PDTI – Processo de Elaboração – Preparação

Juliana Jenny Kolb

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PDTI – Processo de Elaboração – Preparação

A Fase de Preparação representa o início do projeto de elaboração do PDTI. O projeto inicia-se com o Comitê de TI definindo a abrangência e o período do PDTI e indicando a equipe de elaboração do PDTI.

Essa indicação é formalizada por meio de um instrumento que confere as atribuições aos membros, por exemplo uma Portaria de designação. Em seguida, são conduzidas as atividades de definição da metodologia de elaboração do PDTI, identificação dos documentos de referência e princípios e diretrizes, as quais compõem uma proposta de Plano de Trabalho a ser aprovada pelo Comitê de TI e Autoridade Máxima da organização, ao final da fase. Portanto, essa fase reúne aspectos decisórios de caráter superior, aprovação de documentos e atividades diretamente voltadas à elaboração do Plano de Trabalho, o qual orientará a condução da elaboração do PDTI. Há a participação da equipe de elaboração do PDTI, do Comitê de TI e da Autoridade Máxima da organização.

Cabe ressaltar a possibilidade de utilização da Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP-SISP) para apoiar a consecução das atividades da fase de preparação, uma vez que recomenda-se que a elaboração do PDTI seja conduzida como um projeto.

 

Fluxo de Processos da Fase de Preparação

A figura 1 apresenta o fluxo de processos da Fase de Preparação.

Figura 1: Fluxo de  processo da Fase preparação.

Fonte: Guia de Elaboração de PDTI do SISP

Processos:

1.1 Definir a abrangência e o período do PDTI

1.2 Definir a equipe de elaboração do PDTI

1.3 Descrever a metodologia de elaboração do PDTI

1.4 Identificar e reunir os documentos de referência

1.5 Identificar Estratégias da Organização

1.6 Identificar princípios e diretrizes (+)

1.7 Elaborar o plano de trabalho do PDTI (PT-PDTI)

1.8 Aprovar o plano de trabalho do PDTI (preliminar)

1.9 Aprovar o plano de trabalho do PDTI (final)

 

Artefatos

  • Portaria de designação da EqPDTI

Instrumento de formalização que aprova a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da
Informação e designa a equipe responsável pela elaboração e seu coordenador.

  • Lista de princípios e diretrizes

Relação dos princípios e diretrizes que nortearão a elaboração do PDTI.

  • Plano de Trabalho para a elaboração do PDTI

Documento de plano de trabalho no qual estão descritas as informações essenciais de
organização das atividades do projeto de elaboração do PDTI. Inclui um modelo de
cronograma.

 

 

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