Juliana Jenny Kolb
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Teste 1: BSC
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (FCC – SEFAZ/SP/2013) O Ministério da Fazenda divulgou, no Relatório de Gestão do Exercício de 2011 de uma unidade da federação, o seguinte mapa estratégico baseado nas diretrizes do BSC: A associação correta das quatro perspectivas do BSC com as quatro perspectivas do mapa estratégico do MF é:
#2. (CESPE – SERPRO/2013) Em relação a BSC (balanced scorecard), julgue: Os processos de inovação, que compõem a cadeia de valor genérico para a construção da perspectiva dos processos internos de uma organização, estão relacionados com a identificação do mercado e a geração de produtos e serviços.
#3. (CESPE – SERPRO/2013) Em relação a BSC (balanced scorecard), julgue: O sucesso das medidas essenciais de participação, retenção, captação e satisfação do cliente garante que uma empresa tenha clientes lucrativos.
#4. (FUNCAB – SESACRE/2014) No planejamento estratégico empresarial, são perspectivas do (BSC) originalmente propostas por Kaplan & Norton: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Perspectivas: </br>
- financeira: para sermos bem sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas? </br>
- cliente: para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes? </br>
- processos internos da empresa: para satisfazermos nossos clientes, em que processos de negócios devemos alcançar a excelência? </br>
- aprendizado e crescimento: para alcançarmos nossa visão, como sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar? </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )
#5. (FCC – TRT – 20ª REGIÃO (SE)/2016) Objetivando uma significativa mudança em sua forma de atuação tradicional, determinada organização pública decidiu instituir um modelo de gestão estratégica utilizando, como suporte metodológico, o Balanced Scorecard – BSC. Logo na primeira etapa de aplicação, referida organização foi instada a identificar, olhando para o futuro, como pretende ser reconhecida por colaboradores, clientes, fornecedores e pela própria sociedade. De acordo com a visão do BSC, esse aspecto da organização a ser identificado corresponde ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
A abordagem do BSC provê uma prescrição clara sobre o que as empresas devem medir para equilibrar a perspectiva financeira. Porém, cuidado, não se trata de um sistema de medição e sim de um sistema de gestão, que habilita as organizações a clarear sua visão e estratégia, traduzindo-as em ações. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )
#6. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) Com relação a planejamento estratégico, julgue o item a seguir. BSC (Balanced Scorecard) é fundamentado em quatro perspectivas, entre as quais se inclui a etapa de definição dos indicadores de resultado (lagging indicators) e dos indicadores de desempenho (performance indicators). ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
1) Perspectiva Financeira: </br>
O principal objetivo de uma empresa é obter retorno do capital investido. A elaboração do BSC deverá funcionar como um estímulo para que as diferentes unidades de negócio estabeleçam objetivos financeiros, sempre de acordo com a estratégia global da organização. Os objetivos e indicadores da perspectiva financeira do BSC devem ser definidos de acordo com a fase em que se encontra a organização e suas unidades de negócio. Esta perspectiva também é chamada de Perspectiva dos Acionistas, em virtude de serem eles os principais interessados na rentabilidade da empresa. </br>
Exemplos de indicadores (resultado – lagging) : redução de custos, melhor utilização de ativos, aumento das vendas, entre outros. </br> </br>
3) Perspectiva dos Processos Internos </br>
É elaborada após a perspectiva financeira e dos clientes, pois essas fornecem as diretrizes para seus objetivos. Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade. Também devem ser considerados os processos internos de companhias colaboradoras. </br>
O BSC considera os processos internos de toda a cadeia de valor da empresa e inclui o processo de inovação, de operações e de pós-venda. </br>
O desempenho de qualquer organização perante os clientes é determinado pelos processos, decisões e ações desenvolvidas no seu ambiente interno. Na perspectiva do BSC, a empresa deve identificar quais as atividades e quais os processos necessários para assegurar a satisfação das necessidades dos clientes, de acordo com os objetivos estratégicos da organização. Desta forma, os gestores devem ser capazes de identificar quais os processos e competências resultam em vantagens competitivas. </br>
Exemplos de indicadores (desempenho – performance indicators): desenvolvimento do produto, serviço pós-venda, marketing, processo produtivo, entre outros. </br> </br>
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#7. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) O Balanced Scorecard compreende 4 perspectivas que visam, cada uma delas, responder uma questão básica. A questão básica a ser respondida pela perspectiva ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
- Perspectivas: </br>
- financeira: para sermos bem sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas? </br>
- cliente: para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes? </br>
- processos internos da empresa: para satisfazermos nossos clientes, em que processos de negócios devemos alcançar a excelência? </br>
- aprendizado e crescimento: para alcançarmos nossa visão, como sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar? </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )
#8. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Olhando para os objetivos corporativos do Cobit 5, um Analista de Sistemas da Prefeitura de Teresina observa que existe relação entre estes e as dimensões do BSC − Balanced Scorecard. Observando-se, por exemplo, dois destes objetivos, ou seja, (I) a necessidade de ter um portfólio de produtos e serviços competitivos que possam ser ofertados aos cidadãos e (II) a busca pela otimização dos custos de prestação de serviços ofertados à sociedade, ele verificou que tais objetivos se enquadram, respectivamente, nas dimensões (perspectivas) BSC ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
1) Perspectiva Financeira: </br>
Palavra-chave: Resultados. </br>
O principal objetivo de uma empresa é obter retorno do capital investido. A elaboração do BSC deverá funcionar como um estímulo para que as diferentes unidades de negócio estabeleçam objetivos financeiros, sempre de acordo com a estratégia global da organização. Os objetivos e indicadores da perspectiva financeira do BSC devem ser definidos de acordo com a fase em que se encontra a organização e suas unidades de negócio. Esta perspectiva também é chamada de Perspectiva dos Acionistas, em virtude de serem eles os principais interessados na rentabilidade da empresa. </br>
Objetivos: </br>
-
- portfólio de produtos e serviços competitivos; </br>
-
- Alinhamento da estratégia de negócios e de TI. </br>
Exemplos de indicadores (resultado – lagging) : redução de custos, melhor utilização de ativos, aumento das vendas, entre outros. </br> </br>
2) Perspectiva dos Clientes: </br>
Palavra-chave: Mercado. </br>
A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos que devem ser comunicados a toda a organização. Além disso, permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor dirigidas a esses segmentos. </br>
Segundo a perspectiva do cliente, deve ser utilizado um conjunto de indicadores relativos ao mercado, a clientes e a potenciais clientes, devendo estabelecer entre eles uma cadeia de relações: quota de mercado; retenção, aquisição e satisfação de clientes. </br>
A preocupação da perspectiva dos clientes, em geral, situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço. </br>
Objetivos: </br>
-
- otimização dos custos de prestação de serviços ofertados à clientes; </br>
-
- uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas; </br>
-
- prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio. </br>
Exemplo de indicadores: satisfação de clientes, quota de mercado, captação de novos clientes, entre outros. </br> </br>
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#9. (CESPE – TCE-PA/2016) Considerando o alinhamento estratégico de TI e o BSC (balanced scorecard), julgue o item subsequente. A construção de um BSC em uma organização inclui o estabelecimento da visão da empresa e sua decomposição nas perspectivas financeira, de aprendizado e crescimento, do cliente e de processos internos, além do estabelecimento dos objetivos estratégicos para todas essas perspectivas.
#10. (FCC – ELETROBRAS-ELETROSUL/2016) Considere o mapa estratégico gerado como resultado parcial da implantação do BSC − Balanced Score Card em uma empresa do setor elétrico: As 4 dimensões denominadas Bases do Desenvolvimento, Processos e Atividades, Mercado e Resultados, correspondem, correta e respectivamente, às 4 dimensões básicas do BSC:
#11. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) As quatro perspectivas do BSC (balanced scorecard) — de aprendizado e de conhecimento; dos clientes; financeira; e de processos internos — estabelecem relações de causa e efeito, de modo que medidas, metas e iniciativas são traçadas para cada uma dessas perspectivas.
#12. (FCC – TRT – 14ª Região (RO e AC)E/2016) Considere que uma organização tenha os seguintes objetivos de TI: I. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas. II. Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios. III. Disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão. IV. Alinhamento da estratégia de negócios e de TI. Estes objetivos de TI são relacionados, correta e respectivamente, com as dimensões do BSC:
#13. (CESPE – TRE-MT/2015) No que concerne ao BSC (balanced scorecard), que é uma ferramenta da administração que permite à organização focar as estratégias para o sucesso no longo prazo, assinale a opção correta.
#14. (ESAF – ESAF/2015) O COBIT 5 define 17 objetivos de TI estruturados de acordo com as dimensões do BSC ─ Balanced ScoreCard. Assinale a opção que contém um objetivo relacionado à perspectiva do cliente. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
2) Perspectiva dos Clientes: </br>
Palavra-chave: Mercado. </br>
A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos que devem ser comunicados a toda a organização. Além disso, permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor dirigidas a esses segmentos. </br>
Segundo a perspectiva do cliente, deve ser utilizado um conjunto de indicadores relativos ao mercado, a clientes e a potenciais clientes, devendo estabelecer entre eles uma cadeia de relações: quota de mercado; retenção, aquisição e satisfação de clientes. </br>
A preocupação da perspectiva dos clientes, em geral, situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço. </br>
Resultados esperados: </br>
- otimização dos custos de prestação de serviços ofertados à clientes; </br>
- prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio. </br>
Exemplo de indicadores: satisfação de clientes, quota de mercado, captação de novos clientes, entre outros. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )
#15. (IADES – METRÔ-DF/2014) O BSC, acrônimo do inglês Balanced Scorecard, tem como principal objetivo o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais de uma empresa. Ele é dividido em quatro dimensões, ou perspectivas de negócio. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta as quatro perspectivas do BSC.
#16. (INSTITUTO AOCP – MPE-BA/2014) Balanced Scorecard (BSC) é utilizado para a gestão de desempenho. Ele foi desenvolvido pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. As quatro perspectivas que o BSC clássico considera para a medição de desempenho são: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
1) Perspectiva Financeira: </br>
Palavra-chave: Resultados. </br>
O principal objetivo de uma empresa é obter retorno do capital investido. A elaboração do BSC deverá funcionar como um estímulo para que as diferentes unidades de negócio estabeleçam objetivos financeiros, sempre de acordo com a estratégia global da organização. Os objetivos e indicadores da perspectiva financeira do BSC devem ser definidos de acordo com a fase em que se encontra a organização e suas unidades de negócio. Esta perspectiva também é chamada de Perspectiva dos Acionistas, em virtude de serem eles os principais interessados na rentabilidade da empresa. </br>
Objetivos: </br>
- portfólio de produtos e serviços competitivos; </br>
- Alinhamento da estratégia de negócios e de TI. </br>
Exemplos de indicadores (resultado – lagging) : redução de custos, melhor utilização de ativos, aumento das vendas, entre outros. </br> </br>
2) Perspectiva dos Clientes: </br>
Palavra-chave: Mercado. </br>
A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos que devem ser comunicados a toda a organização. Além disso, permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor dirigidas a esses segmentos. </br>
Segundo a perspectiva do cliente, deve ser utilizado um conjunto de indicadores relativos ao mercado, a clientes e a potenciais clientes, devendo estabelecer entre eles uma cadeia de relações: quota de mercado; retenção, aquisição e satisfação de clientes. </br>
A preocupação da perspectiva dos clientes, em geral, situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço. </br>
Objetivos: </br>
- otimização dos custos de prestação de serviços ofertados à clientes; </br>
- uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas; </br>
- prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio. </br>
Exemplo de indicadores: satisfação de clientes, quota de mercado, captação de novos clientes, entre outros. </br> </br>
3) Perspectiva dos Processos Internos </br>
Palavra-chave: Processos e Atividades. </br>
É elaborada após a perspectiva financeira e dos clientes, pois essas fornecem as diretrizes para seus objetivos. Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade. Também devem ser considerados os processos internos de companhias colaboradoras. </br>
O BSC considera os processos internos de toda a cadeia de valor da empresa e inclui o processo de inovação, de operações e de pós-venda. </br>
O desempenho de qualquer organização perante os clientes é determinado pelos processos, decisões e ações desenvolvidas no seu ambiente interno. Na perspectiva do BSC, a empresa deve identificar quais as atividades e quais os processos necessários para assegurar a satisfação das necessidades dos clientes, de acordo com os objetivos estratégicos da organização. Desta forma, os gestores devem ser capazes de identificar quais os processos e competências resultam em vantagens competitivas. </br>
Objetivos: </br>
- disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão. </br>
Exemplos de indicadores (desempenho – performance indicators): desenvolvimento do produto, serviço pós-venda, marketing, processo produtivo, entre outros. </br> </br>
4) Perspectiva do Aprendizado e Crescimento </br>
Palavra-chave: Desenvolvimento. </br>
O objetivo desta perspectiva é oferecer a infraestrutura necessária para as demais perspectivas alcancem seus objetivos. </br>
Essa perspectiva apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e do alinhamento. </br>
Assim, o BSC funciona como um sistema de medida multidimensional que auxilia nas tomadas de decisão da forma mais racional possível, aumentando a transparência e compartilhando informações. Com esta ferramenta (BSC) o gestor terá a capacidade de analisar os resultados passados e os prováveis resultados futuros. </br>
Objetivos: </br>
- conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios. </br>
Exemplos de indicadores: competências desenvolvidas, pesquisas realizadas, entre outros. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )
#17. (IESES – IFC-SC/2014) A Governança em TI, segundo os autores Weill e Ross (2012), é um Modelo que define direitos e responsabilidades pelas decisões que encorajam comportamentos desejáveis no uso de TI. Com relação a essa definição analise os itens a seguir: I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia. II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização. III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização. IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível. A sequência correta é: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia. </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( ) </br> </br>
II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização. </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: CMMI ( ) </br> </br>
III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização. </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI ( ) </br> </br>
IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível. </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: MPS-BR ( )
#18. (CESPE – TCE-ES/2013) No que se refere ao planejamento estratégico de TI e ao balanced scorecard (BSC), assinale a opção correta.
#19. (CESPE – TCE-ES/2013) Com base no BSC (Balanced Scorecard), analise as assertivas abaixo. I. É uma ferramenta de administração focada no equilíbrio organizacional que se baseia em Finanças, Clientes, Processos Internos e Aprendizagem. II. As medidas de desempenho devem ser oriundas dos objetivos estratégicos da empresa e das exigências competitivas. III. Foi ampliado para criar organizações focadas na estratégia. É correto o que se afirma em:
#20. (CESPE – SERPRO/2013) Considerando que a administração estratégica é o processo contínuo e circular que visa manter a organização como um conjunto integrado ao ambiente, julgue os itens subsequentes, referentes a planejamento estratégico e BSC (balanced scorecard). A informação resultante do trabalho das pessoas gera o conhecimento necessário para possibilitar oportunidades no mercado.
#21. (CESPE – SERPRO/2013) Considerando que a administração estratégica é o processo contínuo e circular que visa manter a organização como um conjunto integrado ao ambiente, julgue os itens subsequentes, referentes a planejamento estratégico e BSC (balanced scorecard). O BSC (balanced scorecard) é um projeto de métricas e controle utilizado por toda a organização.
#22. (CESPE – SERPRO/2013) Considerando que a administração estratégica é o processo contínuo e circular que visa manter a organização como um conjunto integrado ao ambiente, julgue os itens subsequentes, referentes a planejamento estratégico e BSC (balanced scorecard). A visão empresarial de uma organização pode ser monitorada com base em indicadores apropriados que permitam descrever sua evolução financeira, o comportamento dos seus clientes, o desenvolvimento dos seus processos internos e o nível de aprendizado e crescimento da empresa.
#23. (CESPE – ANP/2013) A respeito do balanced score card (BSC), julgue o item subsequente. No BSC, a perspectiva do cliente consiste em identificar e tratar os processos mais críticos para que os objetivos dos acionistas sejam alcançados.
#24. (CESPE – ANP/2013) A respeito do balanced score card (BSC), julgue o item subsequente. Nos modelos tradicionais, as medições de desempenho estão focadas na estrutura produtiva, enquanto que, no BSC, existe a preocupação de criar medidas para avaliar o desempenho do ciclo de inovação, operação e pós-venda, permeando toda a cadeia de valor da organização.
#25. (CESPE – TRE-RJ/2012) No planejamento estratégico de negócio da organização, a ferramenta Balanced Scorecard (BSC) deve ser usada para a formulação preliminar da estratégia, na forma de objetivos e indicadores. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho voltada para a estratégia e administração organizacional (NÃO PARA A CRIAÇÃO DA ESTRATÉGIA), foi desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em 1992. </br>
O BSC também é classificado como um sistema de suporte à decisão, pois objetiva a reunião de elementos-chave para o acompanhamento e cumprimento da estratégia. </br> </br>
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#26. (FUMARC – BDMG/2011) Em relação ao alinhamento estratégico de TI com o negócio e Balanced Scorecard (BSC), analise as seguintes afirmativas: I. O alinhamento estratégico de TI é bidirecional, ou seja, tanto é influenciado pela estratégia de negócio quanto pode influenciá-la. II. O Balanced Scorecard (BSC) permite o alinhamento das iniciativas de TI (projetos, ações e serviços) aos objetivos estratégicos do negócio nas perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento. III. O Mapa Estratégico é uma representação visual das relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos nas quatro perspectivas doBalanced <iscorecard(BSC). Marque a alternativa CORRETA:</iscorecard
#27. (CESPE – ABIN/2010) Julgue o item subsequente , referente à relação entre mapa estratégico e balanced scorecard (BSC). O diagrama abaixo representa um modelo de mapa estratégico.
#28. (CESPE – ABIN/2010) Julgue o item subsequente , referente à relação entre mapa estratégico e balanced scorecard (BSC). Em um mapa estratégico, os indicadores do BSC estabelecem uma relação de causa e efeito entre os vetores e o resultado da estratégia.
#29. (CESPE – ABIN/2010) Julgue o item subsequente , referente à relação entre mapa estratégico e balanced scorecard (BSC). A falta de integração entre as diferentes perspectivas do BSC é um dos fatores que causam prejuízo ao mapa estratégico.
#30. (CESPE – TCU/2015) Um dos aspectos evidenciados pela perspectiva financeira da técnica de planejamento organizacional do BSC (balanced scorecard) é a proposição de valor da empresa para os clientes, seja na produção de resultados esperados quanto a lucratividade, seja em relação à participação da organização no mercado. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
1) Perspectiva Financeira: </br>
Palavra-chave: Resultados. </br>
O principal objetivo de uma empresa é obter retorno do capital investido. A elaboração do BSC deverá funcionar como um estímulo para que as diferentes unidades de negócio estabeleçam objetivos financeiros, sempre de acordo com a estratégia global da organização. Os objetivos e indicadores da perspectiva financeira do BSC devem ser definidos de acordo com a fase em que se encontra a organização e suas unidades de negócio. Esta perspectiva também é chamada de Perspectiva dos Acionistas, em virtude de serem eles os principais interessados na rentabilidade da empresa. </br>
Objetivos: </br>
-
- Portfólio de produtos e serviços competitivos; </br>
-
- Alinhamento da estratégia de negócios e de TI. </br>
Exemplos de indicadores (resultado – lagging) : redução de custos, melhor utilização de ativos, aumento das vendas, entre outros. </br> </br>
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