Questões – Plano Diretor de TI (PDI)

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Questões – Plano Diretor de TI (PDTI)

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (IESES – IFC-SC/2014) A Governança em TI, segundo os autores Weill e Ross (2012), é um Modelo que define direitos e responsabilidades pelas decisões que encorajam comportamentos desejáveis no uso de TI. Com relação a essa definição analise os itens a seguir: 
I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia. 
II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização. 
III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização. 
IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível. 
A sequência correta é:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( ) </br> </br>

II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: CMMI ( ) </br> </br>

III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI ( ) </br> </br>

IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: MPS-BR ( )

#2. (IF Sertão-PE – IF Sertão-PE/2016) Sobre sistema de apoio à decisão, assinale a afirmativa correta.

#3. (FCC – TRT – 13ª Região (PB)/2014) Considere as definições seguintes, cada qual em seu contexto específico, aplicáveis à gestão de negócios e de tecnologia da informação e comunicação.  
 I. É embasado em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento), formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando e formando um fluxo ou diagrama de causa e efeito que se inicia na perspectiva do aprendizado e crescimento e termina na perspectiva financeira.  
 II. Seu objetivo é fornecer uma visão completa do ambiente atual de Tecnologia da Informação e Comunicação e ao mesmo tempo compará-lo a cenários alternativos que possam otimizar o retorno dos investimentos já feitos e dos ainda a serem realizados. Visa orientar a identificação das informações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à instituição e também permitir a definição de projetos e prioridades, bem como o acompanhamento das ações e o controle dos investimentos. 
 III. Gerenciar serviços terceirizados significa assegurar que os serviços prestados por fornecedores satisfaçam aos requisitos do negócio. Isso requer um processo efetivo de gestão da terceirização. Esse processo é realizado definindo-se claramente os papéis, responsabilidades e expectativas nos acordos de terceirização bem como revisando e monitorando tais acordos quanto à efetividade e à conformidade. A gestão eficaz dos serviços terceirizados minimiza os riscos de negócio associados aos fornecedores que não cumprem seu papel.  
 As definições I, II e III correspondem, respectivamente, a ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

BSC: </br>

I. É embasado em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento), formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando e formando um fluxo ou diagrama de causa e efeito que se inicia na perspectiva do aprendizado e crescimento e termina na perspectiva financeira.   </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )   </br> </br>

PDTI: </br>

II. Seu objetivo é fornecer uma visão completa do ambiente atual de Tecnologia da Informação e Comunicação e ao mesmo tempo compará-lo a cenários alternativos que possam otimizar o retorno dos investimentos já feitos e dos ainda a serem realizados. Visa orientar a identificação das informações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à instituição e também permitir a definição de projetos e prioridades, bem como o acompanhamento das ações e o controle dos investimentos.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI ( )  </br>  </br>

COBIT  </br>

III. Gerenciar serviços terceirizados significa assegurar que os serviços prestados por fornecedores satisfaçam aos requisitos do negócio. Isso requer um processo efetivo de gestão da terceirização. Esse processo é realizado definindo-se claramente os papéis, responsabilidades e expectativas nos acordos de terceirização bem como revisando e monitorando tais acordos quanto à efetividade e à conformidade. A gestão eficaz dos serviços terceirizados minimiza os riscos de negócio associados aos fornecedores que não cumprem seu papel.    </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  COBIT ( )

#4. (UFCG – UFCG/2016) O Plano de Acompanhamento do PDTI – PA-PDTI é o documento a ser utilizado para o planejamento do acompanhamento da execução do PDTI e é composto pelos seguintes documentos, com EXCEÇÃO do: 

#5. (FCC – SERGAS/2010) A principal diferença entre o PETI e o PDTI reside no maior enfoque do PETI ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Vamos pensar …  </br>

O PETI atua no nível estratégico da organização, enquanto que o PDTI atua no nível tático, desta forma, faz sentido observar que as atividades envolvidas no PETI são voltadas para a empresa como um todo. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI – Nível de Atuação ( )

#6. (IDECAN – AGU/2014) Identificar os fatores críticos para a implantação do PDTI é um dos processos que compõem a Fase 3 – Planejamento da elaboração do PDTI. Acerca das atividades do processo apresentado, assinale a alternativa correta. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto:

PDTI – Planejamento – 3.11 Identificar os fatores críticos para a implantação do PDTI

 

 

Descrição das Atividades:

Identificar os pontos chaves que precisam, necessariamente, ser satisfeitos para que o PDTI tenha
sucesso.

Observações:

Fatores críticos são requisitos necessários para alcançar o sucesso na execução do PDTI. A ausência de um
ou de vários desses requisitos, ou mesmo sua presença de forma precária, gerará impacto na estratégia e,
consequentemente, no negócio da organização.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI – Planejamento – 3.11 Identificar os fatores críticos para a implantação do PDTI ( )

#7. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) O Plano Diretor de Tecnologia da Informação − PDTI pode ter sua execução dividida em 3 etapas: Preparação, Diagnóstico e Planejamento. Tais etapas são compostas por diversas atividades, sendo que a atividade de  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto:   </br>

– Identificação e Reunião dos Documentos de Referência faz parte da etapa de Preparação do PDTI.   </br>

Processos:   </br>

1.1 Definir a abrangência e o período do PDTI   </br>

1.2 Definir a equipe de elaboração do PDTI   </br>

1.3 Descrever a metodologia de elaboração do PDTI   </br>

1.4 Identificar e reunir os documentos de referência   </br>

1.5 Identificar Estratégias da Organização   </br>

1.6 Identificar princípios e diretrizes   </br>

1.7 Elaborar o plano de trabalho do PDTI (PT-PDTI)   </br>

1.8 Aprovar o plano de trabalho do PDTI (preliminar)   </br>

1.9 Aprovar o plano de trabalho do PDTI (final)     </br> </br>

Errado:    </br>

– Escolha e Alocação da Equipe de Elaboração faz parte da etapa de Planejamento do PDTI.    </br>

Este processo não consta no Guia PDTI.     </br> </br>

– Avaliação dos Resultados do PDTI Anterior faz parte da etapa de Planejamento do PDTI.    </br>

2.1 Avaliar os resultados Planejamento de TI anterior, processo da Fase de Diagnóstico. </br> </br>

– Definição de Metas e Ações faz parte da etapa de Diagnóstico do PDTI.    </br>

Objetivo do Documento (artefato) Plano de metas e ações, da Fase de Planejamento.     </br> </br>

– Consolidação do Orçamento de TI faz parte da etapa de Preparação do PDTI.   </br>

Este processo não consta no Guia PDTI.     </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI ( )

#8. (UFCG – UFCG/2016) O processo de Elaboração contém um conjunto de informações técnicas necessárias para auxiliar na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI, este processo compõe o ciclo de vida do PDTI, conforme figura:  
 
Sobre o processo de elaboração é INCORRETO afirmar que:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado: </br>

– O Plano de Metas e Ações é artefato do subprocesso de Preparação. </br> </br>

Correto:  </br>

– A Lista dos Princípios e Diretrizes é artefato do subprocesso de Preparação. </br>

A Lista dos princípios e diretrizes (compõe a minuta do PDTI) é saída do processo 1.6 Identificar princípios e diretrizes (Fase de Preparação). </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  PDTI – Processo de Elaboração Preparação ( ) </br> </br>

– A análise SWOT da TI é realizada no subprocesso de Diagnóstico.  </br>

Os processos que compõem a fase de diagnóstico são:  </br>

2.1 Avaliar os resultados Planejamento de TI anterior;  </br>
2.2 Aprovar o Relatório de Resultados do Planejamento de TI anterior;  </br>
2.3 Analisar o Referencial Estratégico da área de TI;  </br>
2.4 Analisar a Organização da TI;  </br>
2.5 Realizar Análise SWOT da TI;  </br>
2.6 Identificar Necessidades de Informação;  </br>
2.7 Identificar Necessidades de Serviços de TI;  </br>
2.8 Identificar Necessidades de Infraestrutura de TI;  </br>
2.9 Identificar Necessidades de Contratação de TI;  </br>
2.10 Identificar Necessidades de Pessoal de TI;  </br>
2.11 Consolidar o Inventário de necessidades;  </br>
2.12 Alinhar as Necessidades de TI às Estratégias da Organização;  </br>
2.13 Aprovar o Inventário de Necessidades.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  PDTI – Processo de Elaboração – Diagnóstico ( )  </br>  </br>

– A Lista dos Fatores Críticos de Sucesso é artefato do subprocesso de Planejamento.  </br>

A Lista dos Fatores Críticos de Sucesso é saída do processo 3.11 Identificar os fatores críticos para a implantação do PDTI (Fase de Planejamento).  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI – Processo de Elaboração – Planejamento ( )  </br>  </br>

– O Plano de Gestão de Riscos é artefato do subprocesso de Planejamento.   </br>

O Plano de Gestão de Riscos é saída do processo 3.10 Planejar o gerenciamento de riscos (Fase de Planejamento).  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI – Processo de Elaboração – Planejamento ( ) 

#9. (IDECAN – AGU/2014) As fases que compõem o processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da informação (PDTI) são: preparação, diagnóstico e planejamento. São processos que compõem a fase 1- Preparação: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

– Identificar estratégias da organização e definir a abrangência e o período do PDTI. </br> </br>

Errado: </br>

– Definir metas e ações (Planejamento) e definir a equipe de elaboração do PDTI (Preparação). </br>

– Priorizar as necessidades inventariadas (Planejamento) e realizar análise SWOT da TI  (Diagnóstico). </br>

– Descrever a metodologia de elaboração do PDTI (Diagnóstico) e analisar a organização da TI (Diagnóstico). </br>

– Planejar a execução das ações (Planejamento) e identificar e reunir os documentos de referência  (Preparação). </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI ( )

#10. (FUNRIO – MPOG/2013) O Guia de Elaboração de Plano Diretor de TI (PDTI) do SISP prevê as seguintes fases que compõem o processo de elaboração do PDTI: Preparação, Diagnóstico e Planejamento. Para cada uma dessas fases, o Guia estabelece os processos que a compõem. Dentre as alternativas abaixo, qual é o processo que NÃO compõe a fase de diagnóstico?  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado: </br>

– Identificar Estratégias da Organização.  </br>

Faz parte da etapa de Preparação. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI ( )

#11. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) De acordo com o guia de elaboração de PDTI do SISP, a preparação é um subprocesso da elaboração do PDTI que visa identificar e sistematizar as estratégias estabelecidas, por exemplo, no planejamento estratégico de TI.

#12. (CESPE – ANCINE/2013) A identificação das necessidades de infraestrutura de TI, parte do PDTI, deve ser realizada para que seja possível atualizar o parque tecnológico da organização, de modo a se atender aos serviços de TI. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Os processos que compõem a fase de diagnóstico são:   </br>

2.1 Avaliar os resultados Planejamento de TI anterior;   </br>
2.2 Aprovar o Relatório de Resultados do Planejamento de TI anterior;   </br>
2.3 Analisar o Referencial Estratégico da área de TI;   </br>
2.4 Analisar a Organização da TI;   </br>
2.5 Realizar Análise SWOT da TI;   </br>
2.6 Identificar Necessidades de Informação;   </br>
2.7 Identificar Necessidades de Serviços de TI;   </br>
2.8 Identificar Necessidades de Infraestrutura de TI;   </br>
2.9 Identificar Necessidades de Contratação de TI;   </br>
2.10 Identificar Necessidades de Pessoal de TI;   </br>
2.11 Consolidar o Inventário de necessidades;   </br>
2.12 Alinhar as Necessidades de TI às Estratégias da Organização;   </br>
2.13 Aprovar o Inventário de Necessidades.   </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  PDTI – Processo de Elaboração – Diagnóstico ( ) 

#13. (FCM – IF Sudeste – MG/2016) Segundo o Guia de boas práticas em contratação de soluções de Tecnologia da Informação no âmbito do Serviço Público, é INCORRETO afirmar que o Plano Diretor de TI – PDTI

#14. (ESAF – ESAF/2015) De acordo com o Guia de Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação – PDTI, a elaboração do PDTI é realizada em três fases: Preparação, Diagnóstico e Planejamento. Cada uma dessas fases é composta por um conjunto de processos. Na fase de Diagnóstico, um dos processos é “Identificar Necessidades de Contratação de TI”. Uma das atividades desse processo consiste em solicitar documentos e realizar entrevistas com pessoas-chave. Entre as avaliações realizadas nessa atividade não se inclui verificar se ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado </br>

– as tarefas de gestão da TI são realizadas por terceiros. </br> </br>

Correto </br>

PDTI – Diagnóstico – 2.9 Identificar Necessidades de Contratação de TI    </br>

Descrição das Atividades: </br>

Identificar as necessidades de manutenção e contratação de soluções em TI para atender as necessidades
de informações, serviços, infraestrutura e pessoal de TI. </br>

Solicitar documentos e entrevistar pessoas-chave para avaliar se: </br>

  • A política de contratação de soluções de TI existe, é formalizada, é acompanhada e está em conformidade com a legislação vigente;  </br>
  • Há necessidade de contratação de serviços de TI (terceirização);  </br>
  • Há necessidade de aquisição de bens de TI;  </br>
  • Há contratos vigentes de soluções de TI para atender as demandas no período de vigência do PDTI. </br>

Identificar problemas e oportunidades decorrentes das necessidades de contratação de TI e registrar no
Inventário de Necessidades. </br>

Observações: </br>

Deve-se, sempre que possível, contratar com terceiros a realização das tarefas executivas, de modo que a
Administração possa concentrar-se nas atividades de gestão (planejamento, coordenação, supervisão e
controle). Nesse sentido, a organização deve manter uma estratégia de terceirização que equilibre os
riscos de terceirizar com os benefícios de alocar os recursos humanos internos em atividades de gestão. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI – Diagnóstico – 2.9 Identificar Necessidades de Contratação de TI ( )

#15. (CESPE – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO)/2013) A contratação de solução de TI deve ser sempre precedida de planejamento, elaborado em harmonia com o PDTI, em alinhamento com o planejamento estratégico institucional.

#16. (CESPE –  MPOG/2013) Considere que uma organização se componha dos seguintes níveis decisórios para gestão: estratégico, tático e operacional. Nessa situação, o planejamento estratégico de tecnologia da informação (PETI) e o plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) situam- se, nessa organização, nos níveis tático e operacional, respectivamente. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O PETI atua no nível estratégico da organização, enquanto que o PDTI atua no nível tático.   </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI – Nível de Atuação ( )

#17. (CESPE – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO)/2013) É vedada a contratação pela administração pública de soluções de TI que não tenham sido previstas explicitamente no PETI ou no PDTI.

#18. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) Com relação a planejamento estratégico, julgue o item a seguir. 
 Identificar problemas e oportunidades decorrentes das necessidades de informação, assim como as oportunidades de prestação de serviços finalísticos de forma eletrônica, constitui parte do processo identificar necessidades de informação, conforme consta do guia de elaboração de PDTI do SISP. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Processo: 2.6 Identificar Necessidades de Informação da Fase de Diagnóstico. </br>

Os processos que compõem a fase de diagnóstico são: </br>

  • 2.1 Avaliar os resultados Planejamento de TI anterior; </br>
  • 2.2 Aprovar o Relatório de Resultados do Planejamento de TI anterior; </br>
  • 2.3 Analisar o Referencial Estratégico da área de TI; </br>
  • 2.4 Analisar a Organização da TI ( ); </br>
  • 2.5 Realizar Análise SWOT da TI; </br>
  • 2.6 Identificar Necessidades de Informação; </br>
  • 2.7 Identificar Necessidades de Serviços de TI; </br>
  • 2.8 Identificar Necessidades de Infraestrutura de TI; </br>
  • 2.9 Identificar Necessidades de Contratação de TI ( ); </br>
  • 2.10 Identificar Necessidades de Pessoal de TI; </br>
  • 2.11 Consolidar o Inventário de necessidades; </br>
  • 2.12 Alinhar as Necessidades de TI às Estratégias da Organização; </br>
  • 2.13 Aprovar o Inventário de Necessidades. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI – Processo de Elaboração – Diagnóstico ( )

#19. (FCC – MANAUSPREV/2015) Na busca por uma Administração pública que prime pela melhor gestão dos recursos e maior qualidade na prestação de serviços aos cidadãos, torna-se essencial a realização de um bom planejamento de TI que viabilize e potencialize a melhoria contínua da performance organizacional. Nesse contexto, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

A IN 04/2010 em seu art. 2°, inciso XXII, define o PDTI, como um “instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período” </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI ( )

#20. (IF SUL-MG – IF SUL-MG/2016) A IN 4/2014 impõe uma série de regras e procedimentos, bem como a necessidade de se desenvolver uma nova visão para a Gestão Pública, reforçando o enfoque no planejamento adequado das contratações, dando novo vigor ao Art. 37 da Constituição Federal, deixando claro que o gestor público, quando não planeja, atenta contra o Princípio da Eficiência. Uma das exigências feitas pela Instrução Normativa é a necessidade de criação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, instrumento este que irá reger as contratações de soluções de TI a serem realizadas pelo Órgão Público Federal. 
 Sobre o PDTI, tendo em vista os regramentos exigidos pela IN 4/2014, e conforme o Guia de PDTI do SISP, esse Plano Diretor: 

#21. (FCC – CNMP/2015) Dentre os principais objetivos do PDTI – Plano Diretor de Tecnologia da Informação do CNMP estão:  
 I. Demonstrar o papel chave que a TI tem a desempenhar para o sucesso da instituição, por meio dos serviços prestados para o governo federal.  
 II. Estabelecer parâmetros que viabilizem as decisões relativas à gestão de serviços e recursos de TI da organização em alinhamento com as diretrizes do CNMP.  
 III. Dar visibilidade para a organização da lógica de atuação da área de TI e do seu valor agregado para a organização.  
 IV. Apontar as ações de Auditoria de TI para enfrentar os principais desafios da organização.  
 Está correto o que se afirma APENAS em

#22. (CESPE – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO)/2013) O PETI é um instrumento de planejamento de nível estratégico, enquanto o PDTI é um instrumento de planejamento de nível tático, o que explica estar o PDTI alinhado ao PETI, que, por sua vez, deriva do PEI.

#23. (VUNESP – TCE-SP/2015) As etapas principais de um Plano Diretor de Informática (PDI) são as seguintes, não necessariamente na ordem que estão relacionadas.
I. Acompanhamento de Resultados.
II. Análise de Custo-Benefício das Soluções.
III. Levantamento das Necessidades.
IV. Priorização de Projetos.
Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de execução dessas atividades.

Ver Resultado

Deixe uma resposta