Juliana Jenny Kolb
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Teste 11: Língua Portuguesa – Questões Gerais
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.
Results
#1. (CESPE – TCU/2015) Seriam mantidos o sentido e a correção do texto caso o termo “instrumentalizada” (l.21) fosse empregado no masculino: instrumentalizado.
#2. (CESPE – TCU/2015) Sem prejuízo do sentido do texto, o termo “destarte” (l.27) poderia ser substituído por contudo ou todavia.
#3. (CESPE – TCU/2015) Conclui-se do texto que o autor apresenta uma reflexão, de cunho comparativo, acerca das relações estabelecidas entre movimentos sociais ocorridos no Brasil e sua vinculação com determinada doutrina europeia.
#4. (CESPE – TCU/2015) A ideia introduzida pela conjunção “porquanto” (l.19) poderia ser expressa também por conquanto.
#5. (CESPE – TCU/2015) Os pronomes relativos “que” (l.9) e “que” (l.15), embora retomem elementos distintos do texto, desempenham a mesma função sintática nos períodos em que ocorrem.
#6. (CESPE – TCU/2015) O presente foi empregado nas formas verbais “atinge” (l.10), “marca” (l.14), “exige” (l.17) e “passa” (l.18) para indicar uma ação habitual, iniciada no passado e que se estende ao momento em que o texto foi escrito.
#7. (CESPE – TCU/2015) Tanto a forma verbal “passaram” (l.4) quanto o adjetivo “próprios” (l.10) estão flexionados no plural por concordar com termos compostos, ou seja, termos com mais de um núcleo.
#8. (CESPE – TCU/2015) Apesar de conter dois documentos importantes — que aparecem como Anexos I e II —, a forma de apresentação do texto bem como as estruturas linguísticas nele empregadas permitem afirmar que essa comunicação oficial não funciona como mero encaminhamento de documentos.
#9. (CESGRANRIO) Assinale o item em que ocorre erro ortográfico ? Não se usa mais o acento das palavras terminadas em eem e oo(s).
Não se usa mais o acento das palavras terminadas em eem e oo(s). Exemplos:
- Ele crê – eles creem.
- Que ele dê – que eles deem.
- Ele lê – eles leem.
- Ele vê – eles veem.
- Ele tem – eles têm.
- Ele vem – eles vêm.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )
#10. (EEAR) “Finalmente surgiu o heroizinho à porta da sala de aula trazendo na sacola uma imensidade de bugigangas.” A seguir, assinale a alternativa correta quanto às sílabas tônicas dessa sequência de palavras. ? Dica, imagine que você está "chamando" (de longe) cada uma das palavras ... desta forma, você perceberá a sílaba tônica.
Dica, imagine que você está “chamando” (de longe) cada uma das palavras … desta forma, você perceberá a sílaba tônica.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )
#11. (EEAR) Coloque C (certo) ou E (errado) para a classificação dada às palavras abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta. Observe que, em algumas palavras, o acento gráfico foi retirado propositadamente. ( ) recem – oxítona ( ) rubrica – proparoxítona ( ) condomino – proparoxítona ( ) filantropo – paroxítona ( ) novel – oxítona ( ) zenite – paroxítona ? Dica, imagine que você está "chamando" (de longe) cada uma das palavras ... desta forma, você perceberá a sílaba tônica.
Dica, imagine que você está “chamando” (de longe) cada uma das palavras … desta forma, você perceberá a sílaba tônica.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )
#12. (AFA) – Assinale a alternativa que apresenta apenas palavras paroxítonas (os acentos foram propositalmente omitidos): ? Dica, imagine que você está "chamando" (de longe) cada uma das palavras ... desta forma, você perceberá a sílaba tônica.
Dica, imagine que você está “chamando” (de longe) cada uma das palavras … desta forma, você perceberá a sílaba tônica.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )
#13. (CESPE – TCU/2015) A superstição segundo a qual passar debaixo de escada traz azar ilustra uma relação equivocada entre uma causa e um efeito.
#14. (IESES – Prefeitura de São José do Cerrito – SC/2017) Assinale a alternativa em que os parônimos estejam corretamente empregados.
#15. (IF-CE – IF-CE/2017) Homônimos são palavras que têm a mesma pronúncia (às vezes a mesma grafia), mas significados diferentes. É o caso de “mal” (antônimo de bem) (linha 28) e mau (antônimo de bom). Quanto à significação das palavras homônimas, estão incorretos os significados de ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
O correto seria: </br>
incipiente (principiante) – insipiente (ignorante) </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Parônimos e Homônimos ( )
#16. (ASSCONPP – Prefeitura de Videira – SC/2016) Observe as frases abaixo: I. A mãe vela pelo sono do filho doente. II. O barco à vela foi movido pelo vento. A palavra vela presenta vários sentidos, esta propriedade das palavras é denominada:
#17. (MPE-SC – MPE-SC/2016) Está gramaticalmente correta esta frase: Não faço cessão dos meus direitos!
#18. (CESPE – DPU/2016) No trecho “respostas às demandas” (L.20), o emprego do sinal indicativo de crase justifica-se pela regência do substantivo “respostas”, que exige complemento antecedido da preposição a, e pela presença de artigo feminino plural que determina “demandas”.
#19. (CESPE – DPU/2016) No trecho “Anteriormente à primeira Constituição pátria” (l.4), o emprego do acento indicativo de crase é facultativo.
#20. (CESPE – DPU/2016) A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se empregasse o sinal indicativo de crase no vocábulo “a” em “dá suporte a exigências recíprocas” (l.20).
#21. (CESPE – DEPEN/2015) Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o sinal indicativo de crase poderia ser eliminado em ambas as ocorrências no trecho “voltados à recuperação e à reinserção social” (R. 6 e 7).
#22. (CESPE – MPU/2015) Nas linhas 21 e 22, o emprego do sinal indicativo de crase em “às diferentes” justifica–se pela regência de “desrespeito”, que exige complemento antecedido da preposição a, e pela presença de artigo feminino plural antes de “diferentes”.
#23. (CESPE – DEPEN/2015) No trecho “refere-se tão somente à liberdade de ir e vir” (L.6), o emprego do sinal indicativo de crase deve-se ao fato de a locução “tão somente” exigir complemento antecedido pela preposição a.
#24. (CESPE – MPU/2015) O emprego do sinal indicativo de crase em “à luz da tradição iluminista” (l.2) é facultativo, ou seja, a sua retirada não prejudicaria a correção gramatical nem o sentido original do texto.
#25. (CESPE – Caixa/2014) A correção gramatical e o sentido original do período “ Áreas desenvolvidas (…) às em desenvolvimento“ (l3-5) seriam preservados, caso se eliminasse, nesse período, o sinal indicativo de crase.
#26. (TJ-PR – TJ-PR/2013) Preencha com “a” ou “à” as lacunas nas frases abaixo: 1– Toledo critica ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes. 2– Toledo questiona ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes. 3– Toledo faz objeção ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes. 4– Toledo reporta–se ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes. 5– Toledo mostra–se preocupado com ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes. Deve ser usado o sinal de crase nas frases:
#27. (MÁXIMA – Prefeitura de Fronteira – MG/2016) A mensagem dessa tirinha apoia-se no duplo sentido de uma palavra através de um recurso:
Polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece. Exemplos:
- cabo (posto militar, acidente geográfico, cabo da vassoura, da faca);
- banco (instituição comercial financeira, assento);
- manga (parte da roupa, fruta).
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Língua Portuguesa
#28. (FAEPESUL – Prefeitura de Lauro Muller – SC/2016) Atento ao emprego dos Homônimos, analise as palavras sublinhadas e identifique a alternativa CORRETA: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Ainda vivemos no Brasil a descriminação racial. Isso é crime! </br>
Errado -> descriminação (ato de inocentar alguém ou alguma coisa) / discriminação (diferenciar) </br> </br>
Com a crise política, a renúncia já parecia eminente. </br>
Errado -> eminente (refere-se a alguém ou alguma coisa superior) / iminente (refere-se a alguma coisa que está prestes a acontecer) </br> </br>
Descobertas as manobras fiscais, os políticos irão agora expiar seus crimes. </br>
Correto -> expiar (ato de redimir seus atos) / espiar (ato de observar de forma atenta e secreta) </br> </br>
Em todos os momentos, para agir corretamente, é preciso o bom censo. </br>
Errado -> censo (recensear, recenseio, recenseamento, recenseador) / senso (juízo, entendimento, discernimento) </br> </br>
Prefiro macarronada com molho, mas sem estrato de tomate. </br>
Errado -> estrato (substantivo masculino e se refere a uma faixa, uma camada: camada da pele, camada de um terreno sedimentar, camada social) / extrato (substantivo masculino e se refere a alguma coisa que foi extraída de outra)