Home > Engenharia de Software > Sumário > Projeto de Interface
Projeto de Interface
A interface com o usuário pode ser considerada o elemento mais importante de um sistema ou produto baseado em computador. Se a interface é projetada de forma inadequada, a habilidade do usuário de extrair a informação pode ser comprometida.
O projeto de interface com o usuário cria um meio efetivo de comunicação entre o ser humano e o computador. O projeto de interface concentra-se em três áreas de preocupação:
- projeto de interfaces entre componentes do software;
- projeto de interface entre o software e outros produtores e consumidores de informação (não-humanos);
- projeto de interface entre um ser humano e o computador. No projeto de interface com o usuário são considerados 4 modelos ou visões:
-
O modelo de usuário, o modelo de projeto, o modelo mental e modelo de implementação.
-
Três importantes princípios pautam o projeto de interface:
- coloque o usuário no controle (+);
- reduza a carga de memória do usuário (+);
- torne a interface consistente (+).
O desenvolvimento de uma interface com o usuário começa com uma série de tarefas de análise. Essas incluem a identificação do usuário, tarefas e modelagem/análise ambiental, sendo:
- análise do usuário: define o perfil dos usuários finais e aplica a informação obtida de uma variedade de fontes de negócio e técnica;
- análise de tarefas: define as tarefas e ações do usuário por meio de uma abordagem elaborativa ou orientada a objetos, aplicando casos de uso, refinamento de tarefas e objeto, análise de fluxo de trabalho e representações hierárquicas de tarefas para entender a interação homem/máquina;
- análise ambiental: identifica as estruturas físicas e sociais nas quais a interface deve operar.
Uma vez identificadas as tarefas, cenários e uso são criados e analisados com o objetivo de definir um conjunto de objetos e ações da interface. Isso fornece a base para a criação de layouts de tela.
Referência Bibliográfica
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.