Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Língua Portuguesa > Questões Gerais > Questões Crase
Materiais de Estudo disponíveis
Teste 1: Crase (CESPE)
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
#1. (CESPE – TCU/2015) O emprego do sinal indicativo de crase no trecho “somadas à compilação de costumes tradicionais” (l.24) é facultativo, razão por que sua supressão não acarretaria prejuízo para o sentido nem para a correção do período.
#2. (CESPE – DPU/2016) No trecho “respostas às demandas” (L.20), o emprego do sinal indicativo de crase justifica-se pela regência do substantivo “respostas”, que exige complemento antecedido da preposição a, e pela presença de artigo feminino plural que determina “demandas”.
#3. (CESPE – DPU/2016) No trecho “Anteriormente à primeira Constituição pátria” (l.4), o emprego do acento indicativo de crase é facultativo.
#4. (CESPE – DPU/2016) A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se empregasse o sinal indicativo de crase no vocábulo “a” em “dá suporte a exigências recíprocas” (l.20).
#5. (CESPE – DEPEN/2015) Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o sinal indicativo de crase poderia ser eliminado em ambas as ocorrências no trecho “voltados à recuperação e à reinserção social” (R. 6 e 7).
#6. (CESPE – MPU/2015) Nas linhas 21 e 22, o emprego do sinal indicativo de crase em “às diferentes” justifica–se pela regência de “desrespeito”, que exige complemento antecedido da preposição a, e pela presença de artigo feminino plural antes de “diferentes”.
#7. (CESPE – DEPEN/2015) No trecho “refere-se tão somente à liberdade de ir e vir” (L.6), o emprego do sinal indicativo de crase deve-se ao fato de a locução “tão somente” exigir complemento antecedido pela preposição a.
#8. (CESPE – MPU/2015) O emprego do sinal indicativo de crase em “à luz da tradição iluminista” (l.2) é facultativo, ou seja, a sua retirada não prejudicaria a correção gramatical nem o sentido original do texto.
#9. (CESPE – Caixa/2014) A correção gramatical e o sentido original do período “ Áreas desenvolvidas (…) às em desenvolvimento“ (l3-5) seriam preservados, caso se eliminasse, nesse período, o sinal indicativo de crase.
#10. (IESES – CEGÁS/2017) Releia o segundo parágrafo: Há um uso regido pela gramática normativa que estabelece regras. Às vezes, elas são divertidas. Por exemplo: existe uma parte da gramática que trata da produção oral das palavras, ou seja, como pronunciar ou onde cairia a sílaba tônica de cada termo. Você tem dúvida, por exemplo, deve-se dizer rubrica ou rúbrica? Esse setor da gramática resolve. Sobre os recursos de construção desse parágrafo, analise com atenção as proposições a seguir. Depois, assinale a alternativa que contenha conclusão correta sobre as mesmas. I. A forma “há” do verbo haver é impessoal, pois não tem sujeito claro no período em que aparece. II. A crase presente em “às vezes” justifica-se pelo fato de haver a presença de artigo mais preposição, exigida pela regência do verbo, diante de palavra feminina. III. A palavra “rubrica” tem apenas uma forma correta para ser escrita, que é a paroxítona. IV. Em: ”você tem dúvida, por exemplo, deve-se dizer rubrica ou rúbrica” o autor utilizou corretamente pela colocação do pronome em próclise, pois a vírgula obriga que essa seja a forma correta de acordo com a norma padrão.