Juliana Jenny Kolb
Home > Concursos > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Língua Portuguesa > Questões – Uso dos Porquês
Materiais de Estudo disponíveis
Apostila on-line |
Teste 1: Uso dos Porquês
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. Ainda não sei _______________ gosto de música. Compro CD e gostaria de saber ____________________ compro sempre.
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#2. _____ você não resolveu todas as questões da prova? Creio que é _____ você não sabe o _____ das regras.
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#3. A alternativa errada quanto ao emprego do porquê é:
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#4. Indique a alternativa correta: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto: </br>
Afinal, por que você luta? </br>
A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a “por qual razão”, “por qual motivo”. </br> </br>
Errado: </br>
Vim por que (porque) quero lutar </br>
A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. </br>
Diga-me o por que (porquê) da sua luta </br>
A forma porquê representa um substantivo. Significa “causa”, “razão”, “motivo” e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo). </br>
Eu sei porque (por que) você quer lutar </br>
Equivale a “por qual razão”, “por qual motivo”. </br> </br>
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#5. Assinale a alternativa que apresenta erro:
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#6. A razão …… se premiou Pamuk é clara, mas sempre haverá quem pergunte …… não foi outro o premiado. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#7. Nenhum de nós _______dizer ______ o ________ cidadão portou-se tão ______ .
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#8. Assinale a alternativa incorreta:
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#9. ( FAUEL – Câmara de Maria Helena – PR/2017) Acerca do uso adequado dos “porquês”, assinale a única alternativa INCORRETA
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#10. ( Instituto Excelência – SAAE de Barra Bonita – SP/2017) Considerando o uso dos porquês, faça a associação correta: 1 – Por que 2 – Por quê 3 – Porque 4 – Porquê ( ) Não terminei o trabalho ________ passei mal ( ) Ela não quis ir ao clube _______? ( ) __________ você não me contou isso antes? ( ) Logo imagino o ______ de toda esta alegria! Assinale a alternativa com a respectiva sequência:
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#11. ( MS CONCURSOS – Prefeitura de Piraúba – MG/2017) Assinale a alternativa onde a grafia do porquê está incorreta:
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#12. (Big Advice – Prefeitura de Martinópolis – SP/2017) Dadas as orações: I – Alguém pode explicar porque eles saíram tão cedo? II – Por que você chegou a essa hora? III – A mãe não gostou da “nora” por que esta ficou implicando com seu filho. A alternativa correta quanto ao uso das palavras em destaque é:
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#13. (IF-PE – IF-PE/2017) A pergunta de Miguelito: “Mas por que é preciso desperdiçar a vida que a gente ganha trabalhando para ganhar a vida?” (TEXTO 16) emprega adequadamente a locução “por que”. Assinale a alternativa que também apresenta o uso CORRETO do porquê.
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#14. (Alternative Concursos – Câmara de Bandeirantes – SC/2016) O emprego da palavra porque está correto em todas as sentenças abaixo, exceto em:
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#15. (IF-CE – IF-CE/2016) O uso adequado dos porquês, como na charge acima, também ocorre na alternativa
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#16. (MÁXIMA – SAAE de Aimorés – MG/2016) Analise as frases a seguir. I. As situações _______ passei não me trouxeram respostas. II. Com este _________ você acabará me convencendo. III. Sou grato __________ me ouves. IV. Ficou com essa cara _______ ? A sequência que completa corretamente:
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#17. (FUNDEP – IFN-MG/2016) Releia o trecho a seguir. “E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo?” Assinale a alternativa incorreta em relação à palavra destacada, de acordo com a norma padrão.
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#18. (CESGRANRIO – IBGE/2016) No trecho do Texto II “Há sempre um porquê.”, a palavra destacada está grafada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. A palavra ou a expressão destacada aparece corretamente grafada em:
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )
#19. (COMVEST UFAM – UFAM /2016) Sobre fenômenos linguísticos do texto, afirma-se: I. Na oração “plantaram-se seringueiras em várias localidades do Vale” (segundo período), o sujeito simples é seringueiras. II. A expressão “Há cerca de quarenta anos”, que dá início ao terceiro período, não está correta, devendo ser substituída por “Acerca de”. III. Em “E todos querem saber o por que” observa-se um erro, pois a oração deveria estar redigida assim: “E todos querem saber o porquê”. IV. Em “Foi a indústria da borracha a que mas influenciou” também existe um erro, já que “mas” teria de ser grafado como um advérbio: “mais”. Assinale a alternativa correta:
Para entender melhor a questão, acesse: </br>
Uso dos Porquês ( ) </br>
#20. (CESPE – Instituto Rio Branco/2016) No trecho “porque eu, Dom Pedro Quaderna” (l.54), a conjunção “porque” é expressão de realce, empregada de modo expletivo, visto que não estabelece relação entre a oração que ela introduz e outra oração do período.
#21. (Quadrix – CRQ 18° Região – PI/2016) Sobre o uso de “por que”, no primeiro quadrinho, pode-se afirmar corretamente que
Para entender melhor a questão, acesse:
#22. (FGV – COMPESA/2016) Assinale a frase em que a grafia do vocábulo sublinhado está inadequada (uso dos porquês).
Para entender melhor a questão, acesse:
#23. (REIS & REIS – Prefeitura de Cipotânea – MG/2016) Marque a alternativa incorreta de acordo com o uso do porquê:
Para entender melhor a questão, acesse:
#24. (MPE-RS – MPE-RS/2016) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 03, 19 e 32, respectivamente.
Para entender melhor a questão, acesse:
#25. (AMEOSC – Prefeitura de Palma Sola – SC/2016) Assinale a alternativa em que a forma “por que” completa corretamente a lacuna da frase:
Para entender melhor a questão, acesse:
#26. (Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ – Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ/2016) A conjunção porque tem diferentes valores. Na frase “Porque seus pais não sabem selecionar o leite e o queijo entre os principais alimentos.”, ela tem o mesmo valor que apresenta na seguinte frase:
Para entender melhor a questão, acesse:
#27. (BIO-RIO – SAAE de Barra Mansa/2016) Analise as assertivas a seguir. I. Na frase “Os apaixonados veem o sexo como um Rivotril.”, a acentuação gráfica da palavra destacada está de acordo com as regras em vigor. II. Na frase “Os apaixonados não analizam os vencimentos das contas.”, a palavra destacada está grafada corretamente. III. Na frase “Os apaixonados não sabem o porquê do esquecimento.”, a palavra destacada está grafada corretamente. Está CORRETO o que se afirma em:
#28. (OBJETIVA – Prefeitura de Cidreira – RS/2016) Analisar os itens abaixo quanto ao emprego dos porquês: I – Por que algumas pessoas que tiveram câncer conseguiram recuperar o cabelo rapidamente e outras não? II – A pesquisa mostra que o zika vírus atinge, sobretudo, os neurônios, porque o vírus consegue se replicar em diversos órgãos, mas a lesão é maior no sistema nervoso central.
#29. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto. Uma garotinha olha para a barriga da mãe grávida. — Porque você tem uma barriga tão grande, mamãe? — É por que seu pai me deu um bebê. A menina sai do quarto correndo e encontra o pai. – Papai, é verdade que o senhor deu um bebê para a mamãe? – Sim! — Pois fique sabendo que ela o comeu! Avalie as afirmativas feitas sobre o texto. 1. A frase sublinhada exerce uma relação de subordinação com a primeira, sendo dela o sujeito. 2. Os termos “mamãe” e “papai” no texto exercem a mesma função sintática; ambos classificam-se como vocativo (segunda e quinta linhas, respectivamente). 3. O termo “porque” e “por que”, destacados no texto, estão corretamente empregados. 4. A última oração do texto exerce a função de objeto direto do verbo que a antecede. 5. Em “seu pai me deu um bebê” temos um pronome pessoal do caso reto em ênclise. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
#30. (FAUEL – Câmara de Maria Helena – PR/2017) Acerca do uso adequado dos “porquês”, assinale a única alternativa INCORRETA:
Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )