Juliana Jenny Kolb
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Questões – Gestão por Competências
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
#1. (CESPE – EBSERH/2018) No âmbito da gestão de pessoas, os funcionários de uma organização são vistos como talentos fornecedores de competências fundamentais para o sucesso da organização em questão.
#2. (CESPE – EBSERH/2018) A gestão por competências visa aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais.
#3. (CESPE – EBSERH/2018) As competências humanas podem ser classificadas como técnicas ou gerenciais.
#4. (CESPE – EBSERH/2018) As competências humanas podem ser classificadas como técnicas ou gerenciais. Competências podem ser entendidas como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, em que a dimensão habilidade está relacionada a identidade e a determinação.
#5. (FCC – TRT – 6ª Região (PE)/2018) Suponha que determinada entidade integrante da Administração indireta do Estado, com personalidade jurídica de direito privado, pretenda aplicar preceitos de gestão por competências para obter melhorias na qualidade dos serviços desempenhados. Para tanto, iniciou processo de mapeamento de competências, com base nos referidos preceitos, o que significa que está
#6. (COPESE – Câmara de Palmas – TO/2018) Em relação às competências gerenciais é INCORRETO afirmar que para:
#7. (VUNESP – PC-BA/2018) Uma das definições mais referenciadas em Gestão de Pessoas, na atualidade, e que constitui um dos “novos modelos de gestão de pessoas”, diz respeito a algo que é o “[…] saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. (FLEURY & FLEURY, 1999. Adaptado) Essa definição refere-se ao conceito de
#8. (FCC – ALESE/2018) Um dos modelos de gestão, também aplicáveis à área pública, é o de gestão por competências. De acordo com tal modelo, é necessário realizar um diagnóstico ou mapeamento para
#9. (VUNESP – PC-BA/2018) Os modelos de excelência em gestão colocam como um dos mais importantes objetivos a valorização das pessoas que compõem a organização. Uma das formas de praticar essa valorização é por meio da utilização de uma forma de gestão que contribua para o aprimoramento de habilidades técnicas, operacionais e comportamentais dos funcionários, a fim de cumprir com os objetivos e os resultados organizacionais. O nome desse modelo é gestão
#10. (CESGRANRIO – Transpetro/2018) Apesar da popularidade do conceito de competências e seus benefícios, uma funcionária tem alertado seu chefe sobre os desafios que precisam ser superados pela empresa para que o trabalho com competências seja eficaz. Para tanto, ela aponta corretamente dois desafios:
#11. (CESPE – STJ/2018) As competências organizacionais essenciais são atributos da organização passíveis de serem imitados pela concorrência.
#12. (CESPE – STJ/2018) O mapeamento de competências se propõe a identificar as lacunas de aprendizagem e os recursos para a concretização da estratégia organizacional.
#13. (CS-UFG – SANEAGO – GO/2018) No âmbito da gestão por competências, o Processo de Mapeamento de Competências consiste em
#14. (CS-UFG – SANEAGO – GO/2018) Nas organizações, as competências estão classificadas em quatro categorias. Especificando duas delas, uma está associada à cultura corporativa, como a organização se estrutura e organiza para realizar o trabalho organizacional; outra, às competências fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes, ou seja, aquilo que a organização sabe fazer de melhor. Estas duas categorias correspondem, respectivamente, às competências
#15. (FAPESE – UFS/2018) São três as habilidades que um profissional deve desenvolver no ambiente coorporativo: técnicas; humanas e conceituais. Assinale a alternativa que descreve o que são habilidades conceituais.
#16. (FGV – Câmara de Salvador – BA/2018) De acordo com Joel Dutra (2011), organizações e pessoas que delas participam encontram-se em um processo contínuo de troca de experiências: do lado da organização, há transferência de conhecimentos e de patrimônio cultural para as pessoas e, do lado das pessoas, há transferência do seu aprendizado, individual e coletivo, para a organização. Assim, de acordo com a gestão por competências, considera-se que as competências humanas no trabalho são:
#17. (FGV – Câmara de Salvador – BA/2018) A melhoria do desempenho organizacional pelo desenvolvimento de competências estratégicas que conferem à organização diferenciação e competitividade é uma abordagem da gestão por competências. Essa impacta a gestão de pessoas, pois promove:
#18. (CESPE – TCE-PB/2018) Um servidor de determinado órgão público, embora com reconhecida capacidade técnica para tratar dos assuntos da sua área de atuação, prefere trabalhar sozinho, por intolerância com o ritmo de trabalho dos colegas e com o alegado descabimento das perguntas dos clientes sobre assuntos óbvios. Nessa situação hipotética, para a melhoria do trabalho em equipe, o referido servidor deverá
#19. (FCC – TCE-SP/2017) Um Tribunal de Contas (TC) de um estado da região Nordeste do Brasil realizou um concurso público em 2015 para preencher 36 vagas do cargo de analista de controle. Considerando as limitações de um certame baseado em provas objetivas para aferir a vocação e habilidades profissionais dos candidatos, o responsável pela área de recursos humanos do TC propôs a aplicação de instrumentos de gestão de pessoas entre a posse e o exercício dos aprovados, objetivando uma alocação estratégica dos novos funcionários da organização. Assinale a alternativa que descreve uma prática condizente com esse objetivo.
#20. (FCC – TRT – 21ª Região (RN)/2017) Suponha que determinada empresa, integrante da Administração pública federal, que atua no mercado em regime de competição, pretenda implementar metodologia de gestão de pessoas por competências. Para tanto, uma das etapas fundamentais que referida empresa precisa aplicar corresponde a
#21. (CESPE – TRE-TO/2017) Os conhecimentos integrados que as organizações utilizam para se diferenciar de seus concorrentes no mercado bem como para gerar valor para o cliente ou cidadão denominam-se
#22. (PUC-PR – JUCEPAR – PR/2017) A gestão de competências tem sido amplamente adotada pelas organizações com visão estratégica. Dentre as opções propostas, selecione a única que está CORRETA, conforme o modelo de Gestão de Competências.
#23. (FCC – DPE-RS/2017) As organizações que aplicam o conceito de gestão de pessoas por competências devem, como premissa para a utilização de tal método, realizar o denominado mapeamento de competências, que corresponde à identificação
#24. (FAURGS – TJ-RS/2017) A gestão por competências tem obtido posição de destaque como meio para implementar as premissas da gestão estratégica de pessoas no setor público. Todavia, essa implementação tem esbarrado em uma série de dificuldades. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um entrave para a utilização da gestão de competências no setor público.
#25. (FUNDATEC – IGP-RS/2017) Considerando que o conceito de competência é baseado em três dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes), analise as assertivas a seguir: I. A dimensão conhecimento está ligada aos conceitos de informação: “saber o quê” e “saber o porquê”. II. A dimensão habilidade está relacionada à identidade e determinação e a “querer fazer”. III. A dimensão atitude envolve “saber como” e a capacidade técnica de uma pessoa. Quais estão corretas?
#26. (FAFIPA – Fundação Araucária – PR/2017) As core competences (ou competências essenciais) foram delineadas nos estudos pioneiros de Hamel e Prahalad (2001). Para os autores, deveria ocorrer a mudança de foco das unidades de negócio para as competências, permitindo, desse modo, que as empresas se transformassem em um verdadeiro portfólio dessas competências. No entanto, para serem consideradas core competences, elas deveriam, obrigatoriamente, obedecer a três condições: teriam que atribuir vantagem competitiva às empresas, gerar valor perceptível pelos clientes e serem difíceis de imitar pela concorrência. Com base no texto apresentado acima, analise as empresas: I. A Delatel exerce o controle dos seus funcionários quase que exclusivamente através de mecanismos burocráticos, por meio de procedimentos operacionais padronizados, regras, regulamentações e supervisão cerrada, com o objetivo de ganhos de produtividade com uma estrutura bem planejada de cargos e níveis hierárquicos. Um de seus funcionários está interessado em participar de um programa de desenvolvimento gerencial sobre técnicas de liderança. Seu chefe argumenta que a liderança é fruto de qualidades inatas. II. A Macrosul está promovendo uma verdadeira revolução no seu sistema de vendas, cuja arma principal é a tecnologia da informação. A equipe de vendas será extinta e os vinte melhores vendedores serão transformados em consultores de mercado. Eles não terão mais a obrigação de vender, mas sim de assessorar os clientes em todo o processo de compra e estocagem de eletrodomésticos e móveis. Estarão aptos, inclusive, a orientar os clientes quanto às quantidades ideais de compra para cada tipo de produto, nos diferentes períodos do ano. Assinale a alternativa CORRETA.
#27. (Quadrix – CFO-DF/2017) Na visão atual da gestão de pessoas, a organização deverá trabalhar os talentos e as competências dos empregados de modo a motivá-los a trabalharem em prol da instituição, minimizando os conflitos e atingindo sua satisfação pessoal.
#28. (Quadrix – CFO-DF/2017) Competência é o talento natural que a pessoa apresenta e que pode ser aprimorado.
#29. (CESPE – TCU/2007) No que diz respeito à gestão de pessoas por competências, julgue o próximo item. A habilidade interpessoal ou a habilidade social é um dos componentes da chamada inteligência emocional, que compreende diversas competências, entre as quais se incluem a capacidade de não demonstrar emoções e não influenciar os outros com as próprias emoções.
#30. (FUNIVERSA – IF-AP/2016) De acordo com Goleman, em sua obra Inteligência emocional, podem ser identificados estilos distintos de líderes, tais como: visionário, coaching, afiliativo, democrático, timoneiro e autoritário. A respeito desse tema, é correto afirmar que