Questões – Gestão de Pessoas e Liderança

Juliana Jenny Kolb

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Questões – Gestão de Pessoas e Liderança

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (Makiyama – IF-RO/2013) Classifica-se como o equilíbrio das ações e atitudes de um indivíduo. Por meio dele(a), aprende-se a manter o autocontrole, identificando com ponderação e justiça as diversas situações ocorridas no seu dia a dia. Trata-se da(o): 

#2. (CESPE – TRE-AL/2004) O impacto da inteligência emocional é maior nas relações humanas profissionais que nas relações pessoais.

#3. (CESPE – PRF/2012) As competências da inteligência emocional preponderantes em um líder de estilo coercitivo são a iniciativa e o autocontrole.

#4. (FUNCAB – EMSERH/2016) A inteligência emocional se divide em dois tipos: inteligência intrapessoal e inteligência interpessoal. A inteligência intrapessoal refere-se às habilidades pertinentes à própria pessoa. A inteligência interpessoal refere-se às habilidades de relacionamento com outras pessoas. Tem como características duas condições básicas:

#5. (FCC – SABESP/2014) A expressão “Inteligência Emocional” ganhou popularidade com a publicação do livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman, em 1995. Porém, este tema já é alvo de pesquisas desde o início da década de 90, com a publicação de artigos em jornais acadêmicos, por Peter Salovey e John D. Mayer (2000). NÃO é um tipo de habilidade envolvida com a inteligência emocional, a habilidade

#6. (IF-PA – IF-PA/2016) Ainda sobre o relato de experiência acima e levando em consideração que a inteligência emocional e o controle das emoções, na tomada de decisões, são fatores imprescindíveis nas relações interpessoais, Goleman (2007), com seu livro Inteligência Emocional e Desempenho, nos apresenta quatro domínios da inteligência emocional, dentre eles está a gestão de relações, definida como:

#7. (CESPE – FUB/2008) A inteligência emocional deve atuar na qualidade dos relacionamentos, no equilíbrio emocional e na capacidade da pessoa ao lidar com os conflitos, sempre procurando evitá-los para não decepcionar os outros membros da empresa.

#8. (FUNRIO – IF-BA/2014) O treinamento e desenvolvimento de pessoas são contribuições da psicologia para a aprendizagem como estratégia organizacional. Boog (2006) salienta a importância de uma educação corporativa mais séria no engajamento entre o objetivo desejado e a práxis aplicada à educação corporativa. Cita um exemplo da Faculdade de Medicina da Bahia, que concedia o Grande Prêmio de Honra ao Mérito ao melhor aluno de cada turma. Décadas depois, perceberam que não havia correlação entre os premiados e o sucesso na vida profissional. Criaram-se então mais duas qualidades avaliativas além do conhecimento: melhor amigo e contribuição social à comunidade, situações que se referem respectivamente a inteligências que complementam o perfil do ser humano integral, neste caso denominada por Goleman de inteligência

#9. (FCC – TCE-GO/2014) O uso da Inteligência Emocional pode ser a chave para as grandes mudanças organizacionais empreendidas pelos seus líderes. A tabela abaixo apresenta as quatro capacidades fundamentais da Inteligência Emocional:  

#10. (CESPE – FUB/2008) A inteligência emocional é a base para a tomada de decisões sensatas e a habilidade de escutar tanto as informações racionais quanto os instintos.

#11. (IADES – Ceitec S.A/2016) A capacidade de reconhecer as emoções alheias e considerá-las no processo de tomar decisões de forma inteligente refere-se ao componente da inteligência emocional denominado

#12. (FUNRIO – UFRB/2015) “…capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” (Conceito de Inteligência Emocional por Daniel Goleman) 
 Sobre o enunciado, assinale a ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA que contém as cinco habilidades da Inteligência Emocional mapeadas por Goleman:

#13. (FUNRIO – Prefeitura de São Lourenço – MG/2016) A inteligência emocional e a competência emocional estão relacionadas com os desejos e as motivações das pessoas, para conquistar os clientes e fazer com que eles se sintam bem. 
Por isso é necessário que todo profissional responsável pelo atendimento desenvolva os seguintes comportamentos, EXCETO:

#14. (FGV – COMPESA/2014) Analise o fragmento a seguir.  
  “Temos que entender a complexidade das relações humanas e investir mais no autoconhecimento para compreendermos melhor nossos clientes, prestando, assim, um bom atendimento.” 
  O fragmento acima se refere ao desenvolvimento dos seguintes tipos de inteligência:

#15. (Quadrix – CRP – MG/2015) Nas relações entre cliente e atendente, faz-se necessário um conjunto de inteligências (ou habilidades) para que o cliente sinta-se satisfeito com o atendimento e o(a) atendente realizado(a) com o seu trabalho. Analise o quadro a seguir.  
 
 Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre os elementos da chamada “Inteligência Emocional”. 

#16. (FUNRIO – IF-BA/2014) “Os preparativos para o Cerimonial da Presidência que receberá os Chefes de Estado para a reunião de Cúpula do BRICS na próxima semana estão em conformidade com a Agenda estabelecida e as deliberações necessárias ao evento já foram providenciadas. Entretanto as equipes de segurança encontram-se tensas com a proximidade do evento o que tem ocasionado aos demais envolvidos uma crescente ansiedade.” 
 Os profissionais envolvidos na notícia fictícia supracitada refletem um tipo de comportamento antagônico ao conceito de

#17. (FUNIVERSA – IFB/2012) Alguns autores afirmam que as pessoas podem expandir sua inteligência emocional aprendendo a controlar suas emoções e a motivarem-se; podem também maximizar a eficácia da inteligência emocional desenvolvendo a capacidade de comunicação, a destreza interpessoal e a habilidade como mentores emocionais. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

#18. (FUNIVERSA – IFB/2012) Os estudos de Goleman (1995) a respeito de inteligência emocional foram fundamentados em pesquisas da área da neurologia. Na sua obra Inteligência emocional, Goleman discorre acerca da existência de duas mentes: a racional, objeto tradicional de estudo, e a emocional. Ambas são faculdades semi-independentes, que refletem o funcionamento de circuitos interligados, mas distintos do cérebro. “Os sentimentos são essenciais para o pensamento e vice-versa”. A inteligência emocional está relacionada a habilidades, tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos e conseguirem seu engajamento a objetivos de interesses comuns. Goleman, em seu livro, mapeia a inteligência emocional em cinco áreas de habilidades relacionadas a dois tipos de inteligências: a intrapessoal e a interpessoal. Acerca dessa organização, assinale a alternativa que apresenta corretamente um tipo de inteligência e uma área de habilidade.

#19. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2014) Para Weisinger (2001), “a inteligência emocional é simplesmente o uso inteligente das emoções, para que trabalhem a nosso favor”. Levando em conta que no mundo do trabalho o uso da inteligência emocional pode representar o sucesso profissional, considere as seguintes afirmativas: 
 1. A sensibilidade é um princípio da inteligência emocional, e o bom uso dela é perguntar-se como reagiria no lugar do outro. 
 2. A comunicação é uma troca: você tentando compreender a outra pessoa e vice-versa. A melhor maneira de colocar esse processo em andamento é expressar claramente o que você está pensando e sentindo. 
 3. Para intensificar a comunicação e melhorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho é preciso adotar um comportamento passivo. 
 4. O bom uso da inteligência emocional aplicada ao trabalho recomenda que a crítica deve ser sempre evitada. 
 São técnicas de comunicação eficazes utilizando como base a inteligência emocional aplicada ao ambiente de trabalho:

#20. (FUNRIO – IF-PI/2014) Emoção é a resposta instintiva que temos, quando passamos pelas diversas situações de vida. Sem ela, as pessoas não percebem o significado nos acontecimentos. As emoções muitas vezes influenciam as pessoas em suas decisões e isso significa que esta se mantém positivamente ativa já que colabora com o amplo e global crescimento do indivíduo. A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. 
 Para Antunes (2010), Inteligência Emocional é a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e o dos outros, de motivar a nós mesmos e de gerenciar bem as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos. 
 A inteligência emocional é um tipo de inteligência que envolve as emoções voltadas em prol de si mesmo. Para que um indivíduo tenha um bom desempenho ele necessita da inteligência intelectual, flexibilidade mental, objetivos traçados, equilíbrio emocional e determinação…  
 I. adquirindo a capacidade de se autoconhecer; 
 II. lidar com os sentimentos, controlando-os; 
 III. administrando as emoções; 
 IV. levando-as a serem influenciadas pelos conteúdos; 
 V. relacionando-se e observando o emocional de outras pessoas.

#21. (CESPE – TCU/2007) No que diz respeito à gestão de pessoas por competências, julgue o próximo item. 
 A habilidade interpessoal ou a habilidade social é um dos componentes da chamada inteligência emocional, que compreende diversas competências, entre as quais se incluem a capacidade de não demonstrar emoções e não influenciar os outros com as próprias emoções.

#22. (CESPE – Polícia Federal/2004) Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.   
 Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.  
 Um dos requisitos atuais de sucesso das organizações fundamenta-se no conceito de inteligência emocional dos gestores.

#23. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – IF-SP/2014) Sobre liderança, assinale a alternativa INCORRETA. 

#24. (IADES – EBSERH/2013) Sobre os conceitos de líder e liderança, assinale a alternativa correta. 

#25. (CESPE – FUB/2013) Devido ao fato de que o estilo de liderança depende da situação, os requisitos do exercente da liderança democrática são variáveis.

#26. (FCC- TRT – 3ª Região (MG)/2009) Liderança é a

#27. (FCC- TST/2012) Teorias situacionais ou contingenciais apontam para dois tipos de liderança: as orientadas para pessoas e as orientadas para 

#28. (FUNCAB – IF-RR/2013) Sobre o tema liderança, existem diversas abordagens; no entanto, as mais atuais propõem dois tipos: liderança transformacional e liderança transacional. Marque a alternativa que indica corretamente os objetivos do tipo de liderança transformacional.

#29. (UFMT – DETRAN-MT/2015) No mundo dinâmico de hoje, as organizações precisam de liderança para atingir o nível máximo de eficácia organizacional. Sobre liderança, assinale a assertiva INCORRETA.

#30. (CESPE – FUB/2013) Na liderança liberal, as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, e o líder limita-se aos fatos em seus elogios e críticas.

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