Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Javascript
Javascript – Funções da Linguagem
As funções utilizadas em JavaScript são embutidas no núcleo da linguagem.
Estas funções não pertencem à nenhum objeto, elas funcionam com variáveis número e as que não são objetos. Com estas funções não é necessário a declaração de um objeto-pai para usá-las, sendo bem diferentes dos métodos como por exemplo document.write. Write é o método pertencente ao objeto document.
FUNÇÃO EVAL
Esta função avalia uma expressão que poderá ser em formato string, o que se torna prático quando o usuário deseja estabelecer expressões no momento em que for preciso. Sua sintaxe é formada da seguinte maneira:
eval(expressão);
FUNÇÃO ISNAN
A função isNaN tem a finalidade de testar um número para determinar se é não se não é um número. Normalmente esta função é usada para comparar valores do tipo número ou string. Com o emprego desta função o usuário poderá determinar se um valor contém realmente um valor numérico. Esta função pode ser utilizada em conjunto com as funções parseInt e parseFloat em razão de retornarem a string NaN quando o conteúdo da variável não é um número. Sua sintaxe tem a seguinte formação:
isNaN(valor);
FUNÇÃO PARSEFLOAT
Com a função parseFloat, é feita a conversão de um objeto string, retornando um valor de ponto flutuante. Com ela é convertido uma string em um valor numérico equivalente. Se a função encontrar um caractere diferente de um sinal (+ ou -), números (0 à 9), ponto decimal ou expoente, será retornado o valor até aquele ponto e ignorado o restante. Caso o primeiro caractere não puder ser convertido para um número, parseFloat irá retornar os valores 0 para a plataforma Windows e NaN para as outras plataformas. ua sintaxe tem a seguinte formação:
parseFloat(string);
FUNÇÃO PARSEINT
Com a função parseInt, o usuário poderá converter valores de string em valores numéricos equivalentes. É possível a conversão de números de bases como hexadecimal ou octal em valores decimais. Caso a função encontra um caractere diferente de um sinal (+ ou -), números (0 à 9), ponto decimal ou expoente, será retornado o valor até aquele ponto e ignorado o restante. Caso o primeiro caractere não puder ser convertido para um número, a função parseInt irá retornar o valor 0 para Windows e NaN para outros sistemas. Sua sintaxe tem a seguinte formação:
parseInt(string,radix);
*através do parâmetro radix, é possível a conversão de um número de uma base para decimal