Teste 1: Desenvolvimento Ágil

Juliana Jenny Kolb

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Teste 1: Desenvolvimento Ágil

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

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#1. (CESGRANRIO – 2010 – IBGE) O XP (Extreme Programming) usa uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento predileto. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
I – A atividade de Codificação começa com a criação de um conjunto de histórias que descreve as características e as funcionalidades requeridas para o software a ser construído.
II – O XP encoraja o uso de cartões CRC (ClassResponsibility-Colaborator) como um mecanismo efetivo para raciocinar sobre o software no contexto orientado a objetos.
III – O XP emprega a técnica de refectoring na codificação, mas desaconselha a utilização da programação por pares.
IV – A criação de testes unitários antes da codificação começar é uma prática do XP.
V – Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projeto.
Estão corretas APENAS as afirmativas
? O XP recomenda que depois que as histórias forem elaboradas e o trabalho preliminar de projeto for feito, a equipe não avance para o código, mas, em vez disso, desenvolva uma série de testes unitários que exercitarão cada uma das histórias que devem ser incluídas na versão atual (incremento de software). O XP encoraja o uso de cartões CRC como um mecanismo eficaz para pensar sobre o software em um contexto orientado a objetos. Um conceito-chave durante a atividade de codificação é a programação em pares. O XP recomenda que duas pessoas trabalhem juntas em uma estação de trabalho para criar o código correspondente a uma história, “duas cabeças pensam melhor do que apenas uma”. Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projeto.

#2. (CESPE – 2013 – TCE-RO) No método XP (eXtreming programming), os sistemas são concebidos a partir de uma metáfora e descritos em estórias do usuário. Esse método busca facilitar a comunicação com o cliente, entendendo a realidade deste e guiando o desenvolvimento com o uso de estória simples. ? A atividade de planejamento começa com a criação de um conjunto de histórias que descrevem as características e funcionalidades requeridas para o software a ser construído. Cada história é descrita pelo cliente e é colocada em um cartão de indexação. O cliente atribui um valor para a história, com base no valor de negócio global da característica ou da função. Membros da equipe XP avaliam cada história e lhe atribuem um custo (medido em semanas de desenvolvimento). O Projeto XP segue rigorosamente o princípio KIS (keep it simple, ou seja, preserve a simplicidade). O XP recomenda que depois que as histórias forem elaboradas e o trabalho preliminar de projeto for feito, a equipe não avance para o código, mas, em vez disso, desenvolva uma série de testes unitários que exercitarão cada uma das histórias que devem ser incluídas na versão atual (incremento de software). Uma vez criados os testes unitários, o desenvolvedor está preparado para focalizar o que precisa ser feito.

#3. (CESPE – 2013 – TCE-RO) Na metodologia Scrum, a equipe trabalha nos processos e não há cargos na equipe. Como um dos papéis necessários, o Scrum master deve garantir que o processo seja entendido e atuar como facilitador para ajudar a equipe. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O Scrum Master serve a Equipe de Desenvolvimento de várias formas, incluindo: </br>

•    orientar a Equipe de Desenvolvimento na sua auto organização e multidisciplinaridade; </br>

•    ensinar ou liderar a Equipe de Desenvolvimento para criar um produto de alto valor; </br>

•    Remover impedimentos para o progresso da equipe de desenvolvimento; </br>

•    Facilitar os eventos do Scrum quando solicitado ou necessário; </br>

•    Orientar a Equipe de Desenvolvimento no ambiente organizacional no qual o Scrum ainda não é amplamente adotado e compreendido.  </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  SCRUM ( )

#4. (FCC – 2011 – INFRAERO) Para gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software, que utiliza a metodologia ágil XP, ? Um conceito-chave durante a atividade de codificação é a programação em pares. O XP recomenda que duas pessoas trabalhem juntas em uma estação de trabalho para criar o código correspondente a uma história, “duas cabeças pensam melhor do que apenas uma”.

#5. (FCC – INFRAERO/2011) Em relação às regras do Scrum, é INCORRETO afirmar:

#6. (CESPE – ANATEL/2009) Entre as metodologias de desenvolvimento de software atualmente empregadas destacam-se as abordagens embasadas no modelo unificado e as abordagens ágeis. O uso das técnicas de test-driven design, refactoring, design patterns e pair programming é, entre os modelos acima, maior nas abordagens do modelo unificado. Por outro lado, o uso de ferramentas CASE-UML é mais comum nas abordagens ágeis.

#7. (CESPE – TCU/2015) O método para a implantação de mudanças denominado Kanban não prevê papéis nem cerimônias específicas.

#8. (CESPE – TRE-TO/2017) Assinale a opção que apresenta um recurso da metodologia ágil Scrum utilizado para representar o progresso diário de um projeto.

#9. (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017)  Um Analista Judiciário está trabalhando no primeiro projeto utilizando a metodologia Scrum de um Tribunal. Ao assumir o papel de Scrum Master, dentre as suas funções está

#10. (CONSULPLAN – TRE-RJ/2017)  Scrum é considerado um método ágil geral, mas, ao invés das abordagens técnicas tradicionais específicas da engenharia de software, seu foco está no gerenciamento do desenvolvimento iterativo. Ele não prescreve o uso de práticas de programação, como programação em pares e desenvolvimento test-first, mas pode ser utilizado com abordagens ágeis mais técnicas, como XP, para fornecer um framework de gerenciamento do projeto. O ciclo Sprint, do scrum, pode ser resumido em quatro passos; assinale-os.

#11. (FUNCERN – IF-RN/2017) Scrum é uma metodologia ágil usada para gerenciamento e planejamento de projetos de software. 
 Essa metodologia define alguns perfis, como

#12. (FCC – DPE-RS/2017) Considere que um sistema está sendo desenvolvimento na Defensoria Pública e algumas das práticas adotadas são listadas a seguir: 
− O Time de Desenvolvimento funciona de forma auto-organizada, sendo composto por profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão do sistema que seja funcional e que incrementa o produto “Pronto” ao final de cada sprint. Somente quem integra o Time de Desenvolvimento cria incrementos. 
− Para desenvolver o sistema podem ser criadas várias sprints. Cada sprint é uma iteração que segue o ciclo PDCA. Ao final de cada sprint bem sucedida o time terá produzido um incremento potencialmente integrável, ou seja, com qualidade, testado, completo e pronto, por isso são realizadas reuniões de planejamento para definir a meta de cada sprint. 
− O desenvolvedor escreve um teste que falha, faz este teste passar da maneira mais simples possível e, por fim, refatora o código. Esta prática visa a criação de código limpo, atuando como uma ferramenta de apoio na qualidade do desenvolvimento de sistema. 
Um Técnico em Informática afirma, corretamente, que

#13. (FCC – DPE-RS/2017) Considere que uma Analista está participando de um projeto sendo desenvolvido na Defensoria Pública com base nas práticas SCRUM. Ela faz parte do Time de Desenvolvimento, que foi estruturado e autorizado pela Defensoria para organizar e gerenciar seu próprio trabalho. Como parte integrante do Time de Desenvolvimento, uma situação envolvendo a Analista, que respeita as regras do SCRUM, é apresentada em:

#14. (CETRO – AMAZUL/2015) Assinale a alternativa que não apresenta um princípio/ valor da metodologia de desenvolvimento de software XP (Extreme Programming).

#15. (FCC – TRE-PR/2017) Considere que um Analista Judiciário é membro do Time Scrum e está participando de uma reunião de 4 horas, na qual ocorrem as atividades: 
− O Product Owner esclarece quais itens do Backlog do Produto ficaram e quais não ficaram “Prontos”. 
− O Time de Desenvolvimento discute o que foi bem, quais problemas ocorreram dentro da Sprint e como estes problemas foram resolvidos. 
− O Time de Desenvolvimento demonstra o trabalho que está “Pronto” e responde as questões sobre o incremento. 
− O Product Owner apresenta o Backlog do Produto tal como está e, se necessário, projeta as prováveis datas de conclusão baseado no progresso até a data. 
− É feita uma análise da linha do tempo, orçamento, potenciais capacidades e mercado para a próxima versão esperada do produto. 
O Analista está participando da Reunião 

#16. (FCC – TRE-PR/2017)  Na etapa inicial do método MAgil estão previstas as atividades ilustradas no diagrama abaixo. 
  
  De acordo com as práticas Scrum, o 

#17. (FCC – TRE-PR/2017)  A etapa “Elicitar Requisitos” do método MAgil objetiva identificar, detalhar, documentar e fazer o gerenciamento dos requisitos que compõem os itens da Sprint, conforme os padrões de modelagem do projeto ou do Time Scrum. Dentre as entradas desta etapa encontram-se: 
− Visão do produto. 
− Itens da Sprint. 
− Entrevistas, brainstorming, questionários. 
− Ferramentas e modelos de documentos. 
Na técnica de Elicitação de Requisitos 

#18. (FUNCAB – CREA-AC/2016) Uma equipe de desenvolvimento está utilizando o SCRUM como modelo de desenvolvimento ágil. Nesse caso, o componente desse modelo que representa a visão geral do produto, definindo o que deve ser feito, assim como suas prioridades e a ordem em que deve ser realizado, é o:

#19. (CESPE – TRE-BA/2017)  A reunião de planejamento da sprint do Scrum é o evento em que

#20. (FUNCAB – CREA-AC/2016) No método de desenvolvimento de sistemas ágil denominado Método de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos, ou DSDM, o ciclo interativo de Iteração de Modelos Funcionais é aquele no qual se:

#21. (CESPE – TRE-BA/2017) Considerando uma situação hipotética com o uso da XP (eXtreme Programming) concomitante com Scrum em um projeto de desenvolvimento de software em uma organização, julgue os seguintes itens. 
I É viável a utilização do TDD (Test Driven Development) na fase de sprint, de modo que se escreva o teste automático antes da codificação. 
II O princípio da integração contínua da XP deve ser utilizado especificamente na retrospectiva da sprint com vistas a integrar a equipe scrum. 
III Integrantes da equipe scrum podem realizar a programação do código em pares, o que proporciona, entre outras vantagens, o nivelamento de conhecimento da equipe. 
IV O conceito de requisito “pronto” continuaria válido, contudo, inviabilizaria o refactoring, pois é proibitivo inserir o mesmo item (requisito) em várias sprints. 
Estão certos apenas os itens

#22. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017)  Com relação aos elementos do Scrum, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.  
 1. Sprint. 
 2. Scrum Diária. 
 3. Revisão da Sprint. 
 4. Retrospectiva da Sprint. 
 ( ) Reunião para inspeção das novas funcionalidades implementadas. 
 ( ) Reunião com foco no aprimoramento do processo. 
 ( ) Reunião de 15 minutos para identificação dos impedimentos. 
 ( ) Ciclo completo de desenvolvimento de duração fixa que, ao final, resulta em um incremento de produto. 
 Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo

#23. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Uma das características do método XP é o uso de um modo de desenvolvimento orientado a testes frequentes, o que garante a entrega de uma única versão do sistema inteiro, testado e validado.

#24. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) No TDD, o refatoramento do código deve ser realizado antes de se escrever a aplicação que deve ser testada.

#25. (VUNESP – TCE-SP/2015) No Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD), os casos de teste que definem o recurso a ser implementado devem ser elaborados

#26. (FCC – 2014 – TRF – 3ª REGIÃO) Os modelos ágeis de desenvolvimento de software têm menos ênfase nas definições de atividades e mais ênfase na pragmática e nos fatores humanos do desenvolvimento. Um destes modelos enfatiza o uso de orientação a objetos e possui apenas duas grandes fases: 1 − Concepção e Planejamento e 2 − Construção. A fase de Concepção e Planejamento possui três disciplinas (chamadas de processos): Desenvolver Modelo Abrangente, Construir Lista de Funcionalidades e Planejar por funcionalidade. Já a fase de Construção incorpora duas disciplinas (processos): Detalhar por Funcionalidade e Construir por Funcionalidade. Já a fase de Construção incorpora duas disciplinas (processos): Detalhar por Funcionalidade e Construir por Funcionalidade.
O texto acima apresenta a metodologia ágil conhecida como ? O Feature-Driven Development (FDD) ou Desenvolvimento Orientado a Funcionalidades é uma metodologia ágil que consiste em: - desenhar um protótipo do produto; - montar uma lista de funcionalidades desse produto; - planejar e desenvolver por funcionalidade.

#27. (FCC – 2014 – TRF – 3ª REGIÃO) Scrum é um modelo utilizado no desenvolvimento ágil de software. No Scrum um dos conceitos mais importantes é o sprint, que consiste em um ciclo de desenvolvimento que, em geral, vai de duas semanas a um mês.
No início de cada sprint é feito um …… I , no qual a equipe prioriza os elementos do ……II a serem implementados e transfere esses elementos para o ……III , ou seja, a lista de funcionalidades a serem implementadas no ciclo que se inicia. A equipe se compromete a desenvolver as funcionalidades e o ……IV se compromete a não trazer novas funcionalidades durante o mesmo sprint.
As lacunas I, II, III e IV são preenchidas, correta e respectivamente, por

#28. (CESPE – 2013 – INPI) No Scrum, o Product Owner (PO) é responsável por definir a visão do produto e remover os impedimentos, enquanto o Scrum Master (SM) é responsável por elaborar e manter o Product Backlog, bem como por ajudar o PO a executar suas atividades diárias. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O Dono do Produto  (PO) é responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho da equipe de desenvolvimento. O Dono do Produto é a única pessoa responsável por gerenciar o backlog do produto. O Scrum Master serve a Equipe de Desenvolvimento de várias formas, incluindo: •    orientar a Equipe de Desenvolvimento na sua auto organização e multidisciplinaridade; •    ensinar ou liderar a Equipe de Desenvolvimento para criar um produto de alto valor; •    Remover impedimentos para o progresso da equipe de desenvolvimento; •    Facilitar os eventos do Scrum quando solicitado ou necessário; •    Orientar a Equipe de Desenvolvimento no ambiente organizacional no qual o Scrum ainda não é amplamente adotado e compreendido. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  SCRUM ( )

#29. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O SCRUM tem uma adoção bastante significativa na indústria de desenvolvimento de software e procura viabilizar que pessoas possam tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com mais alto valor possível. Avalie as seguintes afirmações:  
 I. Segundo o Guia do Scrum, mantido pelos autores Ken Schwaber e Jeff Sutherland (2016), o Scrum é um processo ágil de desenvolvimento de software que integra eventos, papéis e artefatos, sendo originado a partir do empirismo e contempla os seguintes pilares: transparência, inspeção e restrospectiva. 
 II. Nas abordagens de desenvolvimento ágeis, o conceito de pronto é utilizado para definir o entendimento comum sobre um item de backlog, ou um incremento, e representa o entendimento compartilhado e homogêneo entre todos os times Scrum do que significa o trabalho estar completo, assegurando a transparência. 
 III. A reunião diária do Scrum é um evento de tempo fixo para que o Time de Desenvolvimento possa sincronizar as atividades e criar um plano de curto prazo. O objetivo é inspecionar o trabalho desde a última reunião e prever o trabalho a ser feito antes da próxima reunião. O Scrum Master deve assegurar que a reunião ocorra e que seja mantida no tempo, mas o time de Desenvolvimento é responsável pela sua condução. 
 É CORRETO apenas o que se afirma em

#30. (CESPE – TRE-PI/2016) O TDD (test driven development)

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