Teste 1: Lei 9.394 de 1996

Juliana Jenny Kolb

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Teste 1: Lei 9.394 de 1996

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

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#1. (IF-SP – IF-SP/2012) Assinale a alternativa que apresenta uma determinação decorrente da alteração dada pela Lei nº 11.274/2006 à atual Lei nº 9.394/96, e que diz respeito aos tempos e idades escolares na educação básica.

#2. (IF-SP – IF-SP/2012) A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) estabelece que o currículo do ensino fundamental e médio deve incluir:

#3. (IF-SP – IF-SP/2012) Sobre a educação física no currículo escolar, é correto afirmar que:

#4. (IF-SP – IF-SP/2012) Assinale a alternativa que traz uma afirmação correta quanto ao disposto no artigo 7º da Lei nº 9.394/96, que prevê liberdade de ensino à iniciativa privada desde que, entre outras exigências, as instituições ofertantes possuam capacidade de autofinanciamento.

#5. (IF-SP – IF-SP/2012) Assinale a alternativa que traz uma afirmação verdadeira sobre a educação profissional e tecnológica, conforme prevista na Lei nº 9.394/96.

#6. (IF-SP – IF-SP/2012) A autonomia universitária conferida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) permite:

#7. (EXATUS – CEFET-RJ/2010) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n º. 9.394 de 20 de dezembro de 1996) estabelece que a educação escolar pública, dever do Estado, será efetivada mediante a garantia de:
I – ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
II – atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
III – oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
IV – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 10 (anos) anos de idade.
Assinale a alternativa correta:

#8. (IADES – SEAP/2014) No que se refere à relação entre a Lei nr 9.394/1996 e a avaliação da aprendizagem como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino, assinale a alternativa correta.

#9. (IADES – SEAP/2014) O termo políticas públicas tem sua etimologia nas expressões politiká, do grego, e publicus, do latim, e tem grande importância para as várias áreas da vida cotidiana da população. Acerca das principais políticas públicas de educação em vigência, contemporaneamente, no país, assinale a alternativa correta.

#10. (IADES – SEAP/2014) A respeito da avaliação, na educação infantil, proposta na Lei nr 9.394/1996, assinale a alternativa correta.

#11. (FUNCEFET – PN-RJ/2011) O Art. 2º da Lei Nº 9.394/96 trata da finalidade da educação: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o ___________________________, seu _______________________________ e sua __________________________ .

#12. (FUNDEP – Prefeitura de Patrocínio – MG/2010 ) De acordo com as normas vigentes, a educação escolar pública será efetivada mediante a garantia de:
I. ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
II. acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística segundo a capacidade de cada um.
III. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino. IV. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
Completam corretamente o enunciado acima

#13. (FUNDEP – Prefeitura de Patrocínio – MG/2010 ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, naquilo que se refere à disciplina Educação Física, foi alterada pela Lei n. 10.793 de 1º de dezembro de 2003. Com base na redação final desse artigo, é INCORRETO afirmar que a Educação Física

#14. (IF-SP – IF-SP/2012) Em 27 de outubro de 2009, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, foi modificada no inciso II do artigo 4º e no inciso VI do artigo 10, alteração produzida pela Lei nº 12.061/2009. Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o objetivo dessa alteração.

#15. (IF-SP – IF-SP/2012) Assinale a alternativa que traz um ato de violação do princípio de indisponibilidade de direito à Educação, conforme prevê atualmente a legislação brasileira.

#16. (IF-SP – IF-SP/2012) Sobre os calendários escolares, é correto afirmar que:

#17. (IF-SP – IF-SP/2012) Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com a Lei nº 9.394/96, regras comuns aos níveis de ensino fundamental e médio.

#18. (IBFC – SEAP-DF/2013) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei n° 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, julgue os itens a seguir:
I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum para o exercício da cidadania. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
II. A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
III. O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, mesmo que com isso seja reduzido o número de horas letivas previsto nesta Lei.
IV. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com regras comuns, e no que tange à classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção (para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola) ou por transferência (para candidatos procedentes de outras escolas), sendo vedada a classificação independentemente de escolarização anterior, não podendo a escola avaliar o grau de desenvolvimento e experiência do candidato.
É correto o que e afirma em:

#19. (FCC – TRT18/2008) A Lei no 9.394, de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, dispõe, no artigo 9, que a União incumbir-se-á de

#20. (COPEVE-UFAL – UFAL/2011) Com relação às disposições concernentes à educação superior e que constam na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com alterações posteriores, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção correta:

#21. (FUNIVERSA – SEPLAG-DF/2010) A LDB — Lei n.º 9.394/1996 — formula uma classificação para as instituições privadas de ensino. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos tipos de instituição presentes na classificação da LDB.

#22. (CESPE – SEPLAG-DF/2008) Os dois mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deixaram uma marca política forte no que diz respeito à educação. Nesse período, foram aprovados vários instrumentos legais relativos à estrutura e organização do sistema educacional brasileiro, como, por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — Lei n.º 9.394/1996 — e as reformas educacionais relativas ao ensino superior, que ganharam impulso definitivo e formas mais profundas e duradouras no plano geral das reformas constitucionais, consubstanciadas por meio da Reforma do Estado.

#23. (PaqTcPB – Prefeitura de Patos – PB/2010) Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996), deve-se assegurar a formação do cidadão, e, para isso, o pleno domínio da leitura e da escrita é instrumento

#24. (FUNDEP – Prefeitura de Patrocínio – MG/2010 ) Nos termos do artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96, os docentes incumbir-se-ão de, EXCETO

#25. (FUNDEP – Prefeitura de Patrocínio – MG/2010 ) Nos termos das normas vigentes, a classificação dos alunos em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, NÃO pode ser feita

#26. (FUNDEP – Prefeitura de Patrocínio – MG/2010 ) De acordo com a lei vigente, o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, visando a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV. a utilização da progressão automática ao final do ano letivo, visando a continuidade de estudos.
Completam corretamente o enunciado acima

#27. (FUNDEP – Prefeitura de Patrocínio – MG/2010 ) De acordo com o artigo 24 da LDB n. 9.394/96, a educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I. carga horária mínima anual de oitocentas horas e duzentos dias de efetivo trabalho escolar;
II. progressão parcial admitida no regimento escolar, desde que preservada a sequência do currículo;
III. organização de classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento para o ensino de línguas estrangeiras, artes ou outros componentes curriculares;
IV. controle de frequência a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas de seu respectivo sistema.
A partir do disposto, pode-se concluir que estão CORRETAS

#28. (FUNDEP – Prefeitura de Patrocínio – MG/2010 ) De acordo com o artigo 24, item V da Lei 9.394/96, são critérios a serem observados na verificação do rendimento escolar, EXCETO

#29. (IFC – IFC/2014) A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação), estabelece os critérios para regular o funcionamento do sistema educacional brasileiro. Assinale (V) – verdadeiro ou (F) – falso, nas assertivas abaixo.
( ) A Lei nº 9.394/1996, alterada pela Lei nº 11.741/2008, permitiu que o ensino médio pudesse preparar o educando para o exercício de profissões técnicas.
( ) A educação profissional técnica de nível médio poderá ser desenvolvida na forma de cursos subsequentes para quem não tenha o ensino médio completo.
( ) Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio terão validade nacional e habilitarão o educando ao prosseguimento de seus estudos na educação superior, independente de qualquer formalidade.
( ) De acordo com o art. 36-C, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação profissional técnica de ensino médio, desenvolvida na forma integrada ou concomitante, possui o mesmo requisito que exige conclusão do ensino fundamental.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

#30. (COPESE – UFT – UFT/2014) Sobre atribuições asseguradas às universidades, no exercício de sua autonomia, considere:
I – Fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes.
II – Conferir graus, diplomas e outros títulos.
III – Firmar contrato, acordos e convênios.
São atribuições asseguradas às universidades de acordo com a Lei N.º 9.394/1996:

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