Gestão de Configuração de Software (SCM)

Juliana Jenny Kolb

Home > Concursos > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) Questões de Engenharia de Software 

Material de Estudo Disponível

Apostila on-line  facebook Análise de Requisitos de Software

Questões – Gestão de Configuração de Software (SCM)

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FCC – DPE-SP/2015) Um SCV − Sistema de Controle de Versão

#2. (CESPE – STJ/2015) Julgue o item que se segue, acerca de gestão de ativos e gestão de riscos.  
 Os níveis de proteção que deverão ser aplicados a um ativo de informação devem ser definidos a partir da sua importância e de seu valor para o negócio.

#3. (CESPE – MEC/2015) Julgue o próximo item, referente a gerência de configuração. Nesse sentido, considere que a sigla BDGC, sempre que utilizada, se refere a base de dados do gerenciamento de configuração. 
  Para uma empresa de grande porte, que realiza movimentações bancárias de todas subsidiárias mundiais, é recomendável a utilização de um computador mainframe para processar uma quantidade enorme de dados. Assim sendo, é necessário que esse mainframe esteja documentado no BDGC.

#4. (CESPE – MEC/2015) Julgue o próximo item, referente a gerência de configuração. Nesse sentido, considere que a sigla BDGC, sempre que utilizada, se refere a base de dados do gerenciamento de configuração. 
  A BDGC, que contém todos os dados de itens de configuração (IC) de um serviço fornecido ao cliente, deve ser mantida e criada pelo processo de gerência de mudanças assim que um novo item é criado ou disponibilizado.

#5. (CESPE – TCU/2015) Acerca de integração contínua e entrega contínua, julgue o próximo item. 
Para que a prática de integração contínua seja eficiente, é necessário parametrizar e automatizar várias atividades relativas à gerência da configuração, não somente do código-fonte produzido, mas também de bibliotecas e componentes externos.

#6. (FCC – SEFAZ/SP/2013) Antigamente, itens de configuração de software eram mantidos em documentos em papel, colocados em pastas de arquivos ou pastas suspensas e armazenados em armários de metal. Hoje em dia, SCIs são mantidos em um banco de dados ou repositório SCM. O repositório SCM executa ou propicia diversas funções. Dentre essas funções, NÃO se inclui:

#7. (FCC – SEFAZ/SP/2013) Os mecanismos de controle de versão, integrados com o processo de controle de modificações, implementam dois elementos importantes do controle de modificação. São eles:
I. Determina quais engenheiros de software podem acessar e modificar um determinado objeto de configuração.
II. Ajuda a garantir que modificações paralelas, realizadas por duas pessoas diferentes, não se sobreponham.
Os elementos I e II são, respectivamente:

#8. (CS-UFG – SANEAGO – GO/2018) A Gerência de Configuração de Software (GCS) visa estabelecer e manter a integridade dos itens ao longo de todo o ciclo de vida do software. A função se refere à preparação em que são mostrados a situação e o histórico dos itens de software controlados. Essa  funcionalidade pode incluir, dentre outros, o número de alterações nos itens, as suas últimas versões e os identificadores de liberação. Esta função da GCS compreende:

#9. (IESES – CEGÁS/2017) Considerando que a gerência de configuração (CM) tenha como objetivo prover recursos capazes de favorecer a identificação da configuração do software em diferentes momentos no tempo com o objetivo de estabelecer controle sistemático sobre as alterações relativas a configuração do software, buscando manter a integridade bem como permitindo rastrear todo o ciclo de vida do sistema [SWEBOK, 2004] assinale a alternativa que contenha seis subáreas que propiciam alcançar o objetivo acima mencionado. 

#10. (CS-UFG – AL-GO/2015) O responsável pela gerência de configuração de um projeto que utiliza repositório centralizado deparou-se com uma organização de arquivos que dividia os arte- fatos em três diretórios: trunk, branches e tags. De acordo com a terminologia utilizada em controle de versões de artefatos, esses diretórios correspondem, respectivamente, à

#11. (CS-UFG – AL-GO/2015) O termo baseline está associado ao gerenciamento de configurações e corresponde

#12. (INSTITUTO AOCP – UFPB/2014) Ferramentas de rastreamento de requisitos e ferramentas de controle de versões e configurações são exemplos de:

Ver Resultado

Deixe uma resposta