Questões – Gestão de Conflitos

Juliana Jenny Kolb

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Questões – Gestão de Conflitos

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

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#1. (EDUCA – CRQ – 19ª Região (PB)/2017) Mediação é um processo não adversarial dirigido à desconstrução dos impasses que imobilizam a negociação, transformando um contexto de confronto em contexto colaborativo. 
 Sobre a mediação de conflito, é CORRETO afirmar que: 
 I. Os conflitos originam-se das mais variada causas, podem ser ordem pessoal, quando os indivíduos adquirem conflitos que se relacionam com seu emocional, outra causa de conflito e talvez a mais conhecida possa ser os interpessoais, que são gerados por diferenças entre pensamentos de indivíduos em uma mesma questão. 
 II. O processo pelo qual o conflito se manifesta e se dilui, depende das características particulares das relações em que ele ocorre, podendo esperar-se uma variação no estilo de resolução de conflitos, em função do contexto da relação. 
 III. Problematizar a dinâmica do conflito, evidencia a importância da contextualização da situação, na avaliação do impacto no funcionamento psicossocial dos indivíduos e por conseguinte na resolução do conflito. 
 IV. Os padrões de gestão de conflitos estão intimamente ligados aos princípios que regem as interações no interior das relações e o seu significado funcional em termos do desenvolvimento individual. 
 V. A mitigação refere-se justamente, a uma ação positiva de resolução do conflito cujo aspecto mais característico é o objetivo de minimizar ou atenuar as consequências (emocionais e relacionais) do conflito para as partes envolvidas. 
 Estão CORRETAS: 

#2. (FCC – TRE-SP/2017) A partir de divergências de percepções e ideias, os componentes de uma organização podem se colocar em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. O conflito, conquanto inevitável, deve ser gerenciado, havendo diferentes abordagens para a gestão de conflitos, entre elas a que procura minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos comuns, ou, ainda, promovendo o reagrupamento de indivíduos. Trata-se da abordagem 

#3. (IBFC – EBSERH/2016) Segundo Robbins, (2010, p.444) uma técnica muito utilizada na gestão de conflitos é a resolução de problemas. Assinale a alternativa que apresenta a ação correspondente a essa técnica.

#4. (FCC – PGE-MT/2016)Existem diferentes definições de conflito no ambiente organizacional, bem assim de seus tipos, além de diferentes abordagens quanto a sua resolução. Nesse sentido, em uma situação hipotética, um grupo da organização expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes. Em tal situação, verifica-se

#5. (IFB – IFB/2016) A maior parte dos conflitos organizacionais é provocada por conflitos pessoais. Para Chiavenato (2009, p. 361-362), a noção de conflito diz que: 
 I) Conflito e cooperação estão inseparavelmente ligados na prática, tanto que a resolução do conflito é muito mais entendida como uma fase de esquema conflito – cooperação do que como uma resolução final do conflito. 
 II) Os conflitos são atritos decorrentes das interações entre diferentes indivíduos ou diferentes grupos, em que a discussão e a competição constituem as forças intrínsecas ao processo. 
 III) O pensamento administrativo não se preocupa muito com os problemas de sanar conflitos, visto que é mais importante para os propósitos da Administração que as pessoas cooperem no ambiente organizacional. Convém que a Administração não ocupe tempo, em demasia, tentando resolver os problemas pessoais dos funcionários.
IV) A existência de conflitos é sempre desgastante porque envolve desacordo, desaprovação, desentendimentos, discordâncias, incongruências que, no geral, não trazem nada de positivo para a organização e para as pessoas que nela trabalham. 
 V) O conflito não é nem causal, nem acidental; mas é inerente à vida organizacional ou, em outros termos, é inerente ao uso do poder. 
 Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

#6. (IFB – IFB/2016) O conflito é uma questão importante no estudo do trabalho em equipe nas organizações. Acerca do tema, relacione as diferentes visões sobre conflito listadas na coluna 1 às características apresentadas na coluna 2.  
    Coluna 1  
 I. Tradicional 
 II. Interacionista 
 III. Resolução de conflitos  
  Coluna 2
( ) O conflito é uma força positiva em um grupo e é absolutamente necessário para o seu desempenho eficaz. 
 ( ) Conflitos são, provavelmente, inevitáveis, e buscam-se encontrar métodos construtivos que possam minimizar sua influência disfuncional.
( ) O conflito é sempre uma disfunção gerada por falhas de comunicação, falta de abertura e desconfiança entre as pessoas. 
 ( ) Os líderes devem ser encorajados a manter constantemente um nível mínimo de conflito para que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.  
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

#7. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) De acordo com a visão interacionista de conflitos, um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo pode estar na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. Portanto, esta visão corrobora que os líderes devem manter constantemente um nível mínimo de conflito e, para isso, adotem estratégias para a sua resolução. Considera-se “pouco assertiva” e “não cooperativa” a estratégia de

#8. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Para gestão de conflitos no âmbito da organização, o gestor pode se valer de diferentes abordagens, entre as quais a estrutural, que tem entre seus objetivos

#9. (CCV-UFC – UFC/2016) Os conflitos se referem a interação antagonista em que uma parte tenta bloquear as intenções ou metas da outra. Vários fatores podem fazer com que as pessoas se engajem em conflito. Aponte a opção correta com relação aos fatores.

#10. (IDECAN – UERN/2016) A diversidade de percepções e opiniões pode ser um dos principais fatores desencadeadores de conflito em uma organização. Por outro lado, essa diversidade pode contribuir para o desenvolvimento de soluções criativas no ambiente organizacional. Para Wagner e Hollenbeck (2002 citado por Prioste, 2006) apesar de parecer uma incongruência dizer que o conflito traz benefícios, ele não é necessariamente prejudicial e pode até ser benéfico. Nas seguintes situações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
 ( ) Quando é resolvido de forma a permitir discussão, ajudando a estabilizar e integrar as relações interpessoais. 
 ( ) Quando cerceia a expressão de reivindicações, evitando, assim, o reajuste de recursos valorizados. 
 ( ) Quando gera parâmetros de comportamento que permitem estabelecer a punição que deve ser aplicada às pessoas conflitantes. 
 ( ) Quando pode ajudar a estrutura de poder e as interdependências da organização.  
A sequência está correta em 

#11. (FCC –  Copergás – PE/2016) Considere que em determinada organização tenha se instalado um conflito entre dois grupos de colaboradores, cada um deles identificado com uma visão específica sobre a melhor estratégia para a consecução dos objetivos traçados no plano de metas aprovado para a equipe na qual atuam. Para a gestão do conflito instalado, foi proposta a adoção da abordagem estrutural, que procura
I. minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. 
 II. reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior. 
 III. reduzir o conflito por meio da modificação do processo e intervenção no objeto do conflito. 
 Está correto o que se afirma APENAS em 

#12. (Prefeitura de Fortaleza – CE –  Prefeitura de Fortaleza – CE/2016) O termo “conflito” conduz à discórdia, à divergência ou ao antagonismo em que uma parte tenta bloquear as intenções ou metas da outra. Vários fatores podem fazer com que as pessoas se engajem em conflitos. São alguns deles:

#13. (IF-PE –  IF-PE/2016) Em relação às táticas de poder, ou seja, as estratégicas que as pessoas utilizam para influenciar seus chefes, colegas ou funcionários, analise as afirmações abaixo. 
 I. Coalizão significa conseguir ajuda dos outros para persuadir o alvo, ou obter apoio de outras pessoas na organização. 
 II. Apelo inspirativo significa desenvolver um comprometimento emocional, não considerando valores, necessidade, esperanças do alvo da influência. 
 III. Troca significa recompensar o alvo com benefícios ou favores em troca do atendimento da demanda.
IV. Insinuação significa não fazer elogios ou ter comportamento amigável. 
 V. Persuasão racional significa não apresentar argumentos lógicos e evidências factuais com o objetivo de demonstrar que a demanda é razoável. 
 Estão CORRETAS apenas

#14. (IF-PE –  IF-PE/2016) No que se refere às transições na conceituação de conflito, assinale a alternativa CORRETA.

#15. (IBEG –  Prefeitura de Teixeira de Freitas – BA/2016) Considerando as abordagens tradicionais sobre o conflito, assinale a alternativa correta.

#16. (IBEG –  Prefeitura de Teixeira de Freitas – BA/2016) Acerca do tipo de conflito que está relacionado à como o trabalho é executado, assinale a alternativa correta.

#17. (IBFC – EBSERH/2016) Quanto a Gestão de Conflitos, leia as observações a seguir e julgue-as conforme as alternativas: 
I. O conflito nos tempos atuais é inevitável. Entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional. 
II. Os conflitos são naturais e em muitos casos necessários. São o motor que impulsiona as mudanças. No entanto muitos conflitos são desnecessários e destroem valores, causando prejuízos as empresas e pessoas que nela trabalham. O principal desafio dos gestores é identificar os conflitos produtivos e contra produtivos e gerenciá- los. 
III. O conflito é muito mais do que um simples acordo ou divergência: constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seu objetivos. 
IV. O conflito pode ocorrer no contexto de relacionamentos entre duas ou mais partes, podendo ser entre pessoas, grupos ou organizações, assim como pode ocorrer entre mais de duas partes ao mesmo tempo.  

#18. (INSTITUTO AOCP – CASAN/2016) Os conflitos organizacionais podem ser solucionados através das abordagens estrutural, de processo e mista. Assinale a alternativa que apresenta uma maneira de administrar o conflito segundo a abordagem de processo.

#19. (CESPE – TJ-DFT/2015) O estilo fundamentado na competição — voltado à solução de conflitos no trabalho — incentiva a predominância de comportamentos orientados à acomodação das outras partes e à construção da controvérsia.

#20. (FGV – CODEMIG/2015) Maria Cláudia foi nomeada gerente da área de gestão de pessoas de uma grande empresa pública. Quando ingressou no cargo ela percebeu que havia um grau acentuado de conflito no grupo. A fim de minimizá-lo, Maria Cláudia decidiu escolher pessoas de perfil homogêneo para compor a equipe. O chefe de Maria Cláudia, um executivo bastante experiente, considerou que a escolha feita por ela poderia: 

#21. (FGV – CODEMIG/2015) Carlos, gerente de uma determinada área industrial, estava convivendo com conflitos constantes entre os membros de sua equipe. Carlos ficou preocupado e decidiu pedir ajuda a Marcos, chefe do departamento de gestão de pessoas da empresa. Marcos fez um levantamento detalhado da situação e sugeriu contratar uma oficina de desenvolvimento de equipes e gestão de conflitos. A proposta feita por Marcos foi: 

#22. (CESPE – TRE-RS/2015) A ocorrência de conflitos nas organizações é um fenômeno de ocorrência recorrente. Quanto à forma de lidar com os conflitos, assinale a opção correta.

#23. (CESPE – FUB/2015) A natureza de um conflito pode originar-se de três fontes: comportamental, estrutural e externa.

#24. (CESPE – FUB/2015) O estilo certo de gerir conflitos consiste na busca do consenso e no convencimento das partes quanto à realidade envolvida.

#25. (CESPE – FUB/2015) Os conflitos não são naturais e nem desejáveis, por isso devem ser evitados para prevenir o surgimento de divergências entre os trabalhadores.

#26. (CETRO – MDS/2015) Sobre gestão de conflitos, analise as assertivas abaixo. 
I. Conflitos pessoais no ambiente organizacional apresentam somente conotação negativa. 
II. Denomina-se conflito horizontal aquele existente entre pessoas ou grupos do mesmo nível hierárquico. 
III. O mediador de um conflito tem por finalidade o estabelecimento de regras e soluções que resolvem a questão envolvida no conflito. 
É correto o que se afirma em

#27. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2015) Existem hoje dois modelos para a descrição e a análise dos conflitos nas organizações, que são:

#28. (FGV – SEPOG – RO/2017) Em um órgão público, foi empregada a autoridade formal para a resolução de conflitos internos. Nesta estratégia de gestão de conflitos, a administração faz uso de sua autoridade, assumindo o papel de árbitro e comunicando a decisão posteriormente às partes. 
 Assinale a opção que melhor define esse estilo/técnica de gestão de conflitos.

#29. (FADESP – COSANPA/2017) Uma boa recomendação para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho é

#30. (EDUCA – CRQ – 19ª Região (PB)/2017) Basicamente, pode-se dizer que a mediação é uma forma de lidar com um conflito, através da qual um terceiro (o mediador ou a mediadora) ajuda as pessoas a se comunicarem melhor, a negociarem e, se possível, a chegarem a um acordo. 
 São finalidades da Mediação, EXCETO: 

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