.Teste 16: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Juliana Jenny Kolb

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Teste 16: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, ordenadas randomicamente.

Results

#1. (IADES – Fundação Hemocentro de Brasília – DF/2017) Doação de sangue
Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.
Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.
Todos sabemos que é importante doar sangue. Mas,quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa – Hoje está frio ou não estou disposto; nesses últimos dias, tenho trabalhado muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta… – e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de uma pessoa.
Sempre é bom repetir que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.
Considerando a relação existente entre as informações e as sequências linguísticas que constituem o texto, é correto afirmar que nele predomina a ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto – Dissertativo:    </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar.

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente.

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão.     </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#2. (NC-UFPR – UFPR/2017)
trump
Sobre o gênero textual, é correto afirmar que se trata de um texto: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

Argumentativo:  </br>

– Objetivo, convencer a aceitar o argumento. </br>

– Apresenta opinião do autor. </br> </br>

Errado: </br>

Informativo:  </br>

– Objetivo, transmitir informações. </br>

– Produções textuais objetivas e claras. </br>

– Isento de duplas interpretações. </br> </br>

Dissertativo:  </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar. </br>

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente. </br>

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão. </br> </br>

Narrativo: </br>

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. </br>

– Objetivo, contar um fato, real ou fictício. </br>

– Apresenta personagens (principal, secundários,terciários). </br> </br>

Descritivo: </br>

Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor). </br>

– Objetivo, reprodução mental, apontando características minuciosas. </br>

– Fixa, como uma fotografia. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#3. (COPESE – UFT – UFT/2017) Há o emprego adequado da regência verbal nas orações, de acordo com a gramática normativa, EXCETO em: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado: </br>

O melhor meio para a pessoa chegar no trabalho é o transporte individual. 

  • Preposição a: perdoar a, chegar a, sujeitar-se a,… </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Regência Nominal e Verbal ( )

#4. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) indigena
  Considerada a norma-padrão da língua, é adequado o que se afirma em: 

#5. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) Visível a olho nu. Mas não só, uma vez que se trata de um processo que tem sido há décadas acompanhado atentamente, e comprovado a frio reiteradamente, pelas estatísticas censitárias.
A única alternativa INCORRETA sobre o trecho acima transcrito, em seu contexto, é:

#6. (FCC – TRT – TRE-SP/2017) Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

#7. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Em relação às afirmações a seguir, assinale a alternativa correta.

#8. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Considerando as regras de regência, assinale a alternativa correta. 

#9. (FUNECE – METROFOR – CE/2017) A opção que apresenta a mesma regência do verbo destacado em “De que serve, pois, aspirar à liberdade?” (linhas 43-44) é

#10. (IBADE – Prefeitura de Rio Branco – AC/2017) De acordo com os estudos de regência verbal e considerando o padrão culto da língua, o verbo em destaque em “PARECEM ramos de árvores!” é: 

#11. (IBADE – Prefeitura de Rio Branco – AC/2017) “’Deve ser um guarda-roupa colossal!’, pensou Lúcia, avançando ainda mais”.
 A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.
  I. Os verbos usados são de ligação.
  II. De acordo com a nova ortografia, o hífen não é mais usado em guarda-roupa.
  III. A palavra COLOSSAL pode ser substituída por EXCEPCIONAL.
  Está correto apenas o que se afirma em:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

III. A palavra COLOSSAL pode ser substituída por EXCEPCIONAL.  </br>

Errado: </br>

– I. Os verbos usados são de ligação.   </br>

  • Verbo de Ligação: É o verbo vazio de significado, apenas liga características ao sujeito. </br>
  • Exemplo:   Paulo é determinado. (o verbo “é” apenas liga o sujeito Paulo ao predicado determinado) </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Verbos – Modos e Tempos ( ) </br> </br>

II. De acordo com a nova ortografia, o hífen não é mais usado em guarda-roupa.  </br>

Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s. </br>

Exceção: guarda-roupa, apesar de  terminar com vogal e o segundo elemento começar com r neste caso não se usa guardarroupa, o r não se duplica, porque guarda não é um prefixo é uma palavra, uma forma verbal e portanto, fora desta regra.

 

#12. (IF-ES – IF-ES/2016) Atente às considerações acerca do texto:
I) O pronome “nós” (linha 14) recebe acento gráfico por ser uma caso de acento diferencial, que distingue de seu homônimo átono “nos”, regra essa contemplada no Novo Acordo Ortográfico em vigor no Brasil.
II) No trecho “Há referências a paixões de europeus por índias […]”, tem-se um caso de verbo impessoal, o que justifica sua flexão no singular.
III) Em “à superioridade ativa dos machos”, o acento grave foi utilizado por se tratar de uma exigência da regência verbal.
IV) A conjunção coordenativa empregada no trecho “[…] e vieram as órfãs […]” tem o mesmo valor semântico da empregada neste outro: “[…] e para o ranger dos catres […]”.
V) No trecho “[…] das quais temos quase sempre apenas um nome vago […]”, tem-se um pronome relativo aglutinado a uma preposição, exercendo função coesiva na retomada do termo “mulheres de antigamente”.
Estão CORRETAS as declarações feitas em

#13. (IBADE –  Prefeitura de Rio Branco – AC/2017) Assinale a opção em que as modificações feitas no trecho destacado em: “e hoje são 87 sócios QUE SE IDENTIFICAM COM O LEMA ’DAR VIDA À IDADE’” estão de acordo com as regras da norma culta para regência verbal. 

#14. (IESES –  Prefeitura de São José do Cerrito – SC/2017) Assinale a alternativa em que há ERRO na regência verbal. 

#15. (IF-CE –  IF-CE/2017) A regência verbal está indevidamente empregada em 

#16. (IBGP –  CISSUL – MG/2017) Leia estes trechos de diálogos:
I.     – A senhora disse que os médicos receberam-na imediatamente?
        – Sim, foi um atendimento rápido e de muita qualidade.
II.     – A paciente ainda está esperando por mim?
 – Não, desculpou-se, mas teve que sair.
III.     – Eles atenderam à sua filha, Maria?
  – Sim, eles a olharam e a medicaram.
Em relação à colocação pronominal e à regência verbal, estão de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa os diálogos

#17. (VUNESP –  TJM-SP/2017) Uma frase escrita em conformidade com a norma-padrão da língua é:

#18. (IADES – CRF – DF/2017) De acordo com a norma-padrão e as questões gramaticais que envolvem o texto, assinale a alternativa correta.

#19. (MPE-RS – MPE-RS/2017) questão Assinale a alternativa que contém substituições adequadas para ensejando (l. 05), constante de (l. 09) e como sucedânea a (l. 15), respectivamente, no texto.

#20. (MPE-RS – MPE-RS/2017) questão Assinale a alternativa que contém as expressões que melhor substituem, de acordo com o sentido do texto, competência (l. 08), sensível (l. 18) e comum aos (l. 29), respectivamente.

#21. (CFC – CFC/2017) Assinale a alternativa cuja modificação provocou sentido diferente daquele original.

#22. (CESPE – TRE-PE/2017) cg3 Em relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CG3A1BBB, assinale a opção correta.

#23. (COPESE – UFJF – UFJF /2017) Releia o trecho:
“É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.”
A palavra “pendor” pode ser substituída no trecho acima, sem alteração do sentido, por todas as palavras abaixo, EXCETO:

#24. (COPESE – UFJF – UFJF /2017)Releia o trecho:
“Mas leis injustas (supondo que haja um critério objetivo de justiça) nem sempre são criadas por razões deliberadas; as mais das vezes, o legislador não se dá conta de todas as implicações de sua lei.”
A expressão “as mais das vezes” pode ser corretamente substituída por todas as alternativas abaixo, EXCETO:

#25. (NC-UFPR – COPEL /2017) Quando o animal morre, ele começa um processo natural de decomposição, e gases se acumulam no seu estômago.
“Se o cadáver é movido ou se ocorre um furo quando está inflado de gás, há o risco de uma explosão. Mas isso não costuma acontecer normalmente”, afirma Higgs.
Se chegar a acontecer, melhor não estar perto. Pelo menos, segundo os que já presenciaram algum desses eventos e contam que o cheiro de gás expelido pelo cetáceo é um dos mais insalubres que existem.
O termo “insalubre”, utilizado na última linha do texto, pode ser substituído, sem prejuízo de significado, por:

#26. (INAZ do Pará – DPE-PR/2017) No fragmento “Conheci uma mulher cujo filho de 14 anos queria um par de tênis de marca.”, a oração em destaque é classificada como:

Correto: </br>  </br>

Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: restringe a significação de seu antecedente.  </br>

-> “Conheci uma mulher cujo filho de 14 anos …” não é  qualquer mulher, é a mulher cujo o filho de 14 anos … </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Orações Subordinadas ( )

#27. (CS-UFG – CELG/GT-GO/2017) No trecho “Mas falta gente, somos carentes de pessoal capacitado”, a vírgula cumpre a função de estabelecer entre os dois enunciados uma relação: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Relação de Causa: </br> </br>

A vírgula exprime causa (já que, pois, uma vez que).

 

 

 

#28. (IESES – CEGÁS/2017)
Mosquitos são responsáveis por transmitir diversas doenças como malária, encefalite, dengue, febre amarela e filariose. Nos países tropicais, devido ao calor e à umidade, é comum a proliferação de mosquitos das espécies Aedes aegypti e Anopheles darlingi. No Brasil e em outros países, o Aedes aegypti é o maior causador da dengue. […] De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um quinto (1/5) da população mundial tem risco de contrair dengue. Já o mosquito Anopheles darlingi é o maior transmissor da Malária no Brasil, principalmente na região Amazônica […].
Até então não foi encontrada uma vacina que tenha resultados significativos na imunização da dengue ou malária. Assim, o controle da população dos mosquitos transmissores torna-se uma arma importante no combate a essas doenças. Diversas substâncias têm sido estudadas como inseticidas, uma vez que os mais usados atualmente vêm perdendo sua eficiência à medida que os mosquitos aumentam as suas resistências.
A flor do cravo-da-índia, ou simplesmente cravo, é usada como especiaria desde a antiguidade. Na culinária brasileira está bastante presente, devido ao aroma e sabor característicos. Na medicina, o cravo é conhecido por ter propriedades bactericida, fungicida e mesmo antiviral. Pelas suas diversasparticularidades, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estudaram o efeito larvicida do cravo-da-índia.
Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa que contenha análise correta sobre as mesmas.
I. No primeiro parágrafo, se substituíssemos o termo “mosquito” por “a maioria dos mosquitos”, o verbo “ser”, destacado, seria obrigatoriamente alterado para “é”.
II. A simples substituição da palavra “resultados”, destacada no texto, por “consequências” NÃO alteraria a correção do período.
III. A palavra “particularidades”, destacada no texto, no contexto em que foi empregada, atribui ao termo a que se refere a ideia de algo que é considerado em toda a sua extensão.
IV. “Para obter larvas, as tiras de papel foram transferidas para recipientes esmaltados contendo água, onde os ovos alcançavam o estágio de larva em quatro dias”. Nesse trecho, ambas as ocorrências da palavra “para” têm a mesma classificação gramatical. E a palavra “onde” poderia ser substituída por “em que” sem alteração de sentido.

#29. (CS-UFG – CELG/GT-GO/2017)Leia o texto a seguir para responder à questão.
Pesquisa da UFG utiliza bambu em sistema de tratamento de esgoto
Um projeto da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, está usando bambus para criar sistemas de tratamento de esgoto. Entre as vantagens, segundo os pesquisadores, está o baixo custo de implantação e a diminuição do risco de contaminação do solo e do lençol freático. Além disso, há possibilidade de reaproveitamento da água tratada, do adubo e a utilização das plantas já crescidas para vá- rias finalidades, que vão do artesanato à construção.
Professor da Escola de Agronomia da UFG, Rogério de Araújo Almeida explica que o objetivo é fazer com que o esgoto, após uma primeira fase de tratamento, passe por tanques onde estão plantados os bambus, que farão uma espécie de filtragem da água, que pode ser reutilizada posteriormente na agricultura ou devolvida aos córregos.
De acordo com Almeida, no sistema utilizando os bambus, o esgoto passa por várias etapas. Para um tratamento primário, o material é depositado em um tanque no qual a matéria orgânica vai para o fundo e a água fica na parte superficial. Em seguida, o líquido passa para os tanques em que foram plantados os bambus. “O solo já é eficiente sozinho no tratamento dessa água, porque filtra as impurezas. Nele também é formada uma colônia de bactérias que vai consumir a matéria orgânica presente. O bambu também absorve essa água, liberando ela pela evapotranspiração para o ar”, explicou Almeida. Ao final, a água sairá tratada, sem risco de contaminação para o meio ambiente.
O sistema de tratamento pode usar a água de duas maneiras, segundo o professor. “Podemos perder toda a água do esgoto, fazendo com que a planta absorva todo o líquido e, pela evapotranspiração, não sobre nada nos tanques. Com isso, não teria risco nenhum de contaminação, mas também não haveria um reaproveitamento direto da água, o que às vezes não é vantajoso”, explicou.
Na segunda opção, a água que saiu dos barris com os bambus, já tratada, pode ser devolvida para o lençol freático, sem risco de contaminação, ou até mesmo pode ser usada na agricultura. Além disso, seria possível tratar a matéria orgânica que ficou depositada no fundo dos tanques para utilizar como fertilizante.
Almeida destaca que, em áreas rurais, por exemplo, esse sistema é uma boa opção para compensar a falta de saneamento básico. Na cidade, o tratamento pode ser feito em algum edifício residencial, onde o esgoto vai para algum tanque, no qual a matéria orgânica vai para o fundo e a água pode ser retirada e tratada nos barris com bambus em alguma praça.
Além de atuar na área ambiental, o projeto também pode ser uma alternativa para resolver problemas sociais, como a falta de renda ou moradia. “O bambu é um subproduto de todo esse sistema de tratamento. Como ele está sempre sendo irrigado, tem a matéria orgânica, ele cresce três vezes mais rápido do que o normal. Com tanta produção assim, ele pode ser reaproveitado de várias maneiras, do artesanato à construção”, explicou o professor.
Nas zonas rurais, o bambu pode ser usado para constru- ção de cercas e até na produção de carvão. Existem pessoas que estão usando o vegetal para construir casas e até bicicletas para vender. “As possibilidades são imensas. O ser humano precisa buscar soluções inteligentes para os problemas e essa é uma boa alternativa”, concluiu o professor.
Quanto ao modo de organização, o texto é predominantemente: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto:   </br>

Dissertativo:    </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar.  </br>

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente.  </br>

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão.     </br>  </br>

Errado:    </br>

Narrativo:  </br>

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.  </br>

– Objetivo, contar um fato, real ou fictício.  </br>

– Apresenta personagens (principal, secundários,terciários).    </br> </br>

Descritivo:  </br>

Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).  </br>

– Objetivo, reprodução mental, apontando características minuciosas.  </br>

– Fixa, como uma fotografia.    </br> </br>

Injuntivo: </br> 

O texto injuntivo, também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor); por isso, apresentam, na maioria dos casos, verbos no imperativo. </br>

– Objetivo, sequenciar comandos. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#30. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Muito obrigado, disse ela angustiada em sua mesa de trabalho. Preciso enviar, anexo a este ofício, os documentos solicitados por meu chefe, incumbência que eu mesmo recebi dele. Não concentro-me na atividade por causa do barulho deste ambiente de trabalho. Já coloquei um aviso no mural, em que escrevi em maiúsculas: “É proibido a conversa durante o expediente de trabalho”, mas de nada adiantou. Obrigado, mais uma vez por sua interferência.
Sobre o texto, avalie as afirmativas que seguem.
1. O texto apresenta cinco desvios de concordância nominal.
2. A palavra “anexo” deveria estar no plural “anexos” para a correção da frase.
3. O aviso posto no mural está corretamente redigido.
4. O texto é uma narrativa.
5. Não há desvio na colocação do pronome na expressão sublinhada, pois há corretamente uma ênclise.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

1. O texto apresenta cinco desvios de concordância nominal. </br>  </br>

2. A palavra “anexo” deveria estar no plural “anexos” para a correção da frase. </br>

O adjetivo, “ANEXO” concorda com seu substantivo correspondente, neste caso, com “os documentos”. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( ) </br>  </br>

4. O texto é uma narrativa.  </br>

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço.  </br>  </br>

Para entender melhor o assunto, acesse: Tipologias e Gêneros Textuais ( )

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