PDTI – Diagnóstico – 2.4 Analisar a Organização da TI

Juliana Jenny Kolb

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PDTI – Diagnóstico – 2.4 Analisar a Organização da TI

Objetivo:

Analisar a TI organizacional quanto à estrutura, a arquitetura, os processos e os recursos de TI.

Responsável:

Equipe de elaboração do PDTI.

Entradas:

• Organograma (institucional e da área de TI);
• Documentação relativa à arquitetura corporativa de TI e aos processos de TI;
• Inventário de recursos de TI.

Descrição das Atividades:

Analisar o contexto geral em que se estrutura a unidade de TI na organização, evidenciando a hierarquia e
as relações de subordinação e comunicação existentes na unidade de TI, considerando:

  • Como a unidade de TI está inserida na estrutura da organização;
  • Como a unidade de TI está estruturada internamente, informando as atividades e funções
    desenvolvidas.

Solicitar documentos e entrevistar pessoas-chave na TI para avaliar se:

  • O organograma relativo a TI é adequado;
  • A arquitetura corporativa da TI é adequada e gerenciada;
  • Os macroprocessos e processos internos de TI existem, são formalizados, mensurados e melhorados e os relacionamentos entre eles estão bem definidos por meio de papéis e responsabilidades;
  • O inventário de recursos (informações, hardware, software, redes, etc.) é mantido atualizado;

Identificar problemas e oportunidades decorrentes da análise da organização da TI e registrar no
Inventário de Necessidades.

Observações:

A “TI organizacional” não se restringe necessariamente à área de TI da organização. Essa estrutura inclui a
área de TI, mas é bem maior do que ela, abrangendo todo o ambiente corporativo de TI, com foco no uso
e gestão da TI por toda a organização. Precisa estar bem estruturada para produzir valor de negócio, por
meio do uso intensivo de informação em processos de negócio. Inclui todos os processos de TI que
acontecem fora da área de TI, como uso de TI, classificação da informação, estabelecimento de acordos
de nível de serviço, auditoria de TI etc.

Se as informações disponíveis não são suficientes para a análise da organização da TI, incluir esse
problema no Inventário de Necessidades.

Para facilitar a análise de processos de TI, uma avaliação de maturidade de Governança de TI pode ser
realizada.

Saídas:

  • Organização da TI (compõe a minuta do PDTI).
  • Inventário de Necessidades – atualizado a partir da análise da organização da TI (compõe a minuta do PDTI)

 

 

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