Questões – Software Livre

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line facebook Questões - Algoritmos e Estruturas de Dados

Questões – Software Livre

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CS-UFG – IF-GO/2017) Segundo a Fundação para o Software Livre, é considerado “software livre” qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Um exemplo de software livre é:

#2. (INSTITUTO AOCP – DESENBAHIA/2017) Um software é um produto do intelecto humano. Em relação aos conceitos associados a software livre, assinale a alternativa correta. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br> </br>

– A licença de Creative Commons (CC) permite uma série de opções flexíveis que garantem proteção e liberdade. </br>

  • Creative Commons:  são várias licenças públicas que permitem a distribuição gratuita de uma obra protegida por direitos autorais. Uma licença Creative Commons é usada quando um autor quer dar às pessoas o direito de compartilhar, usar e construir sobre um trabalho que ele criou. Creative Commons proporciona uma flexibilidade autoral (por exemplo, eles podem optar por permitir apenas usos não comerciais de seu próprio trabalho) e protege as pessoas que usam ou redistribuem o trabalho de um autor de preocupações de violação de direitos autorais, desde que respeitem as condições que são especificados na licença pelo qual o autor distribui o trabalho. </br> </br>

Errado: </br>

– A licença BSD é a principal licença da Fundação do Software Livre e é derivada do conceito das quatro liberdades. Quando associada a um software, implica em diversos deveres, como no fato de que qualquer alteração no código também deve ser livre e publicada. </br>

  • BSD: a licença BSD foi inicialmente utilizada nos softwares da Berkeley Software Distribution. Ela impõe poucas restrições sobre as formas de uso, alterações e redistribuição do software e, por isso, é chamada de copycenter. O programa pode ser vendido e não precisa incluir o código fonte. </br>

– A Licença de Documentação Livre GNU (GFDL) é uma versão de documentação de software da GPL que não garante as quatro liberdades. </br>

  • O Software Livre tem quatro liberdades fundamentais: o direito de executar, copiar, modificar e distribuir alterações sem que seja necessário pedir permissão ao criador do programa.
  • GFDL: O propósito desta Licença é fazer com que um manual, livro-texto, ou outro documento funcional e útil seja livre, garantindo a todos a liberdade efetiva de copiá-lo e redistribuí-lo, com ou sem modificações, tanto comercialmente como não comercialmente. Em segundo lugar, esta Licença fornece ao autor e ao editor um meio de obter crédito pelo seu trabalho, não sendo, ao mesmo tempo, considerados responsáveis por modificações feitas por outros. </br>

– É considerado livre qualquer programa que pode ser copiado, usado e modificado de acordo com as necessidades de cada usuário, porém esse software não pode ser redistribuído</br>

– Para um usuário utilizar um software livre, é necessário comprar uma licença especial. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Software Livre ( )

#3. (MPE-GO – MPE-GO/2017) Quanto ao software livre, é correto afirmar:

#4. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – CRM – MG/2017) Assinale a alternativa que apresenta um software livre de virtualização para as arquiteturas x86.

#5. (COSEAC – UFF/2017) São características de um software do tipo freeware:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Freeware: software proprietário que é disponibilizado gratuitamente, mas não pode ser modificado. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Software Livre ( )

#6. (COSEAC – UFF/2017) Em relação às licenças de software, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir: 
I Os programas do tipo freeware não exigem pagamento de licenças e não são protegidos por direitos autorais. 
II Os programas do tipo shareware são gratuitos e, geralmente, disponibilizados por tempo limitado ou com funcionalidades limitadas.
III O software livre permite fazer distribuições e cópias para a instalação em outras máquinas, podendo ser exigido o pagamento devido ao serviço de distribuição, caso o distribuidor exija. 
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

#7. (COSEAC – UFF/2017) São características de um software do tipo freeware: 

#8. (IF-PE – IF-PE/2017) No que diz respeito à licença GNU General Public License (GPL), analise as proposições a seguir: 
 I. Há liberdade para negociar o programa, para qualquer propósito, mantendo o sigilo do autor. 
 II. A GPL é a licença para software livre com maior utilização. 
 III. Há liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades. 
 IV. Há liberdade de redistribuir cópias com a intenção de arrecadar fundos, de modo que você possa ajudar a causa do software livre. 
 V. Há liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar suas modificações para a venda, de modo que a comunidade só possa ter acesso após o pagamento. 
 Estão INCORRETAS as proposições 

#9. (CESPE – TCE-PA/2016) Em softwares livres, o uso de copyleft é obrigatório.

#10. (CESPE – TCE-PA/2016) O acesso ao código-fonte pelos usuários é uma condição dispensável no contexto de software livre.

#11. (CESPE – FUB/2015) Todo pacote de distribuição de software livre ou software de código aberto deve incluir ou apontar para um local onde seja possível obter cópias do código fonte do software, mesmo que este também contenha uma versão do software previamente compilado.

#12. (CESPE – FUB/2015) Para uma licença ser considerada de software livre, ela deve permitir ao usuário o direito de ler, modificar e redistribuir o código fonte, isso é, ser de código aberto, bem como deve impedir o usuário de cobrar quaisquer valores, royalties ou taxas para redistribuição de software modificado.

#13. (IADES – EBSERH/2013) Software livre se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modifcarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a 4 tipos de liberdade para os usuários do software:  
  – a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.  
 – a liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades.  
 – a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.  
 – a liberdade de aperfeiçoar, modifcar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se benefcie (Mota Filho, 2006).  
  Com base no texto, assinale a alternativa correta.

#14. (Quadrix –  CFP/2012) Sobre as licenças de softwares livres, leia cuidadosamente as afirmações a seguir.  
 I. As licenças Creative Commons, quando aplicadas a softwares, diferenciam-se das licenças GPL e BSD por não incluírem necessariamente, dentre os direitos disponibilizados ao público, a possibilidade de manipulação do conteúdo por meio de código aberto. 
  II. A licença GPL requer que trabalhos derivados sejam licenciados sob a mesma licença, ou seja, sob a GPL. 
 III. A licença BSD requer apenas o reconhecimento dos autores e outras pequenas restrições. Como resultado os códigos BSD podem ser utilizados em projetos livres com outras licenças como Linux (GPL) ou softwares proprietários como pilha IP do Windows e o Mac OS X.
  Está correto o que se afirma em:

#15. (ESAF – MI/2012) O software livre atende à liberdade

#16. (COPEVE-UFAL – MPE-AL/2012) Dados os seguintes fatos sobre compilação e distribuição de programas GPL, 
I. Sempre que distribuir software GPL em formato executável você deve disponibilizar o código fonte correspondente completo. 
II. Código fonte completo significa todo o código fonte para todos os módulos, além de arquivos de definição de interface associados, e scripts usados para controlar a compilação e a instalação do executável. 
III. O compilador usado para compilar o código fonte para sistemas operacionais de propósito geral deve ser distribuído também. 
IV. No caso de compilação cruzada para sistemas embarcados específicos, se o compilador for baseado no GCC, este não precisa ser distribuído junto com o código fonte. 
V. Para um programa C típico deve ser distribuído todo o código fonte (arquivos .c), arquivos de cabeçalho (arquivos .h) e scripts usados para controlar a compilação e instalação. 
verifica-se que estão corretos 

#17. (FCC – INFRAERO/2011) Os usuários de bibliotecas de software que tenham a licença GNU Lesser General Public License (L-GPL) podem utilizá-la livremente,

#18. (CESPE – Correios/2011) Shareware é o mesmo que software de domínio público, ou seja, software que não é protegido por direitos autorais e pode ser usado ou alterado sem nenhuma restrição.

#19. (CESPE – Correios/2011) Software livre é aquele que pode ser livremente executado, copiado, distribuído, estudado, modificado e aperfeiçoado pelos usuários.

#20. (CESPE – Correios/2011) Um software é denominado freeware se o autor optar por oferecê-lo gratuitamente a todos, mas mantiver a sua propriedade legal, do que se conclui que ele pode impor restrições de uso a esse software.

#21. (CESPE – ANATEL/2009) São atos que constituem violações de licença de software livre: a distribuição de software com licença GNU GPL v2 que faça uso de módulos de assinatura digital ligados a controles de hardware que impeçam a execução de softwares modificados nesse mesmo hardware, característica denominada tivoisation; e a ausência de código fonte em distribuição que contenha os binários.

#22. (ESAF – MDIC/2012) São princípios do Governo Eletrônico do Brasil:

#23. (IESES – CEGÁS/2017) Assinale a alternativa que esteja correta.

#24. ESAF – MPOG/2010) Segundo a Free Software Foundation, um software livre atende

#25. (CESPE – EMBASA/2010) O conceito de software livre está restrito ao arquivo executável, já que o acesso ao código fonte não é permitido. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O Software Livre tem quatro liberdades fundamentais: o direito de executar, copiar, modificar e distribuir alterações sem que seja necessário pedir permissão ao criador do programa. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Software Livre ( )

#26. (FUNIVERSA – IPHAN/2009) De acordo com a Free Software Fundation, um programa de computador é considerado Software Livre quando atende aos quatro princípios de liberdade: (1) Liberdade para executar o programa, (2) Liberdade para estudar a lógica de programação, (3) Liberdade para redistribuir o programa e (4) Liberdade para modificar o programa. Com base nesses princípios, assinale a alternativa correta.

#27. (CESPE – ANATEL/2009) O software classificado como copyleft pode ser modificado e estendido, mas as versões daí resultantes perdem a condição de software livre. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Copyleft:  significa o direito de permissão de cópia de uma obra por outros usuários, dando a liberdade de copiar, modificar e redistribuir, exigindo que esse direito seja mantido em todas as versões modificadas. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Software Livre ( )

#28. (IBFC – TJ-PE/2017) A área de TI (Tecnologia da Informação) necessita de um software para o controle de versões para obter a certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration). Uma solução livre seria: 

Ver Resultado

Deixe uma resposta