Juliana Jenny Kolb
Home > Governança > Governança de TI > Guia PDTI
PDTI – Nível de Atuação
As organizações adotam usualmente três níveis de planejamento, conforme a hierarquia:
Planejamento Estratégico: o nível estratégico compreende a alta administração da organização,
responsável pela definição dos objetivos e planos da instituição e pela tomada de decisões relativas às questões de longo prazo, tais como sobrevivência, crescimento e efetividade geral. É o processo administrativo que proporciona sustentação para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização.
Planejamento Tático: o planejamento, no nível tático, traduz os objetivos gerais e as estratégias da alta
administração em objetivos e atividades mais específicos. O principal desafio nesse nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.
Planejamento Operacional: nesse planejamento, o processo é de menor amplitude, no qual o foco é
trabalhar junto aos funcionários envolvidos nas operações da organização, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. Pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nessa situação tem-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais, os quais descrevem em detalhes os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação, os procedimentos básicos a serem adotados; os resultados finais esperados; os prazos estabelecidos; os responsáveis por sua execução e implantação, etc.
O PDTI atua no nível tático da organização, conforme ilustra a figura 1.
Figura 1: Relação entre os níveis e instrumentos de planejamento
Fonte: Guia de Elaboração de PDTI do SISP