Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões PHP
Materiais de Estudo disponíveis
Teste 1: PHP
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
#1. (FGV – IBGE/2016)
#2. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Com relação às novas implementações do CakePHP 3.x na camada Model, analise as afirmativas a seguir: I. Apresenta um novo mapeamento objeto-relacional (ou ORM, do inglês object-relational mapping) que toma emprestadas ideias e conceitos dos padrões ActiveRecord e Datamapper. II. Implementa dois tipos de objetos principais: Entity e Table. III. A recuperação de dados, a partir do ORM, agora, retorna objetos (permite a serialização para vários formatos). IV. Tornou a camada especializada em bancos de dados orientados a objetos, apesar de suportar bancos relacionais e fontes de dados alternativas. Assinale:
#3. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Frameworks de desenvolvimento de software ajudam os programadores a escreverem códigos mais limpos, reutilizáveis e livres de ambiguidade. Os frameworks MVC, geralmente, fornecem nas camadas, funcionalidades que apoiam os programadores no uso de boas práticas de programação. Assinale a opção em que todos os itens são funcionalidades disponíveis na camada VIEW do CakePHP 3.x .
#4. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) A respeito do pacote de validações do CakePHP 3.2, é correto afirmar: I. Os objetos (entities) são validados, naturalmente, no método ORMTable::save(). Contudo, se houver necessidade de validar objetos antes da ação de persistência, podem-se utilizar outros métodos, tais como ORMTable::newEntity() . II. As validações condicionais atuam sobre duas estratégias principais. A primeira define quando uma regra de validação pode ser aplicada do ponto de vista do tipo de ação: inclusão ou alteração de registros. A segunda, define condições de aplicação de uma particular regra de validação com base em outro(s) campo(s) submetido(s). III. As regras de validações customizadas são baseadas, exclusivamente, em prestadores (providers). Assinale:
#5. (FGV – IBGE/2017) Em PHP, variáveis superglobais são variáveis nativas que estão sempre disponíveis em todos os escopos. A variável superglobal que contém informação sobre cabeçalhos, paths e localizações do script é:
#6. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – CRM – MG/2017) Como é denominado em PHP e em outras linguagens orientadas a objetos, o recurso que permite que dois métodos dentro de uma classe tenham o mesmo nome?
#7. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – CRM – MG/2017) Qual função em PHP deveria ser utilizada para se retornar um número com o tamanho de uma string?
#8. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – CRM – MG/2017) Assinale a alternativa que apresenta a forma correta para criar uma classe com dois atributos em PHP.
#9. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – CRM – MG/2017) Qual é a forma correta de conectar o PHP a um banco de dados MySQL?
#10. (COSEAC – UFF/2017) São características da linguagem PHP as abaixo relacionadas, EXCETO:
#11. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Dado o código a seguir, escrito em PHP (versão 5.5.12): Determine o valor a ser exibido:
#12. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Recursividade é um mecanismo de programação muito utilizado, no qual uma definição de função ou método pode invocar a si mesmo. Como vantagens, pode-se citar a clareza, simplicidade e elegância da implementação. Como desvantagens, a dificuldade de encontrar erros e, em alguns casos, ineficiência. Dado o seguinte algoritmo (PHP 5.6.14):
#13. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) A respeito do CakePHP 3.x, considere: I. Assim como na ordem da sigla MVC, podese dizer que a camada View (V) é a camada intermediária da arquitetura, provendo serviços entre o modelo (M) e a controladora (C). II. Como regra geral, o Cookbook (documentação do CakePHP) recomenda modelos “magros” e controladores “gordos”. Ou seja, recomenda colocar a maior parte da lógica da aplicação nos controladores. Essa prática ajudará a reutilização de código e o tornará mais fácil de testar. III. O método Controller::render() é automaticamente chamado, ao final da ação, do controlador solicitado. Assinale:
#14. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) O CakePHP 3.2 provê, para as camadas, estruturas de reuso de código. Relacione essas estruturas à sua camada (relacione a segunda coluna de acordo com a primeira): A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
#15. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Relacione os comandos apresentados (CakePHP 3.2) ao trecho de código de saída(relacione a segunda tabela de acordo com a primeira): A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
#16. (UEL/COPS – UEL/2015) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito de programação orientada a objetos que promove a reutilização de software.
#17. (FUNCAB – CREA-AC/2016) Considere o código PHP a seguir.
#18. (FUNCAB – SESACRE/2014) A alternativa que NÃO apresenta característica da linguagem PHP, encontra-se em:
#19. (FUNCAB – SESACRE/2014) São linguagens orientadas a objeto:
#20. (VUNESP – TCE-SP/2015) Um programador PHP deseja armazenar um dado booleano que indica se o usuário que está acessando o site está autenticado ou não. Para que esse valor se mantenha durante o acesso das várias páginas do site, é necessário que ele seja armazenado em
#21. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) O Selection Sort (Ordenação por Seleção) é um algoritmo de ordenação simples. Preceitua que, em cada iteração, deve-se encontrar o menor valor em uma lista e mudá-lo para a primeira posição da lista (ou o maior dependendo da ordem requerida), depois, o segundo menor valor para a segunda posição, e, assim, sucessivamente. O algoritmo apresentado, escrito em PHP (versão 5.5.12), não produz o resultado desejado (ordenar a lista em ordem crescente de valor). Assinale a opção que apresenta a correção a ser feita.
#22. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Dado o trecho de código a seguir, escrito em PHP (versão 5.5.12): <?php function r($i) { return ($i <= 0) ? 1 : $i * r($i-3); } echo r(9); ?> Determine o valor a ser exibido.
#23. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Dividir um problema complexo em partes menores, que podem ser abordadas de modo independente é, provavelmente, a estratégia humana de resolução de problemas mais comum. O trecho de código a seguir, escrito em PHP (versão 5.5.12), retorna uma lista de valores. <?php print_r(array_map(function ($n, $m) {return $n + $m;}, array_map(function ($n, $m) {return $n * $m;}, array(1, 2, 3, 4, 5), array(2, 2, 2, 2, 2)), array(5, 4, 3, 2, 1))); ?> Assinale a opção que representa exatamente essa lista:
#24. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014)
#25. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Zend Framework é uma biblioteca PHP para desenvolvedores que permite utilizar ferramentas controladas de acesso às informações de transação, de modo a padronizar-se o processo de desenvolvimento para que a interface seja estruturada por tags personalizadas.
#26. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) Para se iniciar um código PHP, o interpretador vai considerar os comandos dentro das tags:
#27. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) Considerando o fragmento de código a seguir: $nome = “Nome”; echo($nome); $conexao = mysql_connect(“serivdor”, ”usuário”, ”senha”) or die (“Erro”); $database = mysql_select_db(“pessoas”) or die (“Erro”); Qual é a linguagem de programação utilizada nesse código?
#28. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) Analise as afirmativas a seguir: I – As variáveis declaradas começam com o sinal $ seguido do nome. II – O operador de concatenação (.) é utilizado para juntar dois valores strings. III – Não converte automaticamente a variável para o tipo de dado correto, dependendo do valor recebido. Com relação a linguagem PHP, é correto o que se afirma em:
#29. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) O comando em PHP “$variavel1 && $variavel2” representa a utilização de um operador:
#30. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) Para se validar uma data utilizando a linguagem PHP, usa-se a função: