Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões de Engenharia de Software > Questões RUP
Materiais de Estudo disponíveis
Apostila on-line |
Teste 1: RUP
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (CESGRANRIO – 2010 – IBGE) A figura abaixo apresenta alguns dos principais artefatos do RUP (Rational Unified Process) e o fluxo de informações existentes entre eles Qual é o nome do artefato identificado, na figura, pela palavra ARTEFATO e por um círculo?
#2. (CESPE – 2008 – STJ) No RUP (rational unified process), um ciclo de desenvolvimento é dividido em quatro fases, uma delas é a de construção (construction). Nessa fase, tipicamente tem-se atividades da disciplina de análise e projeto. Essas atividades realizam a definição preliminar da arquitetura do software e resultam na primeira versão de um documento que descreve a arquitetura. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Construção: Usando o modelo arquitetural como entrada, a fase de construção desenvolve ou adquire os componentes de software que vão tornar cada caso de uso operacional para os usuários finais. Os modelos de análise e projeto são completados de modo a refletir a versão final do incremento de software. Todas as características funcionais são implementadas no código-fonte. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Fases do Processo Unificado ( )
#3. (CESPE – 2008 – STJ) No RUP, a fase denominada elaboração (elaboration) é aquela em que as atividades da disciplina implementação (implementation) são mais intensas. Ao final dessa fase, o sistema provê todos os serviços previstos para a versão a ser entregue no final do atual ciclo de desenvolvimento e encontra-se em um estado que permite a sua instalação no ambiente dos usuários para início do teste beta. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Elaboração: Inclui a comunicação com o cliente e atividades de modelagem do processo genérico. A elaboração refina e expande os casos de uso preliminares e a representação arquitetural para o modelo de projeto, modelo de implementação e modelo de implantação. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Fases do Processo Unificado ( )
#4. (FCC – 2011 – INFRAERO) De certo modo, o Processo Unificado é uma tentativa de apoiar-se nos melhores recursos e características dos modelos convencionais de processo de software, porém, de caracterizá-los de modo que implementem muitos dos melhores princípios de desenvolvimento ágil de software. Com base nessa afirmação, é correto dizer que o Processo Unificado ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
O RUP reconhece a importância da comunicação com o cliente e dos métodos diretos para descrever a visão do cliente de um sistema. Ele enfatiza o importante papel da arquitetura de software e ajuda o arquiteto a se concentrar nas metas corretas, tais como compreensibilidade, abertura a modificações futuras e reuso. O PU sugere um fluxo de processo iterativo e incremental. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Processo Unificado ( )
#5. (FCC – INFRAERO/2011) No RUP, definir quais são os atores, os casos de uso existentes e como eles interagem entre si é função típica do
#6. (FCC – INFRAERO/2011) Em projetos pequenos, o RUP pode reduzir os requisitos de artefato para se comparar ao equivalente de artefatos em projeto de XP. Nesse sentido, considere o quadro de equivalência entre os artefatos do XP e RUP: Está correto o que consta APENAS em
#7. (PUC-PR – TJ-MS/2017) A respeito das metodologias de desenvolvimento de software, assinale a opção CORRETA: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto:
No XP (Extreme Programming) as práticas de test-first e refatoração são usadas para evitar a degeneração do código e a integração contínua de novas releases.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: XP ( )
Errado:
No Scrum (XP) as práticas de test-first e programação em pares são utilizadas para aumentar a qualidade do produto entregue na revisão da sprint.
Para ler mais sobre os assuntos, acesse: SCRUM ( ) e XP ( )
O RUP (Rational Unified Process) é um exemplo de processo interativo e incremental baseado principalmente no modelo cascata. (cascata não é incremental)
Para ler mais sobre o assunto, acesse: RUP ( )
No RUP (Rational Unified Process) (SCRUM) a disciplina de requisitos analisa o problema e define as necessidades dos usuários a partir das estórias do usuário.
Para ler mais sobre os assuntos, acesse: SCRUM ( ) e RUP ( )
No XP (Extreme Programming) as funcionalidades são especificadas por casos de uso.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: XP ( )
#8. (CETRO – AMAZUL/2015) O RUP (Rational Unified Process) possui 4 fases básicas (ciclo de vida). São elas: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Se você errou esta questão, releia o artigo: Fases do Processo Unificado ( )
#9. (CESPE-UnB – TCDF-ANAP/2014) Julgue o item a seguir, com relação à engenharia de software. As fases de concepção, elaboração, construção e transição, que constituem o RUP, formam o processo de software composto por um conjunto de atividades cujos resultados são desenvolvidos incrementalmente. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
O Processo Unificado (PU) é um processo de software orientado por casos de uso, centrado na arquitetura, iterativo e incremental.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Processo Unificado ( )
#10. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Na fase de construção do RUP, ocorre a entrega do sistema, após a correção dos erros e problemas. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
O correto seria Transição. </br> </br>
Transição: Abrange os últimos estágios da atividade genérica de construção e a primeira parte da atividade genérica de implantação. O software é fornecido para os usuários finais para teste beta e relatórios de feedback do usuário sobre efeitos e modificações necessárias. Além disso, a equipe de software cria as informações de apoio necessárias (manuais de usuário, guias de solução de problemas e procedimentos de instalação) que precisam ser entregues. </br> </br>
Construção: Usando o modelo arquitetural como entrada, a fase de construção desenvolve ou adquire os componentes de software que vão tornar cada caso de uso operacional para os usuários finais. Os modelos de análise e projeto são completados de modo a refletir a versão final do incremento de software. Todas as características funcionais são implementadas no código-fonte. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Fases do Processo Unificado ( )
#11. (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017) A respeito de metodologia RUP, assinale a opção correta.
#12. (IBFC – TJ-PE/2017) O RUP possui duas dimensões, uma representando o aspecto dinâmico do processo e a outra o aspecto estático do processo. Para tanto, no eixo vertical ela é representada:
#13. (IBFC – TJ-PE/2017) Conforme o clássico “gráfico das baleias” do RUP (Rational Unifed Process) especifcamente a disciplina de Análise e Projeto (Design) estará em seu pico maior quando estiver na fase de:
#14. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) Sobre as melhores práticas recomendadas pelo RUP, analise os itens abaixo: I. Deve se utilizar um sistema de gerenciamento de mudanças, ferramentas e procedimentos para gerenciamento de configuração. II. A verificação da qualidade do software garante que este atenda todos os padrões organizacionais de qualidade. III. Deve se estruturar a arquitetura do sistema em componentes. IV. Novas mudanças no sistema devem, primeiro, ser realizadas para, depois, terem o impacto avaliado e documentado. Quantos itens estão CORRETOS?
#15. (FUNCERN – IF-RN/2017) Uma das fases do Processo Unificado com sua respectiva descrição é a
#16. (FUNCERN – IF-RN/2017) Na fase de elaboração do Processo Unificado, o marco final é denominado marco de
#17. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Sobre o Rational Unified Process (RUP), identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) Utiliza DFDs (Diagrama de Fluxo de Dados) para definir o comportamento do sistema. ( ) Define um ciclo de vida de quatro fases para o desenvolvimento do software: concepção, elaboração, construção e transição. ( ) Um de seus fluxos (ou workflows) define como fazer o gerenciamento de configuração e mudança. ( ) Em seu fluxo de requisitos, sugere utilizar modelos de engenharia de software para a modelagem do negócio. ( ) Cada iteração do RUP segue uma abordagem semelhante à abordagem em cascata: contém atividades de requisitos e análise, projeto e implementação, integração e teste. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
#18. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) “Um processo de software é um conjunto de atividades relacionadas que levam à produção de um produto de software” (Sommerville, 2011). Um dos modelos de processo de software existentes é o Rational Unified Process, também conhecido como RUP. O RUP define uma série de workflows – ou fluxos –, que representam agrupamentos de atividades a serem executadas pelas equipes de engenharia de software. Nesse sentido, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda, associando as atividades aos respectivos fluxos. 1. Modelagem de negócio. 2. Requisitos. 3. Análise e construção. 4. Implementação. 5. Teste. ( ) Define uma visão do sistema com base nas necessidades das partes interessadas. ( ) Avalia a qualidade do produto. ( ) Traduz os requisitos numa especificação que descreva como implementar o sistema. ( ) Entende a estrutura e a dinâmica da organização em que o sistema será implantado. ( ) Codifica e integra os componentes do software. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
#19. (FCC – 2010 – DPE-SP) A partir da perspectiva de gerenciamento, NÃO faz parte do ciclo de vida de software do RUP (Rational Unified Process): ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Os testes estão embutidos na fase de Construção e são realizados antes da fase de Transição. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Fases do Processo Unificado ( )
#20. (FCC – INFRAERO/2011) Uma disciplina do RUP que tem como uma de suas finalidades “assegurar que os clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização-alvo”, a qual se relaciona com a disciplina Ambiente. Trata-se de
#21. (COPESE-UFPI – UFPI/2017) O Processo Unificado (PU) consiste em uma tentativa de aproveitar melhor os recursos dos modelos tradicionais de processo de software, mas buscando implementar melhores princípios do desenvolvimento ágil de software. Assim, sobre o PU, assinale a opção CORRETA.
#22. (FGV – ALERJ/2017) Um sistema está sendo desenvolvido com a utilização do processo unificado, que contém diversas fases. Na fase atual do processo será feita a implantação do sistema e a análise de lições aprendidas. Os analistas de requisitos e de negócio, praticamente, já terminaram suas atividades. É necessário ainda analisar a possibilidade de se executar outro ciclo de desenvolvimento. O sistema está na fase de:
#23. (FCC – TRE-SP/2017) Um Técnico do TRE-SP foi solicitado a contribuir nas seguintes atividades de um projeto: − realizar testes beta para validar o novo sistema e verificar se atende às expectativas dos usuários. − operar o sistema legado que está sendo substituído pelo novo sistema. − realizar a conversão de bases de dados operacionais. − treinar os usuários no uso do novo sistema. Considerando-se que o projeto está sendo desenvolvido com base no RUP, as atividades se referem à fase
#24. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) O RUP (Rational Unified Process) é uma proposta da Rational Software Corporation para a implementação do Processo Unificado de desenvolvimento de Software utilizando suas ferramentas. Essa metodologia tem como características: iteratividade no desenvolvimento, guiada pela arquitetura e por casos de uso, um processo de engenharia de software bem definida e bem estruturada, entre outros. Com base no RUP, assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de Fast tracking.
#25. (UFMT – UFSBA/2017) O modelo de desenvolvimento de software Processo Unificado (PU) é constituído de fases e disciplinas. Cada disciplina possui seu próprio fluxo de trabalho (workflow). Analise a figura a seguir. Qual o nome da disciplina do PU representada pelo workflow ilustrado na figura? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto: Análise e design </br> </br>
A Análise e Projeto busca mostrar como o sistema será realizado. O objetivo é construir um sistema que: </br>
- Execute, em um ambiente de execução determinado, as tarefas e funções especificadas nas descrições de casos de uso;
- Cumpra todas as suas necessidades;
- Seja fácil de manter quando ocorrerem mudanças nos requisitos funcionais; </br>
Resultados de projeto em um modelo de análise e projeto têm, opcionalmente, um modelo de análise. O modelo de design serve como uma abstração do código-fonte, isto é, o projeto atua como uma espécie de “gabarito” de como o código-fonte será estruturado e escrito. O modelo de projeto consiste em classes de design estruturado em pacotes e subsistemas com interfaces bem definidas, representando o que irá se tornar componentes da aplicação. Ele também contém descrições de como os objetos dessas classes colaboram para desempenhar casos de uso do projeto. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Disciplinas do Processo Unificado ( )