Juliana Jenny Kolb
Home > Concursos > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Língua Portuguesa > Questões Frase, Oração e Período – Coordenação e subordinação
Materiais de Estudo Disponíveis
Apostila on-line |
Teste 1: Frase, Oração e Período – Coordenação e subordinação
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (CESPE – TRE-PE/2017) No texto CG3A1AAA, a locução “uma vez que” (l.28) introduz no período em que ocorre uma ideia de
#2. (IADES – Fundação Hemocentro de Brasília – DF/2017) Considerando como referência as classes de palavras e as relações sintáticas que constituem o período “‘É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente.’” (linhas de 23 a 26), assinale a alternativa correta.
#3. (FAUEL – PROAMUSEP/2017) Assinale a alternativa abaixo que apresenta uma Oração Coordenada Adversativa: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Oração Coordenada Adversativa </br> </br>
Os conectivos que coordenam as orações adversativas são: e, mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.
Exemplo: Eles queriam sair, porém estava chovendo. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Orações Coordenadas ( )
#4. (IBADE – SEJUDH – MT/2017) Sobre a oração destacada em “As primeiras palavras foram pronunciadas para exprimir o QUE NÃO VEMOS” é correto afirmar que:
#5. (UFPA – UFPA/2017) As orações destacadas no trecho “Acontece, entretanto, que esse computador ‘que é o corpo humano’ tem uma peculiaridade ‘que o diferencia dos outros’: o seu hardware, o corpo, é sensível às coisas ‘que o seu software produz’. Pois não é isso que acontece conosco? Ouvimos uma música e choramos. Lemos os poemas eróticos do Drummond e o corpo fica excitado.” (linhas 41 a 44) são
#6. (UFPA – UFPA/2017) A oração destacada no trecho “Pois foi isso que aconteceu com aquelas pessoas que citei no princípio: a música ‘que saía do seu software’ era tão bonita que o seu hardware não suportou.” (linhas 47 e 48)
#7. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Assinale a alternativa correta em relação à classificação das orações.
#8. (IBADE – Prefeitura de Rio Branco – AC/2017) Sobre o segmento “Dez minutos depois, chegou lá e viu que se tratava de um lampião.” é correto afirmar que:
#9. (IBADE – Prefeitura de Rio Branco – AC/2017) Pode-se afirmar que a oração destacada em “Quando viu Lúcia, ficou tão espantado QUE DEIXOU CAIR OS EMBRULHOS.” é subordinada:
#10. (FURB – ISSBLU/2015) Escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas: ( ) A crase é facultativa em “O jovem monge instala […] o velhíssimo velhinho junto a uma mesa imensa […]” (segundo parágrafo). ( ) No sétimo parágrafo, pode-se substituir a expressão “para a” por “à”: “[…] trabalhando mais do que seria necessário à nossa dignidade […]”. ( ) Há uma oração explicativa em “[…] toque essa sineta que eu venho acudi-lo.” ( ) Em “O monge centenário chora e repete certas palavras que o moço custa a entender:”, o período é composto por coordenação e por subordinação. ( ) As palavras “portinhola”, “historinha”, “livrão” e “dignidade” foram empregadas no texto em sentido figurado.
#11. (IF-ES – IF-ES/2016) Atente às considerações acerca do texto: I) O pronome “nós” (linha 14) recebe acento gráfico por ser uma caso de acento diferencial, que distingue de seu homônimo átono “nos”, regra essa contemplada no Novo Acordo Ortográfico em vigor no Brasil. II) No trecho “Há referências a paixões de europeus por índias […]”, tem-se um caso de verbo impessoal, o que justifica sua flexão no singular. III) Em “à superioridade ativa dos machos”, o acento grave foi utilizado por se tratar de uma exigência da regência verbal. IV) A conjunção coordenativa empregada no trecho “[…] e vieram as órfãs […]” tem o mesmo valor semântico da empregada neste outro: “[…] e para o ranger dos catres […]”. V) No trecho “[…] das quais temos quase sempre apenas um nome vago […]”, tem-se um pronome relativo aglutinado a uma preposição, exercendo função coesiva na retomada do termo “mulheres de antigamente”. Estão CORRETAS as declarações feitas em
#12. (IBADE – Prefeitura de Rio Branco – AC/2017) A oração “Negro e branco designam, portanto, categorias essencialmente políticas” é coordenada:
#13. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Assinale a alternativa correta em relação à classificação das orações.
#14. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Em relação ao excerto “Alguns links eu abriria, mas sem usurpar excessivamente o tempo dedicado à leitura do jornal, que acontece depois, enquanto tomo meu café.”, assinale a alternativa correta.
#15. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Orações coordenadas sindéticas adversativas e orações subordinadas adverbiais concessivas têm uma estrutura diferente, mas apresentam sentido semelhante. Considerando o exposto, assinale a alternativa em que a reescrita do período “Como esperado, pessoas que estavam sozinhas disseram ter expectativas menores para a visita, mas o resultado final foi bem diferente das previsões” está correta gramaticalmente.
#16. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Assinale a alternativa correta em relação à classificação das orações.
#17. (CESPE – SEDF/2017) Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item. O primeiro parágrafo do texto é um período composto por orações coordenadas.
#18. (FCM – IF-RJ/2017) No trecho: “Ainda que estimativas sejam incertas, parece claro que estamos marchando resolutamente em direção a um ponto de saturação, no qual nossas práticas de extração e de exploração do solo e a demanda de uma população crescente e com afluência maior irão exaurir os recursos planetários.”, a oração grifada é sintaticamente classificada de oração subordinada adverbial
#19. (UFMT – POLITEC-MT/2017) Atenas, na Grécia Antiga, abrigou a primeira sociedade a acreditar em que a liberdade de expressão era essencial ao bom governo. Mais de 2.500 anos atrás, qualquer cidadão ateniense podia falar livremente à assembleia reunida perto da Acrópole. Todos ouviam. Decisões coletivas eram tomadas por meio do debate aberto e de argumentos racionais, no regime chamado de “democracia”. Não é à toa que, em grego antigo, discurso e razão são a mesma palavra logos, de onde derivaram a lógica e o racionalismo. Hoje, a liberdade de expressão não é um conceito uniforme. Mesmo as sociedades ocidentais, tidas como livres, a interpretam de modos distintos. As mesmas manifestações contra etnias ou culturas podem ser proibidas na Europa, mas permitidas nos Estados Unidos. A internet encurtou as distâncias, tornou mais agudos os dilemas — e mais urgentes as escolhas relativas à liberdade de expressão. À medida que governos e corporações digitais estabelecem controles sobre a informação, esvai-se o ideal da grande praça que traria, nos moldes atenienses, liberdade, democracia e racionalidade a bilhões de conectados. No último período do texto, o conector “À medida que” estabelece qual relação de sentido com a oração seguinte? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Proporção </br>
Correto -> Oração Subordinada Adverbial Proporcional – Exprime proporção entre as orações: principal e subordinada. Exemplo: À medida que o tempo passa, a chuva aumenta. </br> </br>
Finalidade </br>
Errado -> Oração Subordinada Adverbial Final – Exprime finalidade. Exemplo: Todos trabalham para que possam vencer. </br> </br>
Consequência </br>
Errado -> Oração Subordinada Adverbial Consecutiva – exprime a consequência referente a oração principal. Exemplo: Gritei tanto, que fiquei sem voz. </br> </br>
Concessão </br>
Errado -> Oração Subordinada Adverbial Concessiva – Indica permissão (concessão) entre as orações. Exemplo: Alguns se retiraram da reunião apesar de não terem terminado a exposição. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Orações Subordinadas ( )
#20. (INAZ do Pará – DPE-PR/2017) No fragmento “Conheci uma mulher cujo filho de 14 anos queria um par de tênis de marca.”, a oração em destaque é classificada como:
Correto: </br> </br>
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: restringe a significação de seu antecedente. </br>
-> “Conheci uma mulher cujo filho de 14 anos …” não é qualquer mulher, é a mulher cujo o filho de 14 anos … </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Orações Subordinadas ( )
#21. (COMPERVE – MPE-RN/2017) Considere os períodos: Tais dispositivos mostram que o modelo representativo de democracia é insuficiente para realizar o projeto constitucional. Para atender (1) a essa missão, é urgente engajar (2) a sociedade civil, por meio de mecanismos de participação e controle social. Os verbos destacados constituem núcleos de orações as quais apresentam valor de
#22. (CS-UFG – CELG/GT-GO/2017) No trecho “Mas falta gente, somos carentes de pessoal capacitado”, a vírgula cumpre a função de estabelecer entre os dois enunciados uma relação: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Relação de Causa: </br> </br>
A vírgula exprime causa (já que, pois, uma vez que).