Juliana Jenny Kolb
Home > Data Science > Guia DAMA-DMBOK v2
Pirâmide DMBOK (Aiken)
A estrutura (pirâmide) de Peter Aiken usa as áreas funcionais do DMBOK para descrever a situação em que muitas organizações se encontram.
Uma organização pode usá-lo para definir um caminho a seguir, buscando um estado em que a organização tenha dados e processos confiáveis para apoiar
objetivos estratégicos de negócios.
Etapas:
- Fase 1: aquisição de um aplicativo que inclui banco de dados. Isso significa que a organização tem um ponto de partida para dados modelagem/design, armazenamento de dados e segurança de dados. Para que o sistema funcione dentro de seu ambiente e com seus dados, requer trabalho sobre integração e interoperabilidade.
- Fase 2: assim que começarem a usar o aplicativo, encontrarão desafios em relação à qualidade de seus dados. Para obter dados de qualidade são necessários metadados confiáveis e arquitetura de dados consistente. Estes fornecem
clareza sobre como os dados de diferentes sistemas funcionam juntos. - Fase 3: práticas disciplinadas para gerenciar a qualidade dos dados, metadados e arquitetura requerem uma Governança de Dados, que fornece suporte estrutural para atividades de gerenciamento de dados. A Governança de Dados também permite a execução de iniciativas estratégicas, como:
- Gerenciamento de Documentos e Conteúdo,
- Gerenciamento de Dados de Referência,
- Gerenciamento de Dados Mestre,
- Datawarehousing e Business Intelligence.
- Fase 4: a organização aproveita os benefícios de dados bem gerenciados e aprimora seus recursos analíticos.
Referência Bibliográfica
DAMA International, Guia para o corpo de conhecimento em gerenciamento de dados – DMBOK2, 2017.