Teste 1: Banco de Dados – MySQL

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) Questões MySQL

Material de Estudo Disponível

Apostilas em PDF  facebook Questões - Banco de Dados - SQLServer

Teste 1: Banco de Dados – MySQL

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FGV – IBGE/2016) No MYSQL, os formatos de replicação correspondem aos formatos utilizados para registrar eventos nos logs. O formato conhecido como “statement-based binary logging”, utilizado desde as versões mais antigas, tem problemas com certas cláusulas e funções utilizadas nos comandos geradores dos eventos. Nesse contexto, analise as construções que podem aparecer num comando a ser replicado.
I. a cláusula LIMIT sem ORDER BY para comandos como UPDATE, DELETE, REPLACE;
II. a função RAND();
III. o comando TRUNCATE TABLE;
IV. funções definidas pelo usuário (UDF) que sejam determinísticas.
Comprometem a correta execução da replicação, no formato descrito, somente o que é citado em:

#2. (FGV – IBGE/2016) No MySQL, o comando SQL
select * from T
order by A desc limit 4,8
provoca:

#3. (FGV – MPE-BA/2017) No MySQL 6, o valor do atributo engine que pode ser usado para a criação de tabelas Transaction-safe é:

#4. (FGV – MPE-BA/2017) Considere a opção auto_increment, usada no MySQL quando da especificação de colunas de tabelas relacionais. No MS SQL Server, efeito semelhante pode ser obtido por meio da cláusula: 

#5. (FAU – E-Paraná Comunicação – PR/2017) Analise o comando SQL abaixo: 
 GRANT ALL PRIVILEGES ON bdConcurso.* TO ‘guest-tes’@’ 200.152.80.15′ IDENTIFIED BY ‘RtY678x’ 
 O comando acima se executado em um servidor de banco de dados MySql diz que:

#6. (FGV – IBGE/2017) Observe a figura a seguir, que ilustra a tabela AGRICULTURA de um Banco de Dados criado no MySQL 5.7. 
   
 Ao considerar que o campo “UTILIZACAO” pode conter valores nulos, o comando SQL que seleciona todas as colunas de todas as linhas da tabela, substituindo os valores nulos do campo “UTILIZACAO” pelo valor “Cultivo” é: 

#7. (FGV – IBGE/2017) Sobre o sys schema do MySQL 5.7, é correto afirmar que:

#8. (FGV – IBGE/2017) Observe a figura a seguir, que ilustra a estrutura da tabela USO_TERRA criada por Lucia em um Banco de Dados MySQL 5.7.   
    
  Para inserir dois registros na tabela USO_TERRA, Lucia deverá executar o comando: 

#9. (FCC – ARTESP/2017) O sistema gerenciador de bancos de dados MySQL (versão 5.6 e posteriores) admite o bloqueio e o desbloqueio para acesso às tabelas. Os dois comandos utilizados para essas funções de bloqueio e desbloqueio de tabelas são, respectivamente, 

#10. (IADES – CRF – DF/2017)  No que diz respeito às noções básicas de banco de dados MySql, assinale a alternativa correta.  

#11. (CS-UFG – UFG/2017)  Considere executar no SGBD MySQL 5.0 Community Edition um script com instruções SQL que configuram um banco de dados de alunos e suas respectivas tabelas. O comando necessário para que a execução do script crie no diretório data do servidor MySQL um novo diretório, que contenha esse banco de dados, é: 

#12. (FCC – TRE-SP/2017) Resumidamente e, ainda, considerando todas as condições e pré-condições de ambiente já existentes para garantir o funcionamento adequado de um banco de dados, um Técnico, usando MySQL 5.6, escreveu as seguintes expressões e comandos SQL:  
 CREATE TABLE NAMES (Id integer PRIMARY KEY, Name text);  
 INSERT INTO NAMES VALUES(1,’Tom’);  
 INSERT INTO NAMES VALUES(2,’Lucy’);  
INSERT INTO NAMES VALUES(3,’Frank’);  
 INSERT INTO NAMES VALUES(4,’Jane’);  
 INSERT INTO NAMES VALUES(5,’Robert’);  
 SELECT Name FROM NAMES WHERE Id = 3 or Id = 5;  
 Quanto à construção do Schema e quanto à execução do Select, este, presumidamente, especificado para recuperar Frank e Robert, o resultado foi 

#13. (IF-CE – IF-CE/2017) Para inserir um registro na tabela Clientes, no banco de dados MySQL a seguir, e em seguida alterar a idade deste cliente para 53, são utilizados os seguintes códigos SQL, respectivamente. Considere que o campo COD recebeu também o atributo AUTO_INCREMENT. 

#14. (IF-CE – IF-CE/2017) Para responder à questão, considere as informações. 
   
 No contexto do MySQL 5.0, considere-se que a tabela Aluno foi criada sem chave primária. Nesse caso, para definir a chave primária, antes de serem inseridos registros, deve-se utilizar a instrução

#15. (IF-PE – IF-PE/2017) Tomando como referência o SGBD MYSQL, associe os comandos à sua descrição exata.
  I. O comando use [name bd] tem a função de mudar de base de dados. 
 II. O comando Show [name bd] oferece suporte para o DBA identificar os formatos dos campos da tabela. 
 III. O comando Drop Tables pode ser utilizado para apagar uma base de dados. 
 IV. O comando Flush Privileges é utilizado para atualizar os privilégios e permissões de uma base de dados no MYSQL. 
 V. O comando Check [name tabela] tem como função mudar a base de dados e verificar o formato dos campos da tabela. 
 Estão CORRETOS, apenas, os itens 

#16. (FCC –  Prefeitura de Teresina – PI/2016) Considere o comando do sistema gerenciador de bancos de dados MySQL (v. 5.6): 
 SELECT FORMAT (3587.9, 2) 
 O resultado da execução desse comando é:

#17. A respeito dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) MySQL e PostgreSQL, é correto afirmar:

#18. (CESPE –  TCE-PA/2016) ANSI e STRIC_TRANS_TABLES são exemplos de SQL Mode utilizados pelo MySQL.

#19. No MySQL 5.7, ao se digitar o comando mysqld –help, será exibida uma lista completa e detalhada de todos os comandos utilizados pelo SGBD.

#20. (FCM-   IF Sudeste – MG/2016) Em PHP, existem diversas funções para rotinas específicas. A função que habilita uma conexão com o servidor de banco de dados MySQL, sendo indispensável a chamada dessa função antes de qualquer transação na base de dados, é a 

#21. (Quadrix –  CRO – PR/2016) O MySQL possui vários recursos. Qual é o nome do recurso que permite cruzar informações em um mesmo banco de dados, mas em estruturas diferentes?

#22. (CESPE –  TCE-SC/2016) Na administração do MySQL 5.6, ao se executar o becape full lógico por meio do aplicativo mysqldump, recomenda-se verificar a integridade dos dados antes de realizar o becape. Nesse caso, a sintaxe correta é a mostrada a seguir. 
 mysqldump -u usuario -p senha –check-all-db –all-databases > arquivo.sql

#23. (FGV  –  IBGE/2016) No MySQL, o comando SQL 
 
 provoca: 

#24. (FGV  –  IBGE/2016) No MYSQL, os formatos de replicação correspondem aos formatos utilizados para registrar eventos nos logs. O formato conhecido como “statement-based binary logging”, utilizado desde as versões mais antigas, tem problemas com certas cláusulas e funções utilizadas nos comandos geradores dos eventos. 
 Nesse contexto, analise as construções que podem aparecer num comando a ser replicado. 
 I. a cláusula LIMIT sem ORDER BY para comandos como UPDATE, DELETE, REPLACE; 
 II. a função RAND(); 
 III. o comando TRUNCATE TABLE; 
 IV. funções definidas pelo usuário (UDF) que sejam determinísticas. 
 Comprometem a correta execução da replicação, no formato descrito, somente o que é citado em:

#25. (MS CONCURSOS –  Creci – 1° Região (RJ)/2016) Qual alternativa está correta a respeito do comando que deve ser dado para iniciar o programa cliente mysql e acessar o servidor?

#26. (IESES –  BAHIAGÁS/2016) Suponha que o seguinte comando foi executado no MySQL 5.5: “GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO ‘usuario’@’localhost’ IDENTIFIED BY ‘identificacao’ WITH GRANT OPTION;”. Sabendo-se que não existia no momento da execução o usuário ‘usuario’ cadastrado no banco de dados, qual o resultado esperado?

#27. (IESES –  BAHIAGÁS/2016) No MySQL 5.7, qual a ferramenta de linha de comando pode ser utilizada para acessá-lo e qual o arquivo de configuração possui as opções globais deste SGBD, respectivamente?

#28. (IESES –  BAHIAGÁS/2016) Qual comando pode ser utilizado para criar e atribuir direitos de acesso a um usuário ao mesmo tempo em um banco de dados Mysql 5.7?

#29. (IESES –  BAHIAGÁS/2016) Qual tipo de dado é utilizado para armazenar a data e hora no Mysql 5.7?

#30. (IESES –  BAHIAGÁS/2016) Analise as seguintes afirmações com relação ao Sistema Gerenciador de Banco de Dados MS SQL Server 2008: 
 I. Uma Trigger é um objeto associado a uma Tabela ou a uma View. Uma Trigger é composta de evento de disparo, momento da ação de disparo e um ou mais comandos a executar. 
 II. Os eventos de disparo de uma Trigger são INSERT, SELECT, UPDATE e DELETE. 
 III. Uma View é uma consulta nomeada que pode ser chamada através de seu nome. O resultado dessa chamada é uma Visão de Tabela. 
 Em relação a estas afirmações, assinale a alternativa correta:

Ver Resultado

Deixe uma resposta