Juliana Jenny Kolb
Home > Concursos > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais
Teste 1: Contabilidade Pública
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
#1. (CESPE – TCU/2015) Do ponto de vista microeconômico, o resultado economicamente eficiente obtido a partir de um sistema competitivo, sob a análise de equilíbrio geral, ocorre quando há falhas de mercado.
#2. (CESPE – TCU/2015) No exercício de suas atividades de auditoria, o auditor independente, usuário interno da informação contábil, deve pautar-se pelos seguintes princípios éticos: integridade, objetividade, impessoalidade, competência e zelo profissional, confidencialidade e comportamento profissional.
#3. (CESPE – TCU/2015) Cabe à administração da entidade que relata a informação e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança a responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis no caso de auditoria em relatórios contábil-financeiros de propósito geral.
#4. (CESPE – TCU/2015) A lucratividade de uma empresa pode ser avaliada em relação às vendas, aos ativos e ao patrimônio líquido, e, por ser relativa, sua análise independe do setor de atuação da empresa.
#5. (CESPE – TCU/2015) O montante de recursos de longo prazo necessário para financiar a atividade de uma empresa pode ser calculado pela soma da necessidade de investimento em giro com o ativo permanente, índice que também é conhecido como necessidade total de financiamento permanente.
#6. (CESPE – TCU/2015) Quando uma empresa apresenta, por vários exercícios seguidos, crescimento da necessidade de investimento em giro superior ao do capital circulante líquido, ela convive com o denominado efeito tesoura, que é identificado por um crescente saldo de disponível negativo. Esse efeito pode ocorrer por várias razões, como overtrade, desvio de recursos do giro para imobilizações e inflação.
#7. (CESPE – TCU/2015) Como os custos variáveis estão inversamente relacionados com o volume de produção, quanto maior a quantidade produzida, menores serão os custos variáveis totais de produção.
#8. (CESPE – TCU/2015) O custo total unitário pode ser calculado de duas maneiras distintas: somando-se o custo fixo unitário com o custo variável unitário ou dividindo-se o custo total — que é a soma dos custos fixos e dos custos variáveis — pela quantidade produzida.
#9. (CESPE – TCU/2015) O método de custeamento por absorção ou integral consiste na apropriação de todos os custos de produção de forma direta ou indireta aos produtos adquiridos e elaborados ou aos serviços prestados. A adoção desse método apresenta desvantagem relacionada à forma de rateio dos custos comuns ou dos custos indiretos de fabricação, que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva a um segmento, atividade operacional ou produto.
#10. (CESPE – TCU/2015) As operações de crédito compõem a dívida pública, sendo vedada, no último ano de mandato presidencial, a obtenção de operações de crédito por antecipação de receita para o atendimento de insuficiência de caixa.
#11. (CESPE – TCU/2015) Na demonstração das variações patrimoniais, as variações decorrentes da execução orçamentária devem ser elencadas em separado daquelas que independem da execução, tais como a alienação de bens e direitos.
#12. (CESPE – TCU/2015) Os ingressos extraorçamentários, tais como os oriundos de depósitos em caução, têm caráter temporário e representam passivos exigíveis do Estado, sendo sua restituição independente de autorização legislativa.
#13. (CESPE – TCU/2015) O registro do ingresso financeiro resultante da venda à vista de um imóvel de propriedade da União deve ser tratado contabilmente como receita corrente, enquanto o ingresso financeiro decorrente do aluguel a terceiros de imóvel de propriedade da União deve ser tratado como receita de capital.
#14. (CESPE – TCU/2015) Julgue os itens que se seguem, referentes às análises depreendidas do modelo IS-LM. A curva IS descreve as diferentes combinações de produto/renda e taxa de juros que equilibram o mercado de bens e serviços.
#15. (CESPE – TCU/2015) Comentários sobre a conjuntura econômica geral relacionada à entidade, que incluem concorrência nos mercados, atos governamentais e outros fatores exógenos materiais sobre o desempenho de uma companhia, devem ser evidenciados nas notas explicativas.
#16. (CESPE – TCU/2015) Com relação aos conceitos de análise das demonstrações contábeis envolvendo retorno sobre o capital empregado e análise da lucratividade, julgue os itens que se seguem. A alavancagem financeira positiva ocorre quando o custo de capital de terceiros é menor que o retorno sobre o ativo operacional, o que gera ganhos adicionais ao acionista.
#17. (CESPE – TCU/2015) Necessidade total de financiamento permanente (NTFP) é o montante mínimo de passivo permanente (PP) que a empresa deve manter, visando lastrear seus investimentos em giro e fixo assim como estabelecer seu equilíbrio financeiro. Quando o PP superar a NTFP, há indicativos de dificuldades financeiras, que podem ter sido motivadas pelo desajuste entre os prazos maiores dos investimentos (ativos) em relação à maturidade dos passivos.
#18. (CESPE – TCU/2015) Os custos semifixos variam com o nível de produção de bens ou serviços, mas ocorrem, ainda que caiam, mesmo que não ocorra uma produção, como é o caso dos gastos com a conta de energia elétrica da fábrica e a de telefone.
#19. (CESPE – TCU/2015) Calcula-se o custo fixo unitário dividindo-se o custo fixo total pela quantidade produzida. Assim, com o aumento da quantidade produzida, diminui-se o custo fixo unitário.
#20. (CESPE – TCU/2015) As entidades do setor público são abrangidas pelo campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público e devem observar as NBCASP. As entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais devem observar o escopo de forma integral, e as demais entidades do setor público devem observar o escopo de forma parcial, com a finalidade de garantir procedimentos suficientes de prestação de contas.
#21. (CESPE – TCU/2015) Para o fim de registro contábil, o SIAFI somente validará os documentos de entrada de dados que apresentarem eventos que, no todo, completem as partidas dobradas. Como forma de monitorar ações danosas ou fraudulentas, o usuário que ingressar no sistema terá registrado seu cadastro de pessoa física bem como o horário e o terminal de acesso.
#22. (CESPE – TCU/2015) O lançamento contábil da aquisição de veículo a prazo, por um ente público, caracteriza-se como uma variação patrimonial quantitativa por ser de caráter compensatório.
#23. (CESPE – TCU/2015) O EBITDA representa a geração de caixa operacional da empresa, ou seja, o montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, após a subtração do efeito financeiro e de impostos.
#24. (CESPE – TCU/2015) A operação de crédito, que é um exemplo de receita orçamentária não efetiva, constitui fato contábil permutativo, não afetando a situação patrimonial líquida do Estado quando do reconhecimento contábil do crédito.
#25. (CESPE – TCU/2015) O deflator do PIB consiste em uma medida de preço e, por ser calculado pela divisão do PIB nominal pelo PIB real, proporciona informações semelhantes às do índice de preços ao consumidor.
#26. (CESPE – TCU/2015) O aumento da elasticidade de demanda de determinado mercado limita o potencial do poder de monopólio de cada um de seus produtores.
#27. (CESPE – TCU/2015) Compete ao conselho fiscal examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar, analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaborados periodicamente pela companhia e opinar sobre o relatório anual da administração.
#28. (CESPE – TCU/2015) Se os objetivos de uma companhia brasileira de capital aberto (S.A.) incluírem a exploração de serviços de energia elétrica, um dos principais usuários da informação contábil dessa sociedade será a Agência Nacional de Energia Elétrica.
#29. Uma companhia aérea que se comprometer a conceder viagens gratuitas aos clientes cadastrados em seu programa de milhagem deverá contabilizar uma provisão no momento em que as receitas de passagens aéreas forem reconhecidas.
#30. (CESPE – TCU/2015) Para fins de análise do capital de giro, as contas do ativo e do passivo podem ser divididas em financeiras, cíclicas e permanentes. Por meio dessa divisão e pela análise dos elementos patrimoniais da empresa, são identificados os prazos operacionais, o volume de recursos permanentes (longo prazo) que financia o giro e as necessidades de investimento operacional.