Questões – Banco de Dados – Modelagem Relacional

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)

Material de Estudo Disponível

Apostila on-line  1596_64x64

Questões – Banco de Dados – Modelagem Relacional

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Supondo um Modelo Relacional adequado, observe o Diagrama Estrutura de Dados e suas definições, a seguir.  
   
Com base nesse diagrama, considere as afirmativas a seguir.  
 I. Código-Cliente é chave primária em Cliente, Código-Cliente é chave estrangeira em Adquire e Código-Produto é chave estrangeira em Adquire.  
 II. Código-Cliente é chave estrangeira em Adquire, Código-Cliente é chave primária em Cliente e Código-Produto é chave estrangeira em Adquire.  
III. Código-Produto é chave primária em Produto, Código-Produto é chave estrangeira em Adquire e Código-Cliente é chave primária em Adquire.  
 IV. Código-Cliente é chave estrangeira em Adquire, Código-Cliente é chave primária em Cliente e Código-Produto é chave estrangeira em Produto.  
 Assinale a alternativa correta.

#2. (CESPE – TRE-PI/2016) Acerca da aplicação dos princípios de normalização (Formas Normais), assinale a opção correta.

#3. (CESPE – TRE-PI/2016) Considere que existe uma entidade PESSOA com um relacionamento denominado CASAMENTO que pode associar diversas ocorrências na mesma entidade PESSOA. De acordo com as propriedades do diagrama entidade-relacionamento, o conceito desse relacionamento (CASAMENTO) pode ser definido como

#4. (FCC – SEFAZ/SP/2013) No projeto de bancos de dados relacionais, a chave primária de uma relação de um banco de dados relacional ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Chaves primárias (em inglês, Primary keys ou “PK”), sob o ponto de vista de um banco de dados relacional, referem-se aos conjuntos de um ou mais campos, cujos valores, considerando a combinação de valores em caso de mais de uma chave primária, nunca se repetem na mesma tabela e, desta forma, podem ser usadas como um índice de referência para criar relacionamentos com as demais tabela do banco de dados (daí vem o nome banco de dados relacional). Portanto, uma chave primária nunca pode ter valor nulo, nem repetição.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelagem Relacional ( )

#5. (FCC – SEFAZ/SP/2013) No modelo entidade-relacionamento, a participação de um conjunto de entidades E em um conjunto de relacionamentos R é chamada total, se

#6. (FGV – IBGE/2017) Em projetos de Banco de Dados Relacional, a dependência funcional representada por A→B e B→C, então A→C é a base para caracterizar que uma relação está na:

#7. (CESPE – SERPRO/2013) O modelo entidade-relacionamento e o diagrama de entidade e relacionamento são representações gráficas da estrutura lógica do banco de dados.

#8. (IESES – TRE-MA/2015) Uma das razões para um analista realizar a desnormalização de um projeto de banco de dados é quando:

#9. ( FURB – ISSBLU/2015) Um dos primeiros passos no desenvolvimento de um novo sistema, ou mesmo de uma nova funcionalidade para um sistema existente, é o estudo e levantamento dos requisitos necessários para a sua construção. A partir das informações obtidas, pode-se desenvolver um modelo de banco de dados que servirá como estrutura de persistência dos dados a serem manipulados. A modelagem de um banco de dados deve considerar as características de entidades e relacionamentos que sejam relevantes para o cenário que está sendo descrito. Essas características são representadas por meio dos seus:

#10. (Quadrix – CRO-PR/2016) Modelar um banco de dados implica construir modelos, existindo algumas etapas envolvidas na construção de modelos. Qual etapa representa as regras de negócio sem limitações tecnológicas ou de implementação, sendo, portanto, a etapa mais adequada para o envolvimento do usuário que não precisa ter conhecimentos técnicos?

#11. (Quadrix – CRO-PR/2016) Normalização é um processo a partir do qual se aplicam regras a todas as tabelas do banco de dados com o objetivo de evitar falhas no projeto, como redundância de dados e mistura de diferentes assuntos numa mesma tabela. Qual forma normal é conhecida por todos os atributos de uma tabela serem atômicos, ou seja, quando a tabela não deve conter grupos repetidos nem atributos com mais de um valor?

#12. (CESPE – TCU/2015) Em um banco de dados estruturado de acordo com o modelo relacional, todos os elementos dos dados são colocados em tabelas bidimensionais, organizados em linhas e colunas, o que simplifica o acesso e a manipulação dos dados. Operações matematicamente conhecidas como de produto cartesiano, de seleção e de projeção também apoiam a manipulação de dados aderentes ao modelo relacional.

#13. (VUNESP – TCE-SP/2015) As formas normais estabelecem algumas restrições aos valores das tabelas de um banco de dados relacional. Segundo a definição da primeira forma normal, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Primeira Forma Normal (1FN): Eliminação de domínios multivalorados </br>  

“Uma tabela só estará na 1FN se nenhum dos seus atributos tem domínio multivalorado” </br> 

Nesta forma os atributos precisam ser atômicos, o que significa que as tabelas não podem ter valores repetidos e nem atributos possuindo mais de um valor. Exemplo: CLIENTE = {ID ENDEREÇO  TELEFONES}. Porém, uma pessoa poderá ter mais de um número de telefone, sendo assim o atributo “TELEFONES” é multivalorado. Para normalizar, é necessário: </br> 

  1. Identificar a chave primária e também a coluna que possui dados repetidos (nesse exemplo “TELEFONES”) e removê-los; </br>
  2. Construir uma outra tabela com o atributo em questão, no caso “TELEFONES”. Mas não se esquecendo de fazer uma relação entre as duas tabelas: CLIENTE = {ID ENDEREÇO} e TELEFONE (nova tabela) = {CLIENTE_ID (chave  estrangeira) TELEFONE}. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelagem Relacional ( )

#14. (VUNESP – TCE-SP/2015)  Considere a seguinte tabela de um banco de dados relacional:
Cliente (CPF, Nome, Cidade, Estado)
Um trecho de um comando SQL para obter o nome dos clientes que comece com o string ‘Ro’, além de suas cidades, ordenados pelo nome das cidades é o seguinte:
SELECT Nome, Cidade
FROM Cliente
WHERE Nome Like X
Y Cidade
Os valores de X e Y para atender à consulta especificada são, respectivamente,

#15. (FGV – IBGE/2016) Considere uma tabela relacional R(A1, A2, … , An) que, depois de normalizada, foi decomposta num esquema com três tabelas, R1, R2 e R3. Nesse caso, diz-se que a decomposição ocorreu sem perda quando:

#16. (FGV – IBGE/2016) Na derivação de dependências funcionais num projeto relacional, está correto afirmar que se A,B -> X,Y então é certo que:

#17. (UEL/COPS – UEL/2015) Observe a notação de diagramas Entidade-Relacionamento a seguir.
er1
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a descrição dessa notação.

#18. (UEL/COPS – UEL/2015) Observe a notação de diagramas Entidade-Relacionamento a seguir.
er2
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a descrição dessa notação.

#19. (CETRO – AMAZUL/2015) Na normalização, a primeira Forma Normal deve garantir que ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Primeira Forma Normal (1FN): Eliminação de domínios multivalorados   

 

“Uma tabela só estará na 1FN se nenhum dos seus atributos tem domínio multivalorado”  

 

Nesta forma os atributos precisam ser atômicos, o que significa que as tabelas não podem ter valores repetidos e nem atributos possuindo mais de um valor. Exemplo: CLIENTE = {ID ENDEREÇO  TELEFONES}. Porém, uma pessoa poderá ter mais de um número de telefone, sendo assim o atributo “TELEFONES” é multivalorado. Para normalizar, é necessário:  

    1. Identificar a chave primária e também a coluna que possui dados repetidos (nesse exemplo “TELEFONES”) e removê-los;

 

    1. Construir uma outra tabela com o atributo em questão, no caso “TELEFONES”. Mas não se esquecendo de fazer uma relação entre as duas tabelas: CLIENTE = {ID ENDEREÇO} e TELEFONE (nova tabela) = {CLIENTE_ID (chave  estrangeira) TELEFONE}.

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelagem Relacional ( )

#20. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) O modelo relacional a seguir representa os dados para armazenamento sobre partidas de futebol de um campeonato. 
 
Com base no modelo acima, considere as afirmativas: 
 I- Para não permitir que se cadastrem duas partidas com os mesmos times, é preciso criar um índice único com as colunas idtime1 e idtime2 da tabela partidas. 
 II- Não é possível afirmar com certeza que times fizeram os gols em uma partida. 
 III- A coluna idpessoa da tabela gols não está mapeada como uma chave estrangeira. 
 IV- Não é permitido ter uma pessoa pertencendo a dois times. 
 V- É possível afirmar quais foram as pessoas que mais fizeram gols no campeonato. 
 Assinale a alternativa correta:

#21. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Considere que a tabela abaixo para controle de funcionários, possui o campo registro como chave primária e que o campo salario_liquido é resultante da subtração do desconto sobre o salario_bruto. 
  
Esta tabela  

#22. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) O modelo entidade-relacionamento a seguir representa os conceitos envolvidos na publicação de uma revista.  
 
Com base no modelo acima, pode-se afirmar que: 

#23. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) A normalização de dados é um processo que segue uma série de passos para se projetar um banco de dados, é responsável por fazer que tais dados sejam armazenados de forma consistente e eficiente.
Os passos de um processo de normalização de dados reduzem a redundância e inconsistências das informações. Analise a descrição do passo de normalização de dados a seguir:
“Elimina grupos repetidos, colocando-os cada um em uma tabela segregada, relacionando-os com uma Primary Key (chave primária) ou Foreign Key (chave estrangeira)”. A passo descrito anteriormente refere-se a:

#24. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) “É uma técnica de desenvolvimento de sistemas onde as tabelas do banco de dados são representadas através de classes e os registros dessas tabelas são como instâncias das classes correspondentes”. Esta é uma definição para:

#25. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Durante a implementação de um banco de dados, a especificação dos esquemas conceitual e interno é realizado por meio do uso de uma linguagem de definição de dados, mesmo nos SGBD em que haja uma separação clara entre os níveis conceitual e interno.

#26. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Em um modelo entidade relacionamento, relacionamentos muitos para muitos com atributos específicos devem ser implementados como registros independentes das entidades que participam do relacionamento.

#27. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Durante o projeto de um banco de dados, transformando-se as relações na quinta forma normal, garante-se que elas não terão anomalias que possam ser eliminadas usando-se projeções.

#28. (FUNCAB-EMDUR/2014) Analise as seguintes sentenças.
I. Em um modelo relacional, o campo chave primária poderá ter o valor nulo.
II. O relacionamento é o conjunto de associações entre ocorrências de entidades.
III. A s c o l u n a s d o m o d e l o r e l a c i o n a l , correspondentes aos atributos, podem ser chamadas de campos.
É(São) verdadeira(s) apenas: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errada: I. Em um modelo relacional, o campo chave primária poderá ter o valor nulo.   </br>  </br>

Chaves primárias (em inglês, Primary keys ou “PK”), sob o ponto de vista de um banco de dados relacional, referem-se aos conjuntos de um ou mais campos, cujos valores, considerando a combinação de valores em caso de mais de uma chave primária, nunca se repetem na mesma tabela e, desta forma, podem ser usadas como um índice de referência para criar relacionamentos com as demais tabela do banco de dados (daí vem o nome banco de dados relacional). Portanto, uma chave primária nunca pode ter valor nulo, nem repetição.  </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelagem Relacional ( )

Ver Resultado

 

Deixe uma resposta