o desvio potencial do projeto no término em relação às metas de custos e cronograma. O desvio em relação à linha de base no plano pode indicar o impacto potencial das ameaças ou oportunidades.
Em relação ao Escopo:
Medições do desempenho do projeto são usadas para avaliar a magnitude de variação a partir da linha de base do escopo. Aspectos importantes do Controle do Escopo incluem a determinação da causa e grau de divergência relativa à linha de base do escopo e a decisão se ações corretivas ou preventivas são necessárias.
Em relação ao Tempo:
Medições de desempenho do cronograma (VP, IDP) são usadas para avaliar a magnitude de variação à linha de base do cronograma. A variação da folga total também é um componente essencial de planejamento para avaliar o desempenho de tempo do projeto.
Aspectos importantes do controle do cronograma de projeto incluem a determinação da causa e grau de divergência relativa à linha de base do cronograma e a decisão se ação corretiva ou preventiva é necessária.
Em relação ao Custo:
Medições de desempenho de custos (VC, IDC) são usadas para avaliar a magnitude de variação à linha de base do custo original. Aspectos importantes do controle de custos incluem a determinação da causa e grau de divergência relativa à linha de base do desempenho de custos e a decisão se ação corretiva ou preventiva é necessária.
A faixa percentual de variações aceitáveis tenderá a diminuir conforme mais trabalho é concluído.
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.