Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões de Engenharia de Software
Materiais de Estudo disponíveis
Questões – COCOMO e COCOMO II
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
#1. (CESGRANRIO – EPE/2012) COCOMO II é uma técnica de estimação que permite calcular, a partir de estimativas de tamanho do software, valores para o
#2. (CESPE – TJ-DFT/2008) No modelo COCOMO II (constructive cost model II), os pontos de objeto correspondem a características das classes resultantes de uma análise preliminar orientada a objetos do software a ser desenvolvido.
#3. (CESPE – PEFOCE/2012) Com relação às atividades da gerência de projeto de software, julgue os próximos itens. Para projetos de software compostos por código reutilizado, o modelo de estimativa COCOMO II.2000 requer informações sobre o tamanho total das linhas de código do sistema em desenvolvimento.
#4. (CESPE – TCE-RN/2015) Em relação a qualidade de software, métricas e análise de ponto de função (APF), julgue o item subsecutivo. Um dos mecanismos para se medir a qualidade de um software é chamado de modelo empírico, como o Constructive Cost Model, COCOMO, que é um modelo desenvolvido para estimar esforço, prazo, custo, e tamanho da equipe que trabalhará em projeto de software.
#5. (FUNIVERSA – SEPLAG-DF/2009) O Constructive Cost Model (COCOMO) é um modelo utilizado para estimar projetos de software. Assinale a alternativa que contém atributos direcionadores de custo do modelo intermediário do COCOMO.
#6. (CESGRANRIO – Petrobras/2010) Sobre métricas estudadas pela engenharia de sofware, pode-se afirmar que: I – um número alto de operações sobrescritas corresponde a uma métrica de software e indica que a superclasse usada pode não ser uma classe-mãe apropriada para a subclasse; II – a complexidade ciclomática é caracterizada pelo número de caminhos independentes no código e determina o limite superior para o número de testes que devem ser executados, garantindo que todas as instruções serão executadas pelo menos uma vez; III – COCOMO e Ponto de Função são técnicas de medição cujo principal objetivo é estimar o esforço necessário para a construção do software. É correto o que se afirma em
#7. (CESPE – TRE-BA/2010) Os benefícios do reúso estão relacionados ao aproveitamento de código anteriormente desenvolvido e incluem ganhos de produtividade e de qualidade, uma vez que um componente reusado deve ser mais confiável. O modelo COCOMO II considera dois tipos de código reusado: o caixa-preta e o caixa- branca. Considera-se nulo o esforço de desenvolvimento de códigos caixa-branca, pois ele não precisa de adaptação para ser integrado com códigos novos ou outros componentes reusados.