Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)
Material de Estudo Disponível
Apostilas em PDF |
Questões – SQLServer
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (Quadrix – SEDF/2017) No SQL SERVER, é possível usar uma subconsulta na cláusula HAVING.
#2. (FCC – SEGEP-MA/2016) Trabalhando com o SQL Server 2012, foi utilizado um comando SQL cujo resultado mostrou apenas os seguintes dados: Dígito 12 50 O comando digitado foi
#3. (CESPE – TCE-PA/2016) A ferramenta SQL Server Configuration Manager permite realizar configurações de modo que uma instância do SQL Server se inicie automaticamente quando o servidor for ligado.
#4. (CESPE – TCE-PA/2016) Acerca da configuração e administração dos bancos de dados SQL Server 2008 R2. Caso a senha de uma conta do SQL Server 2008 R2 seja alterada, a nova senha entrará em vigor imediatamente, sem a necessidade de reinicialização do SQL Server.
#5. (FGV – COMPESA/2016) No MS SQL Server, a cláusula TOP, quando utilizada em um comando “SELECT”, tem por finalidade
#6. (FGV – COMPESA/2016) Nas implementações de bancos de dados por meio do MS SQL Server, o termo “collation” está associado, dentre outros tópicos, às regras de comparação de strings de caracteres. A sensibilidade aos acentos, às maiúsculas e minúsculas é identificada nos “collation-names” por meio dos termos
#7. (VUNESP – MPE-SP/2016) Dentre as funcionalidades existentes no sistema gerenciador de bancos de dados Microsoft SQL Server 2012, existe a compressão de dados. Há um tipo de compressão denominado compressão de página, que compreende as operações de compressão de
#8. (FGV – IBGE/2017) O SQL Server fornece uma série de funções internas disponibilizadas pelo próprio sistema e também permite criar funções definidas pelo usuário. As funções internas são organizadas em categorias como, por exemplo, as categorias de funções: lógicas, de agregação, de replicação, matemáticas, criptográficas, escalares, de segurança, de classificação, etc. É uma função de agregação do SQL Server:
#9. (FGV – IBGE/2016) No SQL Server 2012, a finalidade de um banco de dados do tipo snapshot é:
#10. (FGV – IBGE/2016) No SQL Server 2012, tabelas que possuem índices do tipo clustered equivalem no Oracle, do ponto de vista da organização dos dados, às tabelas do tipo:
#11. (FGV – IBGE/2016) Analise o comando de definição de um trigger no SQL Server. create trigger TR_LOG ON Empresa FOR INSERT AS insert into log(usuario,datahora,evento) select current_user,getdate(), ‘Inseriu ‘ + codemp from inserted Quando o trigger TR_LOG é acionado, é necessário que:
#12. (FGV – IBGE/2016) No SQL Server, considere uma função criada como exibido a seguir. create function FF (@data as smalldatetime = ’01/01/2001′) returns int BEGIN RETURN convert(int,@data) END O comando que utiliza a função FF incorretamente é:
#13. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) A seguir são dadas duas tabelas. A tabela pessoa possui o código (pessoa_id) e o nome da pessoa. A tabela pessoagrupo relaciona a pessoa a determinados grupos.
#14. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Analise as seguintes funções analíticas do SQL Server 2012. Marque aquela que calcula o grau relativo de uma linha dentro de um conjunto de linhas e é usada para avaliar a posição relativa de um valor dentro de um conjunto de resultados ou partição.
#15. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Analise as funções lógicas a seguir, introduzidas no SQL Server 2012. Marque aquela que retorna o item no índice especificado a partir de uma lista de valores.
#16. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Dada uma estrutura de variáveis do tipo tabela, conforme abaixo, no SQL Server 2012, com os dados de amostra fornecidos:
#17. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Introduzido no SQL Server 2012, a função de string CONCAT retorna uma sequência de caracteres que é o resultado da concatenação de dois ou mais valores de sequência de caracteres (strings). O resultado da seguinte declaração SELECT que usa a função de string CONCAT é
#18. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Microsoft SQL Server Reporting Services (SSRS) fornece um conjunto de ferramentas e serviços prontos, totalmente integrados ao SQL Server, que permitem criar, gerenciar e entregar relatórios personalizados para uma organização. Com o Reporting Services, é possível publicar relatórios, agendar o processamento de relatórios ou acessar relatórios sob demanda. Com relação às diferentes ferramentas e serviços do Reporting Services, analise as assertivas a seguir. I. O Report Builder, que faz parte do SQL Server Data Tools (SSDT) e cujo acesso ocorre através do Microsoft Visual Studio, é adequado para criadores de relatórios experientes em Excel e que desejam evoluir para a criação de relatórios com o Reporting Services. II. O Report Designer é melhor aproveitado por criadores de relatórios experientes em desenvolvimento com ferramentas SSDT, como o SQL Server Integration Services, pois seu editor de expressões do Visual Basic permite a criação de itens personalizados em relatórios. III. A integração do Reporting Services com banco de dado e segurança do SharePoint permite que o SharePoint atue como servidor front-end. Nesse caso, relatórios, fontes de dados e modelos de dados são armazenados, acessados e gerenciados no próprio SharePoint. IV. O SSRS pode se conectar diretamente com diferentes tecnologias de fonte de dados, como uma instância do SQL Server. Contudo, para se conectar com um modelo do SQL Server Analysis Services (SSAS) é preciso a intermediação de um web service. Estão CORRETAS apenas as assertivas:
#19. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) No SQL Server 2012, a criação de índices em tabelas temporárias locais pode ser feito off-line, desde que a tabela não possua tipos de dados LOB (Large Object).
#20. (PUC-PR – TJ-MS/2017) A tecnologia OLAP (Online Analytical Processing) provê suporte a banco de dados multidimensionais, usado em soluções de apoio à decisão e Business Intelligence (BI), como o Microsoft SQL Server Analytical Services (SSAS), que fornece os dados analíticos para relatórios de negócios e aplicativos cliente, tais como Excel e relatórios do Reporting Services. Com relação às diferentes características e ferramentas próprias da OLAP, analise as assertivas a seguir. I. Na modelagem usada para representar dados multidimensionais, o diagrama do esquema estrela tem em seu centro uma tabela fato vinculada a várias tabelas dimensões, dispostas radialmente. A tabela fato armazena dados descritivos, enquanto as tabelas dimensões armazenam dados numéricos. II. Dentre as operações suportadas no OLAP, estão os operadores de cubos de dados: slice, que seleciona um subconjunto de dimensões; dice, que seleciona um subconjunto do cubo original; e drill-down, que retorna detalhes de uma dimensão. III. Uma instância do Microsoft SQL Server Analysis Services (SSAS) é executada em bancos de dados tabulares, bancos de dados multidimensionais, ou em ambos. IV. O processo de mineração de dados (datamining) permite descobrir padrões implícitos nos dados armazenados em datawarehouse, com o objetivo de usar tais padrões para vantagens competitivas em negócios. Estão CORRETAS apenas as assertivas:
#21. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Microsoft SQL Server Integration Services (SSIS) é uma plataforma para extrair, integrar e transformar dados corporativos, de diferentes fontes, como arquivos XML, arquivos simples ou fontes de dados relacionais. Pode ser usado, por exemplo, para copiar bases e modificar seus dados para envio a outros destinos, enviar e-mail sobre ocorrências e manter data warehouses. Com relação aos recursos encontrados no SSIS, analise as assertivas a seguir. I. Para o SSIS, um package é uma coleção de conexões, fluxos de controle ou de dados, variáveis e parâmetros, agrupados por meio de ferramentas de design gráfico. II. Dentro os tipos de tarefas em um package do SSIS, o Transfer SQL Server Objects Task deve ser usado quando uma tabela ou uma quantidade selecionada de dados precisa ser movida entre dois servidores, enquanto o Bulk Insert Task deve ser usado quando um banco de dados inteiro precisa ser movido entre dois servidores. III. Em um package do SSIS, é possível vincular dois executáveis através de uma precedence constraint, propriedade definida na ferramenta SSIS Designer. IV. O utilitário de prompt de comando DTUtil pode ser usado para configurar os pacotes do SQL Server Integration Services, e o utilitário DTExec pode ser usado para mover um package do SSIS. Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s):
#22. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O tamanho máximo recomendado de agregação de tabelas otimizadas para memória que podem ser configuradas no SQL Server 2016 para uso com o recurso “In-Memory OLTP feature” é:
#23. (FCC – DPE-RS/2017) O sistema gerenciador de banco de dados MS SQL Server 2016, se comparado com a versão anterior, possui dois novos tipos de gráficos, denominados
#24. (FGV – IBGE/2017) O SQL Server fornece uma série de funções internas disponibilizadas pelo próprio sistema e também permite criar funções definidas pelo usuário. As funções internas são organizadas em categorias como, por exemplo, as categorias de funções: lógicas, de agregação, de replicação, matemáticas, criptográficas, escalares, de segurança, de classificação, etc. É uma função de agregação do SQL Server:
#25. (FGV – IBGE/2017) O SQL Server 2012 traz uma série de funções do sistema que auxiliam o Suporte Operacional a executar operações e informações de retorno sobre valores, objetos e configurações em uma instância do SQL Server. Dentre as funções de segurança do sistema, aquela que retorna uma lista das permissões efetivamente concedidas à entidade em um protegível é a:
#26. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) Qual o comando SQL que concede privilégios e autoriza usuários de um banco de dados a acessar informações ou modificar tabelas?
#27. (FCC – ARTESP/2017) Em relação à remoção de linhas no SQL Server, é correto afirmar:
#28. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) O SQL Server 2008 R2 é um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados), da Microsoft, muito utilizado pelas organizações, pois é robusto e oferece muita segurança para as transações. Há muitas ferramentas que facilitam a administração, o desenvolvimento e a própria implementação em diversos ambientes. Na administração do SQL Server 2008 R2 um conceito muito importante é o da replicação, em que é utilizado um modelo que, muitas vezes, é chamado de metáfora de replicação, baseado em alguns elementos. Esses elementos são: Publisher, Distributor, Subscribers, Publicação e Artigo. Sobre o elemento Publisher, assinale a alternativa correta.
#29. (CESPE – SEDF/2017) Ao executar consultas aninhadas, os bancos de dados SQL Server e DB2 utilizam avaliação correlacionada para eliminar as correlações, sem considerarem como opção o nivelamento das consultas aninhadas ou a utilização de técnicas de reescrita.