Juliana Jenny Kolb
Home > Data Science > Guia DAMA-DMBOK v2
Princípios de Gerenciamento de Dados
A figura 1 apresenta uma síntese dos princípios de gerenciamento de dados.
Figura 1: Princípios do Gerenciamento de Dados
Fonte: Autora (2020).
- Os dados são um ativo com propriedades exclusivas: os dados são um ativo, mas diferem de outros uma vez que influenciam a maneira como os ativos são gerenciados. A mais óbvia dessas propriedades é que os dados não são consumidos quando são usados, assim como os ativos financeiros e físicos.
- O valor dos dados pode e deve ser expresso em termos econômicos: chamar dados de “ativo” significa que ele tem valor. Embora existam técnicas para medir o valor qualitativo e quantitativo dos dados, ainda não existem padrões para isso. As organizações que desejam tomar melhores decisões sobre seus dados devem desenvolver maneiras consistentes de quantificar esse valor. Eles também devem medir os custos de dados de baixa qualidade e os benefícios de dados de alta qualidade.
- Gerenciar dados significa gerenciar a qualidade dos dados: garantir que os dados sejam adequados ao objetivo é um objetivo principal do gerenciamento de dados. Para gerenciar a qualidade, as organizações devem garantir que compreendem os requisitos de qualidade das partes interessadas e medem os dados com base nesses requisitos.
- São necessários metadados para gerenciar dados: gerenciar qualquer ativo requer dados sobre esse ativo (número de funcionários, códigos contábeis etc.). Os dados usados para gerenciar e usar dados são chamados de metadados. Os metadados são originários de uma variedade de processos relacionados à criação, processamento e uso de dados, incluindo arquitetura, modelagem, administração, governança, gerenciamento de qualidade de dados, desenvolvimento de sistemas, operações de negócios e TI e análise.
- É preciso planejar o gerenciamento de dados: até pequenas organizações podem ter cenários complexos de processos técnicos e de negócios. Os dados são criados em muitos locais e são movidos entre locais para uso. Coordenar o trabalho e manter os resultados finais alinhados requer planejamento da perspectiva arquitetônica e do processo.
- O gerenciamento de dados é multifuncional; requer uma variedade de habilidades e conhecimentos: uma única equipe não pode gerenciar todos os dados de uma organização. O gerenciamento de dados requer habilidades técnicas e não técnicas e a capacidade de colaborar.
- O gerenciamento de dados requer uma perspectiva corporativa: o gerenciamento de dados possui aplicativos locais, mas deve ser aplicado em toda a empresa para ser o mais eficaz possível. Essa é uma das razões pelas quais o gerenciamento e o controle de dados estão interligados.
- O gerenciamento de dados deve levar em conta uma variedade de perspectivas: Os dados são fluidos. O gerenciamento de dados deve evoluir constantemente para acompanhar a maneira como os dados são criados/usados e os consumidores destes dados.
- O gerenciamento de dados é o gerenciamento do ciclo de vida: os dados têm um ciclo de vida e o gerenciamento de dados requer o gerenciamento de seu ciclo de vida. Como os dados geram mais dados, o próprio ciclo de vida dos dados pode ser muito complexo. As práticas de gerenciamento de dados precisam levar em consideração o ciclo de vida dos dados.
- Diferentes tipos de dados têm características diferentes de ciclo de vida: e por esse motivo, eles têm requisitos de gerenciamento diferentes. As práticas de gerenciamento de dados precisam reconhecer essas diferenças e ser flexíveis o suficiente para atender a diferentes tipos de requisitos do ciclo de vida dos dados.
- O gerenciamento de dados inclui o gerenciamento dos riscos associados aos dados: além de ativos, os dados também representam riscos para a organização. Os dados podem ser perdidos, roubados ou mal utilizados. As organizações devem considerar as implicações éticas de seus usos de dados. Os riscos relacionados aos dados devem ser gerenciados como parte do ciclo de vida dos dados.
- Os requisitos de gerenciamento de dados devem orientar as decisões em tecnologia da informação: o gerenciamento de dados e dados está profundamente interligado à tecnologia da informação e ao gerenciamento da tecnologia da informação. O gerenciamento de dados requer uma abordagem que garanta que a tecnologia atenda, e não direcione, as necessidades estratégicas de dados de uma organização.
- O gerenciamento eficaz de dados requer comprometimento da liderança: o gerenciamento de dados envolve um conjunto complexo de processos que, para serem eficazes, requerem coordenação, colaboração e comprometimento. Chegar lá exige não apenas habilidades de gerenciamento, mas também a visão e o objetivo advindos da liderança comprometida.
Referência Bibliográfica
DAMA International, Guia para o corpo de conhecimento em gerenciamento de dados – DMBOK2, 2017.