Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)
Questões – Banco de Dados – SGBD
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
DELETE faz parte do subconjunto SQL chamado DML – Linguagem de Manipulação de Dados ( ) e apresenta a mesma sintaxe do select (DCL).Results
#1. (FUNCAB-EMDUR/2014) Alguns termos utilizados na terminologia de banco de dados estão disponibilizados na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os seus significados, disponibilizados na Coluna II. Coluna I 1. DDL 2. DML 3. Domínios 4. Tabela Coluna II ( ) Linguagem utilizada para extrair porções de dados dos bancos de dados. ( ) Conjunto de valores possíveis para uma entidade e seus atributos. ( ) Linguagem utilizada para criar, excluir e alterar estruturas de bancos de dados. ( ) Conjunto não ordenado de linhas. A sequência correta é:
#2. (CESPE – TRE-PI/2016) Considerando um SGBD que respeite os padrões SQL ANSI-99, assinale a opção que apresenta corretamente um comando SQL para apagar determinados registros de uma tabela pessoa (cpf, nome, sexo) que contém registros cujo campo sexo apresenta valores iguais a ‘M’ e ‘F’.
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#3. (CESPE – TRE-PI/2016) A respeito das características de um SGBD e das atividades de administração de banco de dados, assinale a opção correta.
#4. (CESPE – TRE-PI/2016) Considerando um SGBD Oracle, MySQL ou PostgreSqQL que contém uma tabela pessoa com mais de 3 registros, assinale a opção que apresenta a declaração de um comando SQL (que está entre aspas duplas) que permite selecionar o campo nome dos três primeiros registros dessa tabela segundo a ordem ascendente do campo idade.
#5. (Quadrix – CRO-PR/2016) Um SGBD implica a criação e a manutenção de base de dados, eliminando a necessidade de uma especificação de definição de dados, agindo como um comunicador entre programas de aplicação e os arquivos de dados físicos que separa as visões lógicas e a concepção dos dados. Qual elemento de um SGBD é conhecido por possuir a separação entre os níveis interno e conceitual de forma bem clara?
#6. (CESPE – TCU/2015) Considere as seguintes configurações de servidores de banco de dados (SBD): I O controle de concorrência do servidor X foi configurado para o tipo bloqueio de modo múltiplo. II Especificamente na tabela T do servidor X, foram criados, em dois campos distintos, dois índices (IdxA e IdxB) contendo apenas um campo para cada um: o primeiro, IdxA, do tipo primário, e o segundo, IdxB, do tipo secundário, em um campo não chave. III Dois servidores foram configurados para trabalhar de forma distribuída do tipo SBDF (sistemas de banco de dados federado), com intuito primordial de garantir mais disponibilidade, no caso de falha de um dos servidores. IV O servidor Z foi configurado com um sistema do tipo orientado a objeto. Caso a finalidade do acesso seja a leitura, o modo descrito na configuração I permitirá que várias transações acessem o mesmo item. Logo, esse modo é menos restritivo que o bloqueio binário, no qual, no máximo, uma transação pode manter um bloqueio em determinado item.
#7. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) A extensão pgsql do PHP (5.0 ou superior) provê funções para se trabalhar com o banco PostgreSQL. Sobre essas funções é correto afirmar:
#8. (VUNESP – TCE-SP/2015) Sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais podem utilizar o mecanismo de bloqueio de itens de dados. O tipo de bloqueio que pode realizar leitura sobre um item de dados, mas não escrever sobre ele, é denominado
#9. (CETRO – AMAZUL/2015) Assinale a alternativa correta quanto aos Atributos em um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.
#10. (FUNCAB – CREA-AC/2016) Uma forma de estabelecer segurança em sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD) de modo a se conceder privilégios de acesso de grupos ou usuários do SGBD para objetos específicos de um banco de dados, como, por exemplo, tabelas ou visões, é através de:
#11. (CESPE – TCU/2015) Na configuração IV, o SBD agrega o conceito de encapsulamento ao definir o comportamento de um tipo de objeto com base nas operações que podem ser aplicadas externamente a objetos desse padrão.
#12. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Durante a implementação de um banco de dados, a especificação dos esquemas conceitual e interno é realizado por meio do uso de uma linguagem de definição de dados, mesmo nos SGBD em que haja uma separação clara entre os níveis conceitual e interno.
#13. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Para realizar operações sobre os dados armazenados, o SGBD disponibiliza uma linguagem DML que, se for do tipo procedural, será embutida em uma linguagem de programação e normalmente recuperará um registro de dados por vez.
#14. (FUNCAB-EMDUR/2014) Segundo Laudon & Laudon, um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) possui recursos e ferramentas para organizar, administrar e acessar os dados do banco de dados. São considerados os mais importantes recursos e ferramentas de um SGBD: