Questões – Assinatura Digital

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

 

Questões – Assinatura Digital

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FGV – IBGE/2016) Em relação à assinatura digital, analise as afirmativas a seguir: 
I. O algoritmo ECDSA é uma variante do algoritmo DSA, utilizando criptografia por curvas elípticas. 
II. Os tipos de certificados digitais usados para assinatura digital são S1, S2, S3 e S4. 
III. Garante a autenticidade e integridade, mas não garante o não-repúdio.
Está correto somente o que se afirma em: 

#2. (FAURGS – HCPA/2016) A utilização de Assinatura Digital permite verificar a __________ de um documento. O processo de assinatura consiste em executar, sobre o arquivo, um algoritmo de ____________ e, sobre o resultado, aplicar um algoritmo de ____________. 
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima. 

#3. (FUNRIO – IF-BA/2016) Analise as sentenças a seguir: 
I. O receptor deve poder verificar a identidade alegada pelo transmissor. 
II. Posteriormente, o transmissor não deve poder repudiar o conteúdo da mensagem. 
III. O receptor não pode ter a possibilidade de inventar ele mesmo a mensagem. 
Quais sentenças descrevem requisitos de um sistema de assinatura digital, para garantir a autenticidade de uma mensagem? 

#4. (CESPE – TJ-DFT/2015) A respeito de criptografia e protocolos, julgue o item a seguir. 
 PGP (Pretty Good Privacy) é um pacote que fornece recursos de compactação, privacidade e assinaturas digitais, além de poder criptografar mensagens de correio eletrônico. 

#5. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) A assinatura digital é gerada por criptografia assimétrica mediante a utilização de uma chave pública para codificar a mensagem.

#6. (FGV – PGE-RO/2015) Em relação à assinatura digital, analise as afirmativas a seguir:  
 I . Para que um documento ou uma assinatura adulterada não seja detectada, é necessário que o autor da alteração tenha acesso à chave pública de quem assinou a mensagem.  
 II . As assinaturas digitais são passíveis de verificação por meio de chaves privadas.  
 III . Uma função Message Digest pode ser utilizada para assegurar a integridade da mensagem, permitindo, desse modo, identificar se a mensagem foi modificada, mas não o que foi modificado e o quanto foi modificado.  
 Está correto o que se afirma em: 

#7. (FCC – TRE-PB/2015) Uma assinatura digital tem como objetivo assegurar a autenticidade, a integridade e a irretratabilidade de um documento. Um dos recursos utilizados na assinatura digital é o hash que tem como função

#8. (CESPE – TCE-RN/2015) A segurança da informação busca proteger a informação contra várias ameaças, visando garantir a continuidade dos negócios. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir. 
 Uma assinatura cega ocorre quando uma entidade — pessoa ou organização — assina digitalmente uma mensagem sem conhecer o seu conteúdo.

#9. (TRE/MA-IESES/2015) Além da função de identificar digitalmente seu portador, uma assinatura digital é útil para garantir o não-repúdio. Em uma mensagem, isso significa que:

#10. (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017) O documento eletrônico assinado digitalmente e que associa uma pessoa ou entidade a uma chave pública é denominado

#11. (FGV – IBGE/2016) Em relação à assinatura digital, analise as afirmativas a seguir:
I. O algoritmo ECDSA é uma variante do algoritmo DSA, utilizando criptografia por curvas elípticas.
II. Os tipos de certificados digitais usados para assinatura digital são S1, S2, S3 e S4.
III. Garante a autenticidade e integridade, mas não garante o não-repúdio.
Está correto somente o que se afirma em:

#12. (CESPE – ABIN/2018) Acerca de assinatura digital, certificação digital e infraestruturas de chaves públicas, julgue o item a seguir.  
 Uma assinatura digital direta é formada criptografando-se a mensagem inteira, ou um código de hash da mensagem, com a chave privada do emissor da mensagem.

#13. (CESPE – ABIN/2018) Acerca das funções hash, julgue o item subsequente. 
 Para verificar a integridade de uma mensagem com assinatura digital, a pessoa que a recebeu deverá conhecer a chave pública do usuário que a enviou.

#14. (CESPE – ABIN/2018) Considerando criptossistemas de chave pública, julgue o item a seguir. 
 O algoritmo DH (Diffie-Hellman) efetua troca de chaves e não suporta assinatura digital.

#15. (CESPE – CGM de João Pessoa – PB/2018) Julgue o seguinte item, a respeito de criptografia e assinatura digital, utilizadas para dar determinadas garantias de segurança da informação. 
 A assinatura digital utiliza funções resumo (message digest) de uma via.

#16. (FCC – TST/2017) Para a verificação da autenticidade do emissor do documento e a integridade do documento no sistema de assinatura digital são utilizados, respectivamente,

#17. (FGV – SEPOG – RO/2017) Para fazer o controle de integridade e autenticidade de uma mensagem que será enviada para o servidor S, dentre os padrões de assinatura digital, o cliente C deve calcular o resumo (digest) da mensagem e, em seguida, deve criptografar esse resumo com 

#18. (FCC – DPE-RS/2017) Em segurança da informação, o recurso de assinatura digital tem como objetivo atender os atributos de

#19. (CESPE – TRE-BA/2017) Para atender aos requisitos de segurança, uma assinatura digital deve

#20. (FGV – IBGE/2017) Em relação a assinaturas digitais, analise as afirmativas a seguir: 
I. Certificado categoria S2 é o certificado usado para assinatura digital, com tamanho mínimo de 1024 bits, gerado por software e armazenado em um token. 
II. A verificação da assinatura digital de um documento eletrônico é realizada através da chave pública do remetente do documento. 
III. O DSA, algoritmo usado para assinaturas digitais, possui uma variante que utiliza curvas elípticas. 
Está correto somente o que se afirma em:

#21. (Quadrix – CFO-DF/2017) Julgue o item que se segue acerca dos mecanismos e das políticas de segurança de acordo com a NBR ISO/IEC 17799.   
 A assinatura digital possui alguns requisitos, como, por exemplo, a facilidade de produzi-la, reconhecê-la e verificá-la.

#22. (FUNRIO – SESAU-RO/2017) Avalie se as assertivas a seguir, relativas a Certificação e Assinatura Digital, são falsas (F) ou verdadeiras (V): 
– Para gerar uma assinatura digital para uma informação como, por exemplo, um documento, um usuário deverá usar sua chave pública. 
– Gerar uma assinatura digital para um documento criptografa esse documento e garante que ele somente possa ser visualizado pelo seu destinatário. 
– Uma das informações contidas em um certificado digital é a chave pública do dono do certificado. 
As assertivas são respectivamente:

#23. (FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2017) Um Analista precisa escolher um Certificado de Assinatura Digital para ser utilizado na rede virtual privada da organização onde trabalha e na assinatura de documentos com verificação da integridade das informações. Optou corretamente por um certificado do tipo A2, cuja

#24. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) Um Analista Judiciário deve explicar para um funcionário do Tribunal o processo de Assinatura Digital de documentos, utilizado para assegurar a autenticidade dos documentos. Nessa explicação, o Analista deve mostrar que a primeira etapa do processo consiste na

#25. (FCC – TRE-SP/2017) Um Analista de Sistemas do TRE-SP utilizará, em uma situação hipotética, o recurso de assinatura digital para os documentos eletrônicos emitidos pelo Tribunal. O processo da assinatura digital compreende, inicialmente, o uso de …I….. para criar um resumo do documento, seguido da criptografia do resumo utilizando Chave …II…. . Finalmente, o autor do documento utiliza-se de …III….  para assinar o documento juntamente com o resultado da etapa anterior. 
As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por

#26. (CESPE – SEDF/2017) Relativamente a segurança da informação, julgue o item subsequente. 
 No contexto de uma infraestrutura de chaves públicas, um documento eletrônico assinado digitalmente com a chave pública do remetente falhará na verificação de integridade e autoria pelo destinatário, caso essa verificação seja realizada com a aplicação da mesma chave pública do remetente.

#27. (FCC – TRT – 20ª REGIÃO (SE)/2016) A técnica de assinatura digital é uma forma eficaz de garantir autoria de documentos eletrônicos. Para comprovar uma assinatura digital em um documento recebido é necessário, inicialmente,

#28. (CESPE – TCE-PR/2016) Os serviços relacionados a assinatura digital incluem

#29. (FCC – SEGEP-MA/2016) Considere o texto a seguir: 
 Para comprovar uma assinatura digital é necessário inicialmente:  I  Se forem iguais, a assinatura está correta, o que significa que foi gerada pela chave privada corresponde à chave pública utilizada na verificação e que o documento está íntegro. 
 Caso sejam diferentes, a assinatura está incorreta, o que significa que pode ter havido alterações no documento ou na assinatura pública. A lacuna  I  é corretamente preenchida por

#30. (IADES – PC-DF/2016) A assinatura digital de um documento ou mensagem serve para garantir a respectiva autenticação, como em situações de litígio de um processo judicial. A respeito do processo de assinatura digital e das respectivas características, assinale a alternativa correta.

Ver Resultado

Deixe uma resposta