Teste 1: Gerenciamento de Projetos – PMBok

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões PMBok

Teste 1: Gerenciamento de Projetos – PMBok

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (VUNESP – TCE-SP/2015) No PMBOK 5a edição, há um grupo de processos composto por processos que visam definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto, tendo ainda como função obter autorização para esse projeto ou fase. Tal grupo de processos é

#2. (VUNESP – TCE-SP/2015) A área de conhecimento do PMBOK 5a edição, Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto, tem seus processos inseridos nos grupos de processos

#3. (FCC – INFRAERO/2011) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os cinco grupos de processos da Gerência de Projetos propostos pelo PMBOK.

#4. (FCC – INFRAERO/2011) No tocante à abrangência do escopo, na sequência do mais reduzido e específico para o mais abrangente e alinhado à estratégia da organização, encontram-se os processos de gerenciamento de

#5. (FCC – INFRAERO/2011) Os escritórios de gerenciamento de projetos (PMO) podem ser de
I. esfera departamental para apoio a diversos projetos simultâneos.
II. gestão dos projetos interdepartamentais.
III. planejamento estratégico dos projetos e gestão do conhecimento empresarial.
IV. projeto específico separado das operações da empresa.
Um escritório de projeto corporativo atua em

#6. (FCC – INFRAERO/2011) O Termo de Abertura do Projeto é a saída do processo “Desenvolver o termo de abertura do projeto”, que está vinculado no PMBOK à uma área de conhecimento denominada

#7. (FCC – INFRAERO/2011) Segundo o PMBOK, o resultado “Atualizações do registro dos riscos” NÃO é uma saída do processo:

#8. (FCC – INFRAERO/2011) O PMBOK (4a edição) contém 42 processos de gerenciamento de um projeto, indicando também os 5 grupos em que os processos se distribuem, e as respectivas áreas de conhecimento associadas a cada um. Nesse contexto, é correto afirmar:

#9. (FCC – INFRAERO/2011) Estratégia, estrutura organizacional e processos administrativos são os fatores que compatibilizam a arquitetura organizacional. No contexto da estrutura organizacional, considere:
I. As unidades de trabalho são os projetos.
II. Os órgãos permanentes atuam como prestadores de serviços nos projetos.
III. A organização de cada projeto é temporária.
IV. É a forma efetiva para conseguir resultados em projetos ou problemas complexos.
V. É uma estrutura multidimensional.
Os itens I, II, III, IV e V referem-se, tipicamente, às propriedades das estruturas

#10. (FCC – SEFAZ/SP/2013) Diante de um risco, pode-se tomar 4 tipos de ação:
Evitar: Tomar uma ação para evitar totalmente um risco. Exemplo I.
Transferir: Pode-se transferir o risco para um terceiro. Exemplo II.
Mitigar: Tomar ações para minimizar riscos. Exemplo III.
Aceitar: Existem alguns riscos que são tão caros de serem combatidos que vale mais a pena aceitar o risco e ter um plano B caso o mesmo ocorra. Exemplo IV.
O tipo de ação e o exemplo estão INCORRETAMENTE associados em:

#11. (CESPE – SERPRO/2013) A estimativa dos custos é o processo mediante o qual são agregados custos de atividades individuais ou pacotes de trabalho, inclusive os estimados, e é estabelecida uma linha de base autorizada dos custos, a qual poderá subsidiar decisões sobre mudanças desses custos.

#12. (CESPE – SERPRO/2013) A natureza temporária do projeto implica a existência de início e término definidos para o projeto e que o seu término seja alcançado mesmo quando se concluir que os objetivos definidos não serão ou não poderão ser atingidos.

#13. (CESPE – SERPRO/2013) Todos os projetos podem ser mapeados mediante a estrutura de ciclo de vida, que compreende o início, a organização, a preparação, a execução e o encerramento do projeto.

#14. (CESPE – SERPRO/2013) A criação da estrutura analítica do projeto é um processo executado pela área de integração durante a fase de planejamento, logo após a realização do processo de coleta dos requisitos.

#15. (CESPE – SERPRO/2013) Em um projeto, as fases são as subdivisões que podem ser executadas de forma sequencial ou em paralelo. Caso se adote o gerenciamento em paralelo, as fases são equivalentes aos grupos de projetos.

#16. (CESPE – SERPRO/2013) O processo referente ao encerramento de projeto ou fase compõe a área de integração do projeto e tem por objetivo finalizar formalmente o projeto ou a fase, enquanto o processo relativo ao desenvolvimento do termo de abertura do projeto compõe a área de escopo e tem por objetivo autorizar o início do projeto ou de uma fase.

#17. (CESPE – SERPRO/2013) O plano de gerenciamento de requisitos consiste em uma saída do processo de coleta de requisitos, e a documentação de requisitos consiste em uma entrada do processo de verificação do escopo.

#18. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) O processo denominado realizar o controle integrado de mudanças pertence ao grupo de processos de monitoramento e controle. Esse processo tem como objetivo realizar a avaliação de solicitações de mudanças e a aprovação dessas mudanças nas entregas planejadas, nos documentos e no plano de gerenciamento do projeto, excetuando-se os ativos de processos organizacionais.

#19. (CESPE – SERPRO/2013) No processo de sequenciamento das atividades, é possível empregar tempo de antecipação e tempo de espera entre as atividades durante a identificação e a documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto, por meio de relações lógicas, nas quais são identificadas as atividades predecessoras e sucessoras.

#20. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Tanto o processo mobilizar a equipe do projeto quanto o processo desenvolver a equipe do projeto possuem como entrada o plano de gerenciamento de projeto e, como saída, as possíveis atualizações nesse plano.

#21. (CESPE – SERPRO/2013) A estimativa dos recursos da atividade é um processo de recursos humanos cujo objetivo é estimar os tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos necessários à realização da atividade.

#22. (CESPE – SERPRO/2013) No gerenciamento de riscos de projeto, o planejamento das respostas aos riscos inclui as estratégias de compartilhamento e melhoramento, as quais se referem, respectivamente, à alocação, integral ou parcial, da propriedade da oportunidade e ao aumento da probabilidade do impacto de uma oportunidade.

#23. (FUNCAB – SESACRE/2014) No gerenciamento de projetos segundo o PMBOK, é uma ferramenta utilizada no processo de planejar o gerenciamento de recursos humanos do projeto:

#24. (FUNCAB – SESACRE/2014) Segundo o PMBOK, no ciclo de vida de um projeto há uma fase que tem uma maior duração em relação ao esforço desprendido no projeto. Essa fase é conhecida como:

#25. (CESPE – BACEN/2013) Em uma organização de matriz fraca, o gerente de projetos e o gerente funcional compartilham igualmente o poder.

#26. (CESPE – SERPRO/2013) Na área de aquisições, os processos de planejamento, realização, administração e encerramento de aquisições interagem entre si, mas não interagem com processos de outras áreas.

#27. (CESPE – SERPRO/2013) Na execução do processo garantia da qualidade, promove-se a auditoria dos requisitos de qualidade, com vistas a garantir que sejam usados os padrões de qualidade e as definições operacionais apropriadas, conforme a ISO/IEC 9001:2000.

#28. (CESPE – SERPRO/2013) O gerenciamento das expectativas das partes interessadas é um processo do grupo de iniciação da área de recursos humanos cujo objetivo é promover a interação entre as partes interessadas, atendendo às suas necessidades, e solucionar os problemas à medida que ocorrerem.

#29. (CESPE – SERPRO/2013) Monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo mediante o qual se acompanha o desempenho de membros da equipe, se fornece feedback, se resolvem questões e se gerenciam mudanças, com o objetivo de otimizar o desempenho do projeto e averiguar se o trabalho realizado está de acordo com os objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto.

#30. (CESPE – SERPRO/2013) A garantia da qualidade e o controle da qualidade são processos compreendidos no monitoramento e controle de um projeto. O primeiro processo abrange o monitoramento e o registro dos resultados da execução e o segundo, a auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições de controle da qualidade.

Ver Resultado

 

Deixe uma resposta