.Teste 11: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Juliana Jenny Kolb

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Teste 11: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.

Results

#1. (CESPE – TCU/2015) teto_tcu_socidadesantigas Seriam mantidos o sentido e a correção do texto caso o termo “instrumentalizada” (l.21) fosse empregado no masculino: instrumentalizado.

#2. (CESPE – TCU/2015) teto_tcu_socidadesantigas Sem prejuízo do sentido do texto, o termo “destarte” (l.27) poderia ser substituído por contudo ou todavia.

#3. (CESPE – TCU/2015) texto_tcu_etico Conclui-se do texto que o autor apresenta uma reflexão, de cunho comparativo, acerca das relações estabelecidas entre movimentos sociais ocorridos no Brasil e sua vinculação com determinada doutrina europeia.

#4. (CESPE – TCU/2015) texto_tcu_etico A ideia introduzida pela conjunção “porquanto” (l.19) poderia ser expressa também por conquanto.

#5. (CESPE – TCU/2015) texto_tcu_4maio Os pronomes relativos “que” (l.9) e “que” (l.15), embora retomem elementos distintos do texto, desempenham a mesma função sintática nos períodos em que ocorrem.

#6. (CESPE – TCU/2015) texto_tcu_4maio O presente foi empregado nas formas verbais “atinge” (l.10), “marca” (l.14), “exige” (l.17) e “passa” (l.18) para indicar uma ação habitual, iniciada no passado e que se estende ao momento em que o texto foi escrito.

#7. (CESPE – TCU/2015) texto_tcu_avancos Tanto a forma verbal “passaram” (l.4) quanto o adjetivo “próprios” (l.10) estão flexionados no plural por concordar com termos compostos, ou seja, termos com mais de um núcleo.

#8. (CESPE – TCU/2015) redação oficial1 Apesar de conter dois documentos importantes — que aparecem como Anexos I e II —, a forma de apresentação do texto bem como as estruturas linguísticas nele empregadas permitem afirmar que essa comunicação oficial não funciona como mero encaminhamento de documentos.

#9. (CESGRANRIO) Assinale o item em que ocorre erro ortográfico ? Não se usa mais o acento das palavras terminadas em eem e oo(s).

Não se usa mais o acento das palavras terminadas em eem e oo(s). Exemplos:

  • Ele crê – eles creem.
  • Que ele dê – que eles deem.
  • Ele lê – eles leem.
  • Ele vê – eles veem.
  • Ele tem – eles têm.
  • Ele vem – eles vêm.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )

#10. (EEAR) “Finalmente surgiu o heroizinho à porta da sala de aula trazendo na sacola uma imensidade de bugigangas.” A seguir, assinale a alternativa correta quanto às sílabas tônicas dessa sequência de palavras. ? Dica, imagine que você está "chamando" (de longe) cada uma das palavras ... desta forma, você perceberá a sílaba tônica.

Dica, imagine que você está “chamando” (de longe) cada uma das palavras … desta forma, você perceberá a sílaba tônica.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )

#11. (EEAR) Coloque C (certo) ou E (errado) para a classificação dada às palavras abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta. Observe que, em algumas palavras, o acento gráfico foi retirado propositadamente.
( ) recem – oxítona
( ) rubrica – proparoxítona
( ) condomino – proparoxítona
( ) filantropo – paroxítona
( ) novel – oxítona
( ) zenite – paroxítona ? Dica, imagine que você está "chamando" (de longe) cada uma das palavras ... desta forma, você perceberá a sílaba tônica.

Dica, imagine que você está “chamando” (de longe) cada uma das palavras … desta forma, você perceberá a sílaba tônica.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )

 

#12. (AFA) – Assinale a alternativa que apresenta apenas palavras paroxítonas (os acentos foram propositalmente omitidos): ? Dica, imagine que você está "chamando" (de longe) cada uma das palavras ... desta forma, você perceberá a sílaba tônica.

Dica, imagine que você está “chamando” (de longe) cada uma das palavras … desta forma, você perceberá a sílaba tônica.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )

 

#13. (CESPE – TCU/2015) A superstição segundo a qual passar debaixo de escada traz azar ilustra uma relação equivocada entre uma causa e um efeito.

#14. (IESES – Prefeitura de São José do Cerrito – SC/2017) Assinale a alternativa em que os parônimos estejam corretamente empregados.

#15. (IF-CE – IF-CE/2017) Homônimos são palavras que têm a mesma pronúncia (às vezes a mesma grafia), mas significados diferentes. É o caso de “mal” (antônimo de bem) (linha 28) e mau (antônimo de bom). Quanto à significação das palavras homônimas, estão incorretos os significados de ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O correto seria: </br>

incipiente (principiante) – insipiente (ignorante) </br>  </br> 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Parônimos e Homônimos ( )

#16. (ASSCONPP – Prefeitura de Videira – SC/2016) Observe as frases abaixo:
I. A mãe vela pelo sono do filho doente.
II. O barco à vela foi movido pelo vento.
A palavra vela presenta vários sentidos, esta propriedade das palavras é denominada:

#17. (MPE-SC – MPE-SC/2016) Está gramaticalmente correta esta frase:
Não faço cessão dos meus direitos!

#18. (CESPE – DPU/2016) TEXTO_MARIASILVA No trecho “respostas às demandas” (L.20), o emprego do sinal indicativo de crase justifica-se pela regência do substantivo “respostas”, que exige complemento antecedido da preposição a, e pela presença de artigo feminino plural que determina “demandas”.

#19. (CESPE – DPU/2016) TEXTO_colonizacao No trecho “Anteriormente à primeira Constituição pátria” (l.4), o emprego do acento indicativo de crase é facultativo.

#20. (CESPE – DPU/2016) TEXTO_IDEIA A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se empregasse o sinal indicativo de crase no vocábulo “a” em “dá suporte a exigências recíprocas” (l.20).

#21. (CESPE – DEPEN/2015)
TEXTO_educaçao Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o sinal indicativo de crase poderia ser eliminado em ambas as ocorrências no trecho “voltados à recuperação e à reinserção social” (R. 6 e 7).

#22. (CESPE – MPU/2015)
TEXTO_mpu2 Nas linhas 21 e 22, o emprego do sinal indicativo de crase em “às diferentes” justifica–se pela regência de “desrespeito”, que exige complemento antecedido da preposição a, e pela presença de artigo feminino plural antes de “diferentes”.

#23. (CESPE – DEPEN/2015)
TEXTO_depen1 No trecho “refere-se tão somente à liberdade de ir e vir” (L.6), o emprego do sinal indicativo de crase deve-se ao fato de a locução “tão somente” exigir complemento antecedido pela preposição a.

#24. (CESPE – MPU/2015)
TEXTO_mpu1
O emprego do sinal indicativo de crase em “à luz da tradição iluminista” (l.2) é facultativo, ou seja, a sua retirada não prejudicaria a correção gramatical nem o sentido original do texto.

#25. (CESPE – Caixa/2014)
TEXTO_caixa
A correção gramatical e o sentido original do período “ Áreas desenvolvidas (…) às em desenvolvimento“ (l3-5) seriam preservados, caso se eliminasse, nesse período, o sinal indicativo de crase.

#26. (TJ-PR – TJ-PR/2013) Preencha com “a” ou “à” as lacunas nas frases abaixo:
1– Toledo critica ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes.
2– Toledo questiona ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes.
3– Toledo faz objeção ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes.
4– Toledo reporta–se ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes.
5– Toledo mostra–se preocupado com ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes.
Deve ser usado o sinal de crase nas frases:

#27. (MÁXIMA – Prefeitura de Fronteira – MG/2016) texto_balanço A mensagem dessa tirinha apoia-se no duplo sentido de uma palavra através de um recurso:

Polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece. Exemplos:  

    • cabo (posto militar, acidente geográfico, cabo da vassoura, da faca);

 

    • banco (instituição comercial financeira, assento);

 

    •  manga (parte da roupa, fruta).

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Língua Portuguesa

#28. (FAEPESUL – Prefeitura de Lauro Muller – SC/2016)  Atento ao emprego dos Homônimos, analise as palavras sublinhadas e identifique a alternativa CORRETA: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Ainda vivemos no Brasil a descriminação racial. Isso é crime!  </br>

Errado -> descriminação (ato de inocentar alguém ou alguma coisa) / discriminação (diferenciar) </br>  </br>

Com a crise política, a renúncia já parecia eminente.  </br>

Errado -> eminente (refere-se a alguém ou alguma coisa superior) / iminente (refere-se a alguma coisa que está prestes a acontecer) </br>  </br> 

Descobertas as manobras fiscais, os políticos irão agora expiar seus crimes.  </br>

Correto ->  expiar (ato de redimir seus atos) / espiar (ato de observar de forma atenta e secreta) </br>  </br> 

Em todos os momentos, para agir corretamente, é preciso o bom censo.  </br>

Errado -> censo (recensear, recenseio, recenseamento, recenseador) / senso (juízo, entendimento, discernimento) </br>  </br> 

Prefiro macarronada com molho, mas sem estrato de tomate.   </br>

Errado -> estrato (substantivo masculino e se refere a uma faixa, uma camada: camada da pele, camada de um terreno sedimentar, camada social) / extrato (substantivo masculino e se refere a alguma coisa que foi extraída de outra)

#29. UFMT – TJ-MT/2016)  Os rinocerontes-negros estão entre os bichos mais visados da África, pois sua espécie é uma das preferidas pelo turismo de caça. Para tentar salvar alguns dos 4.500 espécimes que ainda restam na natureza, duas ONG ambientais apelaram para uma solução extrema: transportar os rinocerontes de helicóptero. A ação utilizou helicópteros militares para remover 19 espécimes – com 1,4 toneladas cada um – de seu habitat original, na província de Cabo Oriental, no sudeste da África do Sul, e transferi-los para a província de Lampopo, no norte do país, a 1.500 quilômetros de distância, onde viverão longe dos caçadores. Como o trajeto tem áreas inacessíveis de carro, os rinocerontes tiveram de voar por 24 quilômetros. Sedados e de olhos vendados (para evitar sustos caso acordassem), os rinocerontes foram içados pelos tornozelos e voaram entre 10 e 20 minutos. Parece meio brutal? Os responsáveis pela operação dizem que, além de mais eficiente para levar os paquidermes a locais de difícil acesso, o procedimento é mais gentil. 
 A palavra radical pode ser empregada com várias acepções, por isso denomina-se polissêmica. Assinale o sentido dicionarizado que é mais adequado no contexto acima. 

#30. (UFMT – TJ-MT/2016)  Os rinocerontes-negros estão entre os bichos mais visados da África, pois sua espécie é uma das preferidas pelo turismo de caça. Para tentar salvar alguns dos 4.500 espécimes que ainda restam na natureza, duas ONG ambientais apelaram para uma solução extrema: transportar os rinocerontes de helicóptero. A ação utilizou helicópteros militares para remover 19 espécimes – com 1,4 toneladas cada um – de seu habitat original, na província de Cabo Oriental, no sudeste da África do Sul, e transferi-los para a província de Lampopo, no norte do país, a 1.500 quilômetros de distância, onde viverão longe dos caçadores. Como o trajeto tem áreas inacessíveis de carro, os rinocerontes tiveram de voar por 24 quilômetros. Sedados e de olhos vendados (para evitar sustos caso acordassem), os rinocerontes foram içados pelos tornozelos e voaram entre 10 e 20 minutos. Parece meio brutal? Os responsáveis pela operação dizem que, além de mais eficiente para levar os paquidermes a locais de difícil acesso, o procedimento é mais gentil. 
Na construção da coesão textual, a relação entre hiperônimos e hipônimos é fundamental, pois contribuem para a retomada de sentido no texto. Marque com 1 as palavras que no texto funcionam como hiperônimos e com 2 as que funcionam como hipônimos.
( ) Espécie
( ) Espécimes
( ) Rinocerontes-negros
( ) Bichos
Assinale a sequência correta.  

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