Melhorias em 7 Passos – 7p

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Serviços > ITIL > Melhoria de Serviço Continuada

Melhorias em 7 Passos – 7p

Baseado no Ciclo PDCA (+), a melhoria em 7 passos consiste:

  • Passo 1: definir o que deve ser medido;
  • Passo 2: definir o que se pode medir;
  • Passo 3: coletar dados;
  • Passo 4: processar dados;
  • Passo 5: analisar dados;
  • Passo 6: apresentar e usar a informação;
  • Passo 7: implantar ação corretiva.

 

A ITIL V3 recomenda a utilização da Matriz RACI para mapear os papéis definidos neste processo e atividades endereçadas à equipe.

 

Referência Bibliográfica

FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).

FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

FREITAS, Marco André. Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.

GONÇALVES, Vicente; CAMPOS, Carla. HCMBOK: o fator humano na liderança e projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.

 

Deixe uma resposta