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F81 – Gerenciamento de Conflitos
Ferramenta do processo: | << 9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto |
Os conflitos são inevitáveis em um ambiente de projeto. As origens de conflitos incluem recursos escassos, prioridades de cronograma e estilos de trabalho pessoais.
As regras básicas da equipe, as normas do grupo e práticas rigorosas de gerenciamento de projetos reduzem a quantidade de conflitos.
Ao lidar com conflitos em um ambiente de trabalho, os gerentes de projetos devem reconhecer as seguintes características:
- o conflito é natural e força uma busca de alternativas;
- o conflito é uma questão de equipe;
- a abertura resolve conflitos;
- a resolução de conflitos deve se concentrar em questões e não em personalidades;
- a resolução de conflitos deve se concentrar no presente e não no passado.
Os fatores que influenciam os métodos de resolução de conflitos incluem:
- importância relativa e intensidade do conflito;
- pressão de prazo para resolver o conflito;
- posição assumida pelas partes envolvidas;
- motivação para resolver o conflito a longo ou curto prazo.
Existem seis técnicas para resolver conflitos, entre elas:
- retirada (evitar): recuar de uma situação de conflito efetivo ou potencial;
- panos quentes (acomodação): enfatizar as áreas de acordo e não as diferenças;
- negociação: encontrar soluções que trazem algum grau de satisfação para todas as partes;
- imposição: forçar um ponto de vista às custas de outro (ganha-perde);
- colaboração: incorporar diversos pontos de vista e opiniões de diferentes perspectivas;
- confronto: tratar o conflito como um problema que deve ser solucionado com exame de alternativas.
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.