PDTI – Processo de Elaboração – Planejamento

Juliana Jenny Kolb

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PDTI – Processo de Elaboração – Planejamento

Após a fase de diagnóstico, na qual foi analisada a situação atual da TI na organização e identificadas as
necessidades de TI, inicia-se a 3ª e última fase do processo: a fase de planejamento.

Essa fase caracteriza-se por planejar o atendimento das necessidades, estabelecendo os planos e as ações
adequados para o alcance dos objetivos esperados. Para isso, contempla processos relacionados à priorização das necessidades e planejamento de metas e ações, abrangendo aspectos de pessoal, orçamentários e riscos.

Um dos principais artefatos produzidos nessa fase, e muito importante para todo o processo de elaboração
do PDTI, é o Plano de Metas e Ações. Nele constam informações sobre os indicadores, os responsáveis, os prazos e recursos (humanos e orçamentários) a serem utilizados pelas ações. No momento de iniciação dos projetos derivados dessas ações constantes no PDTI, pode ser utilizada a Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGPSISP).

Ao final dessa fase, a minuta do PDTI é consolidada pela equipe de elaboração do PDTI, aprovada pelo
Comitê de TI e publicada pela Autoridade Máxima.

Na fase de planejamento, a execução de grande parte dos processos compete à equipe de elaboração do
PDTI. O Comitê de TI também atua, porém especificamente para realizar a atualização dos critérios de priorização e de aceitação de riscos, para a aprovação dos planos, e, por fim, para a aprovação da Minuta do PDTI. O último processo dessa fase, a publicação do PDTI, compete à Autoridade Máxima.

Fluxo de Processos da Fase de Planejamento

A figura 1 apresenta o fluxo de processos da Fase de Planejamento.

Figura 1: Fluxo de  processo da Fase Planejamento.

Fonte: Guia de Elaboração de PDTI do SISP

Os processos que compõem a fase de planejamento são:

  • 3.1 Atualizar critérios de priorização;
  • 3.2 Priorizar as necessidades inventariadas;
  • 3.3 Definir metas e ações;
  • 3.4 Planejar a execução das ações;
  • 3.5 Planejar ações de pessoal;
  • 3.6 Planejar Investimentos e Custeio;
  • 3.7 Consolidar a Proposta Orçamentária da TI;
  • 3.8 Aprovar os Planos Específicos;
  • 3.9 Atualizar critérios de aceitação de riscos;
  • 3.10 Planejar o gerenciamento de riscos;
  • 3.11 Identificar os fatores críticos para a implantação do PDTI (+)
  • 3.12 Consolidar a Minuta do PDTI;
  • 3.13 Aprovar a Minuta do PDTI;
  • 3.14 Publicar o PDTI.

 

Artefatos

  • Plano de metas e ações

Definição de metas e ações que contribuem para o alcance das necessidades inventariadas,
identificando prazos e recursos de TI necessários para a realização das ações.

  • Plano de investimentos e custeio

Registro dos gastos necessários para a realização das ações planejadas.

  • Plano de gestão de riscos

Registro dos riscos associados às ações planejadas, contemplando a análise desses riscos e
o planejamento de respostas.

  • Modelo de Referência de PDTI do SISP

Modelo da estrutura e principais conteúdos a constarem no documento PDTI.

 

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