Teste 13: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Juliana Jenny Kolb

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Teste 13: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.

Results

#1. _____ você não resolveu todas as questões da prova? Creio que é _____ você não sabe o _____ das regras.

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#2. Assinale a alternativa que apresenta erro:

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#3. Assinale a alternativa incorreta:

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#4. ( MS CONCURSOS – Prefeitura de Piraúba – MG/2017) Assinale a alternativa onde a grafia do porquê está incorreta:

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#5. (Alternative Concursos – Câmara de Bandeirantes – SC/2016) O emprego da palavra porque está correto em todas as sentenças abaixo, exceto em:

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#6. (INAZ do Pará – DPE-PR/2017) Em “uma doméstica conseguiu juntar, ao longo dos anos, o suficiente para comprar uma quitinete no centro de São Paulo.”, as vírgulas foram empregadas para:

#7. (VUNESP – CRBio – 1º Região/2017) Assinale a alternativa em que a pontuação está empregada corretamente e preserva o sentido original do texto.

#8. ( IESES – GasBrasiliano/2017) Analise as proposições abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a análise correta sobre as mesmas.
I. Em: “todas as teorias, apesar das diferenças, são tributárias de um mesmo princípio, já intuído pelos gregos na Antiguidade”, a simples substituição da expressão “de um mesmo princípio” por “de uma mesma raiz” não alteraria a correção do período.
II. As duas vírgulas presentes no trecho a seguir isolam duas orações coordenadas e uma subordinada: “Certas palavras não encontram equivalentes exatos em outros idiomas, as estruturas sintáticas são muito diferentes, mas o sentido geral das frases tende a permanecer o mesmo”.
III. A palavra “tampouco”, destacada no texto, tal como foi empregada, expressa sentido de “também não”.
IV. Em: “não há nada que possamos pensar que algum grego já não tenha pensado”, o verbo haver é impessoal.

#9. ( IESES – GasBrasiliano/2017) Analise as proposições abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que contém a resposta correta.
I. Em: “ninguém mais se entenderia”, a palavra “ninguém” é um pronome indefinido e ocupa a função de sujeito determinado.
II. Em: “Por muitos séculos, um desvio da norma gramatical foi considerado um erro”, a vírgula empregada está separando um adjunto adverbial antecipado.
III. Em: “Se nada mudasse, a língua seria estática”, a vírgula isola uma oração coordenada.
IV. Em: “a forma inovadora pode derrotar as até então estabelecidas”, a palavra “até” é acentuada por ser uma palavra monossílaba tônica.

#10. (CESGRANRIO – IBGE/2016) No trecho do Texto II “Há sempre um porquê.”, a palavra destacada está grafada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
A palavra ou a expressão destacada aparece corretamente grafada em:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#11. ( COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2017) Aprenda a escolher o corte certo da carne
Coxão mole, patinho, alcatra… O boi se divide em 21 cortes e, na hora do preparo, a escolha certa faz toda a diferença! Entenda quais são as carnes de “primeira” e de “segunda” para seus pratos.
Você vai ao açougue e encontra uma vitrine repleta de peças de carne. À primeira vista, qualquer uma delas parece servir perfeitamente para aquele suculento picadinho… Só que não! O boi é dividido em 21 partes e seus cortes são classificados como “de primeira” (macios e mais caros) e “de segunda” (mais duros e baratos), e cada tipo é indicado para uma receita específica. “O valor nutritivo dos diferentes tipos de carne é praticamente o mesmo. A diferença está na maciez e na quantidade de nervo e gordura”, afirma a nutricionista Clorisana Abreu. O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço. Daí, as fibras enrijecem e deixam o corte endurecido. Já o filé-mignon está localizado numa parte menos usada do boi – por isso é o tipo mais macio. […]
Disponível em: .Acesso em: 17 fev. 2017.
No período destacado O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço, justifica-se o emprego das vírgulas por

#12. (FGV – COMPESA/2016) Assinale a frase em que a grafia do vocábulo sublinhado está inadequada (uso dos porquês).

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

#13. ( FURB – ISSBLU/2015) Assinale a alternativa correta:

#14. (FURB – ISSBLU/2015) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionando os verbos indicados à sua devida conjugação:
  Primeira coluna
  1. “─ Imagine, imagine!” ─ verbo imaginar ─ sexto parágrafo
  2. “[…] embora a gente se ache,[…]” ─ verbo achar ─ oitavo parágrafo
  3. “[…] curtindo mais o negativo […]” ─ verbo curtir ─ sétimo parágrafo
  4. “[…] e o ancião, como estará?” ─ verbo estar ─ terceiro parágrafo
  5. “Ser mais feliz […]” ─ verbo ser ─ oitavo parágrafo
  6. “[…] onde só os monges iniciados entram.” ─ verbo entrar ─ segundo parágrafo
  7. “Pessoalmente, sempre acreditei […]” ─ verbo acreditar ─ sétimo parágrafo
  8. “[…] ele quer folhear uma enciclopédia […]” ─ verbos querer, folhear ─ segundo parágrafo
  9. “[…] mais do que seria necessário […]” ─ verbo ser ─ sétimo parágrafo
  10. “A palavra de ordem, a recomendação, a essência, não era celibate*[…]” ─ verbo ser ─ sexto parágrafo
  Segunda coluna
  ( ) presente do indicativo
  ( ) pretérito perfeito do indicativo
  ( ) pretérito imperfeito do indicativo
  ( ) futuro do presente do indicativo
  ( ) futuro do pretérito do indicativo
  ( ) presente do subjuntivo
  ( ) infinitivo impessoal
  ( ) gerúndio
 ( ) conjugação composta (perifrástica)
  ( ) imperativo afirmativo

#15. (IBADE – Prefeitura de Rio Branco – AC/2017) “’O teu cabelo não nega, mulata, porque és mulata na cor; mas como a cor não pega, mulata, mulata eu quero o teu amor.’”
 A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.
  I. A forma verbal NEGA, no contexto, é intransitiva.
 II. TEU é um pronome substantivo possessivo.
 III. Nas duas últimas ocorrências a palavra MULATA é, respectivamente, VOCATIVO e SUJEITO.
 Está correto apenas o que se afirma em:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto:  I. A forma verbal NEGA, no contexto, é intransitiva.  </br>

“O teu cabelo não nega, …” -> Verbo Intransitivo: Os verbos intransitivos são os que possuem sentido completo, não necessitando de um complemento. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Verbos ( )  </br>  </br>

Errado:  II. TEU é um pronome substantivo  ADJETIVO possessivo.  </br>

” … eu quero o teu amor.’”  -> Adjetivo: quando apenas acompanha o substantivo. Exemplos: “teu cachorro”, “meu amor”,  … </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Pronomes ( )  </br>  </br> 

Correto:  IIII. Nas duas últimas ocorrências a palavra MULATA é, respectivamente, VOCATIVO e SUJEITO.  </br>

“… mas como a cor não pega, mulata, mulata eu quero o teu amor.’” </br>

Primeira “mulata”: Vocativo: é o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético. </br>

Segunda “mulata”: Sujeito: é alguém ou algo de quem/do que se fala. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Sujeito e Vocativo ( )

#16. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Considerando as regras de regência, assinale a alternativa correta. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

Está inadequado: </br>

No trecho “As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia”, há uma inadequação, pois o verbo assistir, nesse caso, exige a preposição “a”. </br> </br>

Errado: </br>

Está Adequado:  </br>

Em “Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.”, há uma inadequação, pois faltou o acento indicativo de crase em “à diabetes”. </br>

a diabetes -> o câncer … não há crase. </br> </br>

 No excerto “[…] mas que aos bilhões, ajudam a digestão […]”, há uma inadequação, pois faltou o acento indicativo de crase em “à digestão”. </br>

a digestão -> o paladar … não há crase. </br> </br>

 Em “[…] e enquanto tiver dentes, passar fio dental […]”, há uma inadequação, pois faltou a preposição exigida pela regência do verbo passar. </br>

quem  passa, passa algo … não exige preposição. </br> </br>

 Em “[…] dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma”, há uma inadequação, pois faltou o acento indicativo de crase em “à meia hora”. </br>

a meia hora -> o meio minuto … não há crase. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Crase ( )

 

#17. (INAZ do Pará –  DPE-PR/2017) O vocábulo destacado na passagem “(…) Eu resistir o quanto pude, mas acabei sucumbindo no ano passado (…)” significa: 

#18. (UESPI – UESPI/2017) Na frase: “’os jovens brasileiros não têm interesse pelo magistério’ e aqueles que o acabam elegendo são os de ‘pior desempenho escolar’”; a palavra que não pode substituir a expressão em destaque pois causaria prejuízo de sentidos é: 

#19. (UESPI – UESPI/2017) A palavra “galopante”, na frase “o desinteresse pela carreira docente é galopante”, significa:

#20. (FEPESE – Prefeitura de Lages – SC/2016) Identifique abaixo as afirmativas corretas ( C ) e as erradas ( E ).
( ) A frase: “O personagem interviu na fala do companheiro” apresenta um vício de linguagem.
( ) Em: “Prefiro isso àquilo” temos um desvio da norma culta no uso da crase.
( ) Polissemia consiste em agrupar em uma palavras sensações vindas dos vários órgãos do sentido, como em “O sol de outono caía com uma luz pálida e macia”.
( ) Há a presença de parônimos na frase: “O cumprimento foi dado ao rapaz que tinha o comprimento exato daquelas paragens”.
( ) Na redação oficial, os pronomes de tratamento requerem o verbo na terceira pessoa do plural. Assim, está certa a seguinte oração: “Aguardamos que Vossa Senhoria se manifeste a respeito do nosso pedido”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

#21. (COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2016) velar³. v. (Etm. do latim: vigilare). 1. v.t.d. e v.i. Manter-se acordado; não dormir; ficar ao pé de algo ou de alguém: velava as noites em sofrimento; velava o filho morto; 2. v.t.d. e v.t.i. Proteger; oferecer proteção a: velava a reputação da filha; o prefeito vela pela cidade. 3. v.t.d. Vigiar; manter-se de vigia: os soldados velavam o quartel.
As acepções da forma verbal “velar” no verbete caracterizam o que é chamado precisamente de

#22. ( VUNESP – CRBio – 1º Região/2017) Assinale a alternativa em que a nova redação dada ao trecho – … a grana era paga de acordo com o resultado do time em campo.– mantém o sentido original do texto e está de acordo com a norma-padrão de regência nominal.

#23. ( IESES – GasBrasiliano/2017) Analise as proposições abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a análise correta sobre as mesmas.
  I. Em: “todas as teorias, apesar das diferenças, são tributárias de um mesmo princípio, já intuído pelos gregos na Antiguidade”, a simples substituição da expressão “de um mesmo princípio” por “de uma mesma raiz” não alteraria a correção do período.
 II. As duas vírgulas presentes no trecho a seguir isolam duas orações coordenadas e uma subordinada: “Certas palavras não encontram equivalentes exatos em outros idiomas, as estruturas sintáticas são muito diferentes, mas o sentido geral das frases tende a permanecer o mesmo”.
 III. A palavra “tampouco”, destacada no texto, tal como foi empregada, expressa sentido de “também não”.
 IV. Em: “não há nada que possamos pensar que algum grego já não tenha pensado”, o verbo haver é impessoal.  

#24. ( Fundação La Salle – SUSEPE-RS/2017) sem policia
 O vocábulo “tem” (linha 17), dentro do contexto em que se encontra, sintaticamente é um: 

#25. (FEPESE – CIDASC/2017) Complete as frases abaixo com “o”, “os”, “lhe” ou “lhes”, conforme a regência do verbo.
 Ele __________ perdoa as ofensas, fique sossegado.
 Eram muitos os débitos; já______ paguei todos.
 Não ___________ convido para entrar porque estou atrasado.
 Informei- _________ a hora exata da prova.
 O médico cumprimentou- __________ assim que chegou.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

#26. (IBFC – POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/2017) 
  ORDEM DE SERVIÇO 608 – INSS 
  Perícia Médica
 PERDA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL POR EXPOSIÇÃO CONTINUADA A NÍVEIS ELEVADOS DE PRESSÃO SONORA DE ORIGEM OCUPACIONAL 
  NORMA TÉCNICA DE AVALIAÇÃO DE INCAPACIDADE PARA FINS DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS APRESENTAÇÃO 
 A presente atualização da Norma Técnica sobre Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR, objetiva simplificar, uniformizar e adequar o trabalho do médico perito ao atual nível de conhecimento desta nosologia. A evolução da Medicina do Trabalho, da Medicina Assistencial e Preventiva, dos meios diagnósticos, bem como a nova realidade social, motivou, sobremaneira, esta revisão, tornando-a mais completa e eficaz.
 Dessa concepção surgiram dois momentos que passaram a constituir os módulos do presente trabalho: a Atualização Clínica da Patologia e a Avaliação da Incapacidade Laborativa. Este estudo resultou de iniciativa da Divisão de Perícias Médicas do INSS, que buscou parceria com diversos segmentos da sociedade, num debate aberto, visando abordar todos os aspectos relevantes sobre o assunto, no período compreendido entre junho de 1996 e junho de 1997, com a efetiva participação de representantes das Perícias Médicas, Reabilitação Profissional, Núcleo de Referência em Doenças Ocupacionais da Previdência Social – NUSAT/SRMG e Procuradoria Estadual do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS; Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – Fundacentro/MTb; Associação Brasileira de Medicina do Trabalho – ABMT; Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo – Cerest; Confederação Nacional das Indústrias – CNI; Confederação Nacional do Comércio – CNC; Central Única dos Trabalhadores – CUT; e especialistas de renome. […] 
 Disponível em: www.cofp.com.br/legislacao/download/19/Acesso em 07/02/2017)
 No terceiro parágrafo do texto, percebe-se um desvio de regência em relação à Norma Padrão, na seguinte passagem:

#27. Marque a alternativa que apresenta a relação semântica correta das palavras no texto lido.

#28. (UFMT – TJ-MT/2016)  Na língua portuguesa, há muitas palavras parecidas, seja no modo de falar ou no de escrever. A palavra sessão, por exemplo, assemelha-se às palavras cessão e seção, mas cada uma apresenta sentido diferente. Esse caso, mesmo som, grafias diferentes, denomina-se homônimo homófono. Assinale a alternativa em que todas as palavras se encontram nesse caso.

#29. (IESES – CEGÁS/2017) Releia o segundo parágrafo:
Há um uso regido pela gramática normativa que estabelece regras. Às vezes, elas são divertidas. Por exemplo: existe uma parte da gramática que trata da produção oral das palavras, ou seja, como pronunciar ou onde cairia a sílaba tônica de cada termo. Você tem dúvida, por exemplo, deve-se dizer rubrica ou rúbrica? Esse setor da gramática resolve.
Sobre os recursos de construção desse parágrafo, analise com atenção as proposições a seguir. Depois, assinale a alternativa que contenha conclusão correta sobre as mesmas.
I. A forma “há” do verbo haver é impessoal, pois não tem sujeito claro no período em que aparece.
II. A crase presente em “às vezes” justifica-se pelo fato de haver a presença de artigo mais preposição, exigida pela regência do verbo, diante de palavra feminina.
III. A palavra “rubrica” tem apenas uma forma correta para ser escrita, que é a paroxítona.
IV. Em: ”você tem dúvida, por exemplo, deve-se dizer rubrica ou rúbrica” o autor utilizou corretamente pela colocação do pronome em próclise, pois a vírgula obriga que essa seja a forma correta de acordo com a norma padrão. 

#30. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) traço fundamental
  Considerada a norma-padrão da língua, é adequado o que se afirma em: 

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