Teste 1: Métricas de Software

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) Questões de Engenharia de SoftwareQuestões – Métricas

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Teste 1: Métricas de Software

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CONSULPLAN – Câmara de Belo Horizonte – MG/2018) Em análise de pontos de função, uma função do tipo dado representa a funcionalidade fornecida pela aplicação do usuário, de maneira a atender às suas necessidades de dados internos e externos à aplicação, ou seja, eles estão representando os seus requisitos de armazenamento de dados e possuem duas classificações. Um grupo de dados ou informações de controle, identificável pelo usuário e logicamente relacionado, se refere a características comuns às duas classificações. Entretanto, uma dessas classificações possui como característica ser mantido na fronteira da aplicação; assinale-a.

#2.  (CESPE – CGM de João Pessoa – PB/2018) A APF visa medir a funcionalidade de um software solicitada pelo usuário. Essa medição ocorre antes mesmo do desenvolvimento do software, de forma a estimar o seu tamanho e o seu custo.

#3.  (INAZ do Pará – CFF/2017) No mercado, atualmente, existem vários tipos de métricas para análise de dimensão de tamanho de software. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos da análise de pontos de função (FPA –Function Point Analysis).

#4.  (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017) A respeito da análise de ponto de função (APF), julgue os itens a seguir. 
 I APF é uma técnica que mede o tamanho funcional de um software do ponto de vista do usuário. 
 II A APF leva em consideração o modo como o software é construído, mas não o que ele faz. 
 III Para realizar a contagem dos pontos de função de um projeto, não é preciso determinar o tipo de contagem a ser realizada. 
 IV Para determinar a complexidade e a contribuição das funções e de seus elementos, é necessário utilizar as relações dos valores de complexidade e de contribuição utilizados pela técnica de medição da APF. 
 Estão certos apenas os itens

#5. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) De acordo com a NESMA, sobre a análise de pontos de função, leia as afirmativas abaixo: 
I. Trata-se de um método para medir o tamanho de um software com base nas suas transações e nos arquivos de dados que são relevantes para os usuários do negócio. 
II. Pode ser dificultada para projetos de melhorias, dependendo da forma como um sistema foi construído. 
III. Constitui-se em um método para realizar o gerenciamento do projeto. 
IV. Possui dois tipos de contagem: detalhada e indicativa. 
Estão CORRETAS, apenas,

#6.  (UPENET/IAUPE – UPE/2017) O uso de deflatores é uma solução para medir o esforço de mudança de funcionalidades. Seguindo a contagem em projeto de manutenção (IFPUG/NESMA) com o uso de deflatores, são necessários seis passos para se determinarem o escopo e o tamanho (em pontos de função de melhoria) para projetos de melhoria. 
 Numere os passos abaixo indicados: 
( ) Determinar as funções de dados a serem modificadas e o fator de impacto. 
( ) Determinar as funções de transação a serem modificadas e o fator de impacto. 
( ) identificar as funções de dados e de transações dentro do escopo do projeto de melhoria e determinar seu tamanho funcional. 
( ) Determinar as funções de dados e de transação a serem adicionadas. 
( ) Calcular os pontos de Função de Melhoria. 
( ) Determinar as funções de dados e de transação a serem excluídas. 
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

#7. (CESPE – 2013 – INPI) A análise de pontos de função (APF) pode ser empregada para medir o tamanho de um produto de software, quantificando as tarefas e serviços (funcionalidades) que o software fornece ao usuário, primordialmente com base no projeto lógico, a fim de oferecer suporte à análise de qualidade e produtividade.

#8. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Sobre a análise de pontos por função, considere as seguintes afirmativas: 
 1. É realizada com base na especificação funcional do software. 
 2. Estabelece uma pontuação para determinadas características do software, de acordo com seu nível de complexidade. 
 3. O valor resultante da análise de pontos por função é a quantidade de dias de duração do projeto. 
 4. A análise de pontos por função é restrita a softwares orientados a objetos. 
 5. Analisa entradas, saídas e consultas dos usuários, além dos dados utilizados pelo sistema. 
 Assinale a alternativa correta. 

#9. (CESPE – 2013 – INPI) Na APF, o tamanho de cada função de dados é determinado utilizando-se o tipo e a complexidade funcional. Os valores dos tipos ALI e AIE para complexidade alta são, respectivamente, 15 e 10. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

 

Fator de Ponderação
Parâmetro de Medida Contagem Simples Médio Complexo
EE/Eis – Número de Entradas x 3 4 6 =
SE/Eos – Número de Saídas x 4 5 7 =
CE/EQs – Número de Consultas x 3 4 6 =
ALI/ILFsNúmero de Arquivos x 7 10 15 =
AIE – Número de Interfaces Externas x 5 7 10 =
Contagem Total

</br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( )

 

#10.  (COPESE – UFPI – UFPI /2017) A medição é um processo de fundamental importância no desenvolvimento de um software. Sobre esse tema, para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA. 
 ( ) Os termos medida, medição e métrica, embora usados com frequência de forma intercambiável, possuem diferenças sob o contexto da engenharia de software. 
 ( ) Uma métrica ajuda na avaliação dos modelos de análise e projeto, além de facilitar o projeto de testes mais eficazes. 
 ( ) Na atividade de coleção, as métricas são coletadas, computadas e ferramentas matemáticas são aplicadas para a análise. 
 ( ) A métrica ponto de função é uma métrica orientada a tamanho.

#11. (CESPE – 2013 – INPI) Na APF, o tamanho de cada função de transação é determinado utilizando-se o tipo e a complexidade funcional. Os valores dos tipos EE, SE e CE para complexidade baixa são, respectivamente, 3, 4 e 3. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Fator de Ponderação
Parâmetro de Medida Contagem Simples Médio Complexo
EE/Eis – Número de Entradas x 3 4 6 =
SE/Eos – Número de Saídas x 4 5 7 =
CE/EQs – Número de Consultas x 3 4 6 =
ALI/ILFsNúmero de Arquivos x 7 10 15 =
AIE – Número de Interfaces Externas x 5 7 10 =
Contagem Total

</br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( )

#12.  (IBFC – EMBASA/2017) A NESMA reconhece três métodos de Análise de Pontos de Função (APF), que são métodos de Medição de Tamanho Funcional (FSM) autossuficientes. Esse três métodos são respectivamente:

#13.  (FGV – IBGE/2017) A Análise de Pontos de Função (APF) é uma técnica para a medição de software que estabelece uma medida de tamanho independente da linguagem de programação ou da tecnologia utilizada em seu desenvolvimento. 
 No processo de contagem de pontos de função, um grupo de dados logicamente relacionados ou informações de controle, identificado pelo usuário, requerido para referência ou validação pelo software que está sendo contado e cuja manutenção é feita por outra aplicação é denominado: 

#14. (FGV – IBGE/2017) A Análise de Pontos de Função (APF) é um método de medição de tamanho funcional de um software. Nesse método são contadas as funções de dados e funções de transação. Após essas contagens são aplicados fatores de ajuste. 
 A opção que apresenta 3 fatores de ajuste desse método é:

#15.  (CESPE  – TRE-PE/2017) Com relação ao processo de contagem de pontos de função, assinale a opção correspondente à etapa responsável por reconhecer a complexidade e a contribuição de cada uma das funções contadas.

#16. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) Considere que em um projeto foi utilizada a métrica com base na contagem de Pontos de Função (PF). O projeto foi estimado em 100 PF. 
Em uma determinada fase, que corresponde a 20% do projeto: 
− trabalham 4 pessoas; 
− a produtividade média é de 20 horas/PF; 
− a jornada diária é de 8 horas, 5 dias por semana; 
− o valor por 1 hora de trabalho é R$ 50,00. 
Com base nos dados relativos à fase, o esforço total em horas, o prazo em dias e o custo do projeto podem ser estimados e correspondem, correta e respectivamente, a: 

#17. (IBFC – EBSERH/2017) O primeiro passo a ser seguido para a contagem de PF (Pontos de Função) de um projeto de software é determinar o tipo de contagem. Neste passo é estabelecido o tipo de contagem que será usado para medir o projeto de software, tanto no processo como no produto. Assinale a alternativa que apresenta três tipos de contagem possíveis:

#18. (FGV – IBGE/2016) A Análise de Pontos de Função é uma técnica que mede as funcionalidades de um software sob o ponto de vista do usuário, para determinar o tamanho funcional do software. Para aplicar a APF, Glaucia precisa definir um recurso com as seguintes características: – age como uma membrana pela qual entram e saem os dados processados pelas transações da aplicação; – contém os dados mantidos pela aplicação; – ajuda a identificar os dados referenciados pela aplicação, definindo o que é interno e o que é externo. Glaucia deve definir o(a):

#19. (FCC – 2011 – INFRAERO) A métrica análise por pontos de função foi desenvolvida na década de 1970, como uma forma de medir software. Analise os itens a seguir relacionados a essa métrica:
I. Considera mais importante o número de linhas de código do que as funcionalidades criadas.
II. Pode ser aplicada antes do código ser escrito, baseando-se na descrição arquitetural do projeto.
III. É dependente da tecnologia utilizada no desenvolvimento.
IV. Dois programas muito diferentes podem possuir a mesma contagem de pontos de função.
Está correto o que consta em

#20. (FCC – SEFAZ/SP/2013) No cálculo do valor dos pontos de função, utiliza-se a seguinte expressão: fp1 O valor correto utilizado para X é ? Necessário decorar a fórmula.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( )

#21. (FCC – SEFAZ/SP/2013) A análise por pontos de função utiliza alguns domínios de informação para quantificar o produto software. Dentre tais domínios, incluem-se ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Valores do domínio de informação são definidos da seguinte maneira:  </br>

1) Número de arquivos lógicos internos  (ALI ou Internal Logical Files – ILFs); </br>

2) Número de Interfaces externas (AIE); </br>

3) Número de entradas externas (EE ou External Inputs – Eis);  </br>

4) Número de consultas externas  (CE ou External Inquiries – EQs);  </br>

5) Número de saídas externas (SE ou External Output – Eos). </br></br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( )

 

#22. (VUNESP – TCE-SP/2015) A análise por pontos de função constitui uma técnica utilizada para medição da estimativa de esforço no desenvolvimento de software. Um dos tipos de componentes bá- sicos dessa análise introduz dados externos para dentro do domínio do software sob análise. Esse componente é denominado

#23. (FGV – IBGE/2016) O requisito Obter Histórico de Compras do sistema A consiste em uma referência a um grupo de dados “X” logicamente relacionado, mantido e armazenado no sistema B, conforme representado no diagrama a seguir. pf Na visão do usuário do sistema A, o grupo de dados “X” é visto na técnica de Análise por Pontos de Função como: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correta:     

AIE – Arquivo de Interface Externa    

Um Arquivo de Interface Externa é um grupo de dados logicamente relacionados ou informações de controle especificadas pelo usuário, que é utilizado pela aplicação, mas sofre manutenção a partir de outra aplicação. Exemplo: APIs, WebServices, etc.      

Para o sistema A, o histórico de compras é “fornecido” pelo sistema B.    

Erradas:      

ALI – Arquivo Lógico Interno    

Cada arquivo-mestre lógico, isto é, um agrupamento lógico de dados, que pode ser uma parte de um grande banco de dados ou um arquivo convencional, é contado. Exemplo: tabela de clientes, tabela de usuários, etc.      

SE – Saída Externa     

Cada saída do usuário que proporcione informações orientadas à aplicação. (Relatórios, mensagens de erro, etc).

CE – Consulta Externa    

Uma consulta é definida como uma entrada on-line que resulte na geração de alguma resposta. Exemplo: Telas de alteração ou remoção de dados, que mostram o que será alterado ou removido antes de sua ação efetiva, devem ser consideradas como Consultas Externas, Telas de seleção de relatórios que permitem informar parâmetros para o relatório escolhido, devem ser consideradas como sendo a parte de entrada de uma Consulta Externa.    

EE – Entrada Externa    

Uma entrada externa processa dados ou processa informações de controle que entram pela fronteira da aplicação. Esses dados, através de um processo lógico único, atualizam Arquivos Lógicos Internos. Exemplo: Tela de Entrada on-line (Contar uma entrada para cada função de manutenção como inclusão, alteração e exclusão).        

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( )

 

#24. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) As características gerais dos sistemas são utilizadas para realizar o ajuste dos pontos de função, cuja contagem pode sofrer uma alteração de 35% em relação ao valor inicial.

#25. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Na técnica de Nesma utilizada para calcular a estimativa do tamanho do software, realiza-se um detalhamento de cada elemento e de cada função, o que torna a técnica mais trabalhosa que outras. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

A  NESMA  –  Netherlands  Software  Metrics  Association  é  a  associação  holandesa  de  métricas  de  software  e  é  o  maior  grupo  de  usuário  d e  pontos  de  função  da  Europa. A contagem indicativa oferece um cálculo estimado d a quantidade de pontos de  função  de  um  software,  sem  a  necessidade  de  conhecer  em  detalhes  o  modelo  de  negócios do sistema. É utilizada na fase inicial da  proposta de desenvolvimento, quando  há  apenas  um  modelo  preliminar  de  dados.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( )

 

#26. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Arquivos de interface externa (AIE) e arquivo lógico interno (ALI) são as funções de dados utilizadas para a contagem de pontos de função. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Valores do domínio de informação são definidos da seguinte maneira:  </br>

1) Número de arquivos lógicos internos  (ALI ou Internal Logical Files – ILFs);  </br>

2) Número de Interfaces externas (AIE);  </br>

3) Número de entradas externas (EE ou External Inputs – Eis);   </br>

4) Número de consultas externas  (CE ou External Inquiries – EQs);   </br>

5) Número de saídas externas (SE ou External Output – Eos).  </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( )

#27. (FUNCAB – CREA-AC/2016) Um desenvolvedor de sistemas tem uma produtividade máxima igual a 30 linhas de código/dia. Ele demorou 6 dias para produzir um determinado software. Quantas linhas de código ele produziu nessas condições, considerando a sua produtividade máxima? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Esta questão nem exige conhecimento sobre PF, basta fazer a conta básica: dias (6) * linhas de código (30) = 180.

 

#28. (CESPE – TRE-PI/2016) Considere que, de acordo com a análise de pontos de função (APF), ALI = arquivo lógico interno, EE = entrada externa, AIE = arquivos de interface externa, SE = saída externa e que baixa, média e alta se referem à complexidade de cada um desses conceitos. Nesse contexto, é correto afirmar que a quantidade de pontos de função brutos em um software novo, com 01 ALI baixa, 01 AIE alta, 01 EE média e 01 SE baixa, é ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

 

Fator de Ponderação
Parâmetro de Medida Contagem Simples Médio Complexo
EE/Eis – Número de Entradas  1 x 4 =  4
SE/Eos – Número de Saídas  1 x 4 =  4
CE/EQs – Número de Consultas  0 x =  0
ALI/ILFsNúmero de Arquivos  1 x 7 =  7
AIE – Número de Interfaces Externas  1 x 10 = 10
Contagem Total  25

</br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( )

 

#29. (FCC – 2014 – TRF – 3ª REGIÃO) Sabendo que a Análise de Pontos de Função (APF) permite medir o tamanho funcional do software, considere que no desenvolvimento de um software foram fornecidos os seguintes dados:
pf1 pf2
Ao se completar a tabela 4, o total de pontos de função das transações é

#30. (FCC – 2012 – TCE-AP) Um dos primeiros passos para efetuar a contagem por pontos de função de um sistema, é definir o tipo de contagem que será efetuado. Esses tipos se dividem em

Ver Resultado

Deixe uma resposta