Teste 1: Uso dos Porquês

Juliana Jenny Kolb

Home > Concursos > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Língua Portuguesa Questões – Uso dos Porquês

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Teste 1: Uso dos Porquês

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. Ainda não sei _______________ gosto de música. Compro CD e gostaria de saber ____________________ compro sempre.

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#2. _____ você não resolveu todas as questões da prova? Creio que é _____ você não sabe o _____ das regras.

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#3. A alternativa errada quanto ao emprego do porquê é:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#4. Indique a alternativa correta: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

Afinal, por que você luta? </br>

A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a “por qual razão”, “por qual motivo”.  </br> </br>

Errado: </br>

Vim por que (porque) quero lutar  </br>

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como.  </br>

Diga-me o por que  (porquê) da sua luta </br>

A forma porquê representa um substantivo. Significa “causa”, “razão”, “motivo” e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo). </br>

Eu sei porque (por que) você quer lutar </br>

Equivale a “por qual razão”, “por qual motivo”.  </br> </br>

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#5. Assinale a alternativa que apresenta erro:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#6. A razão …… se premiou Pamuk é clara, mas sempre haverá quem pergunte …… não foi outro o premiado. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#7. Nenhum de nós _______dizer ______ o ________ cidadão portou-se tão ______ .

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#8. Assinale a alternativa incorreta:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#9. ( FAUEL – Câmara de Maria Helena – PR/2017) Acerca do uso adequado dos “porquês”, assinale a única alternativa INCORRETA

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#10. ( Instituto Excelência – SAAE de Barra Bonita – SP/2017) Considerando o uso dos porquês, faça a associação correta:
1 – Por que
2 – Por quê
3 – Porque
4 – Porquê
( ) Não terminei o trabalho ________ passei mal
( ) Ela não quis ir ao clube _______?
( ) __________ você não me contou isso antes?
( ) Logo imagino o ______ de toda esta alegria!
Assinale a alternativa com a respectiva sequência:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#11. ( MS CONCURSOS – Prefeitura de Piraúba – MG/2017) Assinale a alternativa onde a grafia do porquê está incorreta:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#12. (Big Advice – Prefeitura de Martinópolis – SP/2017) Dadas as orações:
I – Alguém pode explicar porque eles saíram tão cedo?
II – Por que você chegou a essa hora?
III – A mãe não gostou da “nora” por que esta ficou implicando com seu filho.
A alternativa correta quanto ao uso das palavras em destaque é:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#13. (IF-PE – IF-PE/2017) A pergunta de Miguelito: “Mas por que é preciso desperdiçar a vida que a gente ganha trabalhando para ganhar a vida?” (TEXTO 16) emprega adequadamente a locução “por que”. Assinale a alternativa que também apresenta o uso CORRETO do porquê.

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#14. (Alternative Concursos – Câmara de Bandeirantes – SC/2016) O emprego da palavra porque está correto em todas as sentenças abaixo, exceto em:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#15. (IF-CE – IF-CE/2016) O uso adequado dos porquês, como na charge acima, também ocorre na alternativa

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#16. (MÁXIMA – SAAE de Aimorés – MG/2016) Analise as frases a seguir.
I. As situações _______ passei não me trouxeram respostas.
II. Com este _________ você acabará me convencendo.
III. Sou grato __________ me ouves.
IV. Ficou com essa cara _______ ?
A sequência que completa corretamente:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#17. (FUNDEP – IFN-MG/2016) Releia o trecho a seguir.
“E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo?”
Assinale a alternativa incorreta em relação à palavra destacada, de acordo com a norma padrão.

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#18. (CESGRANRIO – IBGE/2016) No trecho do Texto II “Há sempre um porquê.”, a palavra destacada está grafada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
A palavra ou a expressão destacada aparece corretamente grafada em:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#19. (COMVEST UFAM – UFAM /2016) Sobre fenômenos linguísticos do texto, afirma-se:
  I. Na oração “plantaram-se seringueiras em várias localidades do Vale” (segundo período), o sujeito simples é seringueiras.
  II. A expressão “Há cerca de quarenta anos”, que dá início ao terceiro período, não está correta, devendo ser substituída por “Acerca de”.
  III. Em “E todos querem saber o por que” observa-se um erro, pois a oração deveria estar redigida assim: “E todos querem saber o porquê”.
  IV. Em “Foi a indústria da borracha a que mas influenciou” também existe um erro, já que “mas” teria de ser grafado como um advérbio: “mais”.
  Assinale a alternativa correta:

Para entender melhor a questão, acesse: </br>

Uso dos Porquês ( ) </br>

Há, mas, mais, onde, aonde, mau, mal ( )

#20. (CESPE – Instituto Rio Branco/2016) No trecho “porque eu, Dom Pedro Quaderna” (l.54), a conjunção “porque” é expressão de realce, empregada de modo expletivo, visto que não estabelece relação entre a oração que ela introduz e outra oração do período.

#21. (Quadrix – CRQ 18° Região – PI/2016) texto2016_quadrinho 
Sobre o uso de “por que”, no primeiro quadrinho, pode-se afirmar corretamente que

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

#22. (FGV – COMPESA/2016) Assinale a frase em que a grafia do vocábulo sublinhado está inadequada (uso dos porquês).

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

#23. (REIS & REIS – Prefeitura de Cipotânea – MG/2016) Marque a alternativa incorreta de acordo com o uso do porquê:

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

#24. (MPE-RS – MPE-RS/2016) texto2016_t2
  Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 03, 19 e 32, respectivamente.

#25. (AMEOSC – Prefeitura de Palma Sola – SC/2016) Assinale a alternativa em que a forma “por que” completa corretamente a lacuna da frase:

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

#26. (Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ – Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ/2016) A conjunção porque tem diferentes valores. Na frase “Porque seus pais não sabem selecionar o leite e o queijo entre os principais alimentos.”, ela tem o mesmo valor que apresenta na seguinte frase: 

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

#27. (BIO-RIO – SAAE de Barra Mansa/2016) Analise as assertivas a seguir.
  I. Na frase “Os apaixonados veem o sexo como um Rivotril.”, a acentuação gráfica da palavra destacada está de acordo com as regras em vigor.
  II. Na frase “Os apaixonados não analizam os vencimentos das contas.”, a palavra destacada está grafada corretamente.
  III. Na frase “Os apaixonados não sabem o porquê do esquecimento.”, a palavra destacada está grafada corretamente.
 Está CORRETO o que se afirma em:

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( )   </br> 

Acentuação Gráfica ( )

#28. (OBJETIVA – Prefeitura de Cidreira – RS/2016) Analisar os itens abaixo quanto ao emprego dos porquês:
  I – Por que algumas pessoas que tiveram câncer conseguiram recuperar o cabelo rapidamente e outras não?
 II – A pesquisa mostra que o zika vírus atinge, sobretudo, os neurônios, porque o vírus consegue se replicar em diversos órgãos, mas a lesão é maior no sistema nervoso central.

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

 

#29. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Uma garotinha olha para a barriga da mãe grávida.
— Porque você tem uma barriga tão grande, mamãe?
— É por que seu pai me deu um bebê.
A menina sai do quarto correndo e encontra o pai.
– Papai, é verdade que o senhor deu um bebê para a mamãe?
– Sim!
— Pois fique sabendo que ela o comeu!
Avalie as afirmativas feitas sobre o texto.
1. A frase sublinhada exerce uma relação de subordinação com a primeira, sendo dela o sujeito.
2. Os termos “mamãe” e “papai” no texto exercem a mesma função sintática; ambos classificam-se como vocativo (segunda e quinta linhas, respectivamente).
3. O termo “porque” e “por que”, destacados no texto, estão corretamente empregados.
4. A última oração do texto exerce a função de objeto direto do verbo que a antecede.
5. Em “seu pai me deu um bebê” temos um pronome pessoal do caso reto em ênclise.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#30. (FAUEL – Câmara de Maria Helena – PR/2017) Acerca do uso adequado dos “porquês”, assinale a única alternativa INCORRETA:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

Ver Resultado

Deixe uma resposta