Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Arquitetura de Software
Materiais de Estudo disponíveis
Apostila on-line |
Teste 2: Arquitetura de Software
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Tipo de porta: o elemento <portType> define um web service, as operações que podem ser executadas, e as mensagens trocadas para executar a operação. </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: WSDL ( ) Correto: UDDI UDDI é o processo de publicação/pesquisa/descoberta de Web Services. Errado: SOAP: Define as mensagens que serão transportadas pelo HTTP, bem como, realiza as chamadas, incluindo os parâmetros de entrada/saída. WSDL: WSDL é uma linguagem para descrever Web Services. REST: Como o SOAP, REST ( ) é outro um protocolo de comunicação. XML: Base para as mensagens SOAP. Para ler mais sobre o assunto, acesse: Web Service ( ) Se você errou esta questão, releia o artigo: Pipeline ( ) A técnica de pipeline é semelhante a uma linha de produção de fábrica. Cada instrução de um microprocessador passa por diversas fases até sua execução. Estas fases podem ser: </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Pipeline ( ) Correto: DDR </br> Memória DDR: memória RAM, do tipo SRAM que realiza a leitura e escrita de dados de forma síncrona e dinâmica. </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Memória RAM ( ) </br> </br> Errado: ROM, EPROM, PROM, EEPROM. </br> A memória ROM aceita apenas a leitura, os seus dados são gravados pelo fabricante uma única vez e depois não podem ser modificados ou apagados, apenas acessados. Seu conteúdo é armazenado permanentemente. </br> O termo memória ROM é utilizado de maneira informal para mostrar diversos tipos de memória, empregadas apenas para a leitura na operação principal de dispositivos eletrônicos digitais. Entre os tipos de memórias ROM, constam: </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Memória ROM ( ) Results
#1. (FCC – DPE-RR/2015) Em aplicações que utilizam web services, um documento WSDL descreve o serviço, especificando seu local, métodos de acesso etc. O elemento que descreve as operações que podem ser realizadas é o
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#2. (FCC – TRT – 4ª REGIÃO (RS)/2015) Uma instituição precisa de um serviço de diretório para publicar e buscar por serviços web. Para isso utilizará uma especificação que faz parte da pilha de componentes dos web services e tem como objetivo descrever, descobrir e integrar os serviços web, conhecida como
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#3. (FCC – DPE-RS/2017) Há índices que indicam o desempenho de diferentes aspectos de um programa paralelo como: 1. desempenho da aplicação, que envolve os índices Speed Up − SU (fator de aceleração) e eficiência; e 2. desempenho da rede de interconexão, que envolve os índices latência e vazão. O índice
#4. (IF-SE – IF-SE/2016) Com base na organização e arquitetura de computadores, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA. I. O conceito de pipeline consiste em dividir a execução da instrução em várias partes, sendo cada uma delas manipulada por unidades dedicadas do hardware que trabalham em paralelo. II. Os compiladores são programas que recebem como entrada arquivos-texto contendo módulos escritos em linguagem de alto nível e geram como saída arquivos-objeto correspondentes a cada módulo. III. O clock é um circuito oscilador que tem a função de sincronizar e determinar a medida de velocidade de transferência de dados no computador.
#5. (VUNESP – TCE-SP)/2015) Diversas arquiteturas modernas de computadores, como as do tipo IBM-PC, apresentam processadores que implementam o conceito de pipeline. Esse conceito está relacionado com
#6. (FGV – PROCEMPA/2014) As etapas para a criação de um Web Service (Java-WSDL) são quase sempre as mesmas: • criar a interface remota do Web Service, que deve expor os métodos a serem invocados pelos _____. • criar as classes (se for o caso) que representam os parâmetros dos métodos da interface _____. • criar a classe do _____ (do Web Service) • criar o arquivo de configuração para invocar a ferramenta do JAX-RPC, _____ (config.xml). • compilar tudo, usar a ferramenta do _____, wscompile para criar os arquivos acessórios (mapping e WSDL). • iniciar o _____ Container. • fazer o _____ do Web Service. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas dos itens acima.
#7. (FUNCAB – MDA/2014) A figura m abaixo representa a arquitetura para “web services”, criada pelo w3C. Nessa arquitetura, – há um protocolo padrão para transmissão de dados, baseado no XML e que segue o modelo “REQUEST- RESPONDE” do HTTP. – há um arquivo tipo XML, cuja finalidade é descrever detalhadamente um “web service”, fornecendo uma descrição específica das operações que compõem o “web service” e define de forma clara como deve ser o formato de entrada e saída de cada operação. O protocolo padrão e o arquivo XML referenciados acima são conhecidos, respectivamente, pelas siglas:
#8. (FCC- TRT – 1ª REGIÃO (RJ)/2014) Na Arquitetura de Harvard a leitura de instruções e de alguns tipos de operandos pode ser realizada simultaneamente à execução das instruções. Assim, enquanto uma instrução é executada, a instrução seguinte é lida. Esse processo é conhecido como
#9. (CESPE – MPU/2013) A capacidade de geração eficiente de códigos objetos pode aumentar a eficiência do pipeline, caso as instruções em código de máquina sejam ordenadas de forma adequada; portanto, em computadores que utilizam essa técnica, a qualidade dos compiladores é um fator relevante.
#10. (CESPE – Banco da Amazônia/2012) A técnica de pipeline aumenta a capacidade de processamento de um microcomputador, ao permitir a sobreposição temporal das diversas fases da execução de instruções.
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#11. (FCC – TJ-PE/2012) É um item que NÃO integra um pipeline de cinco estágios:
#12. (CESGRANRIO – CEFET-RJ/2014) No contexto de um Web Service, o formato padrão para troca de informações e o protocolo utilizado como infraestrutura de transmissão são, respectivamente,
#13. (AOCP – BRDE/2012) Sobre Pipeline, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. A técnica de pipelining pode ser empregada em sistemas com um ou mais processadores, em diversos níveis, e tem sido a técnica de paralelismo mais utilizada para maior desempenho dos sistemas de computadores. II. O conceito de processamento pipeline se assemelha muito a uma linha de montagem, onde uma tarefa é dividida em um sequência de sub tarefas, executadas em diferentes estágios, dentro da linha de produção. III. O conceito de processamento pipeline só pode ser implementado dentro da arquitetura de processadores RISC. IV. Nos sistemas operacionais antigos, o pipeline era bastante complicado, já que os programadores deveriam possuir conhecimento de hardware e programar em painéis através de fios.
#14. (CESPE – TC-DF/2014) WSDL (Web Services Description Language) é um documento XML que descreve um conjunto de mensagens SOAP, assim como a forma como essas mensagens são trocadas. Sendo XML, o WSDL é legível e editável, porém, na maioria dos casos, é gerado e consumido por software.
#15. (IADES – METRÔ-DF/2014) Os web services são componentes que permitem a interoperabilidade e integração de sistemas de aplicação com o uso do formato XML para envio e recebimento de dados. A comunicação entre sistemas se dá de forma dinâmica e segura. Com base no exposto, no que se refere à segurança da comunicação usada nos web services, assinale a alternativa correta.
#16. (VUNESP – CETESB/2009) Nas arquiteturas dos processadores modernos encontra-se implementado, via de regra, o conceito de pipeline no processo de execução de instruções. Assinale a alternativa que apresenta três etapas funcionais que costumam fazer parte do pipeline e que são implementadas por unidades específicas.
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#17. (FUNCAB – MDA/2014) A figura m abaixo representa a arquitetura para “web services”, criada pelo w3C. Nessa arquitetura, – há um protocolo padrão para transmissão de dados, baseado no XML e que segue o modelo “REQUEST- RESPONDE” do HTTP. – há um arquivo tipo XML, cuja finalidade é descrever detalhadamente um “web service”, fornecendo uma descrição específica das operações que compõem o “web service” e define de forma clara como deve ser o formato de entrada e saída de cada operação. O protocolo padrão e o arquivo XML referenciados acima são conhecidos, respectivamente, pelas siglas:
#18. (Quadrix – COFECI/2017) A respeito da arquitetura cliente-servidor, julgue o item. Para que esse modelo funcione corretamente, é imprescindível que os servidores conheçam a identidade e a quantidade de clientes que acessam seus serviços.
#19. (CONSULPLAN – TRE-RJ/2017) Segundo Sommerville (2011), os projetistas de sistemas distribuídos precisam organizar seus projetos de sistema para equilibrar desempenho, confiança, proteção e capacidade de gerenciamento do sistema. Não existe um modelo de organização de sistema distribuído aplicável a todas as circunstâncias, de modo que surgiram vários estilos de arquitetura. Ao projetar uma aplicação distribuída, deve-se escolher um estilo de arquitetura que ofereça suporte aos requisitos não funcionais críticos de seu sistema. De acordo com o autor, a arquitetura cliente-servidor multicamadas é usada:
#20. (FAU – UNICENTRO – Câmara de Ibiporã- 2016) Em relação a marca e modelo de processadores para computadores pessoais, qual das opções abaixo não corresponde a família INTEL?
#21. (FAU – UNICENTRO – Câmara de Ibiporã- 2016) Quando um processador é comprado, ele vem da fábrica com sua frequência interna máxima definida. O ato de aumentar esta frequência por meio de um processo técnico é também chamado de:
#22. (FAU – UNICENTRO – Câmara de Ibiporã- 2016) Em relação as memórias do computador algumas estão na categoria de memória somente de leitura. Qual das memórias a seguir não corresponde a este grupo?
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#23. (FGV – SEPOG – RO/2017) O uso de memória cache é imprescindível para o bom funcionamento dos processadores modernos. Com relação às memórias caches, analise as afirmativas a seguir. I. O uso de memórias síncronas (SDRAM) na memória principal permite a transferência em modo rajada de blocos de informação entre a memória cache e a memória principal. II. Nos modernos processadores, como o processador Intel i7, a cache de nível 1 é utilizada para a comunicação entre as “threads” que são executadas em núcleos (“cores”) diferentes. III. A cache dos processadores é construída com memórias estáticas, mais rápidas, em oposição ao uso de memórias dinâmicas na memória principal, que são mais lentas. Está correto o que se afirma em
#24. (CETRO – AMAZUL/2015) São tipos de barramentos usados em microcomputadores, exceto:
#25. (CETRO – AMAZUL/2015) Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um periférico de entrada, saída e armazenamento.
#26. (CETRO – AMAZUL/2015) Assinale a alternativa que apresenta a capacidade de armazenamento de um disco rígido de 1 Terabyte.
#27. (CETRO – AMAZUL/2015) Assinale a alternativa correta sobre o conector IEEE 1394.
#28. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) Qual é a ordem de operadores que a execução de uma expressão lógica segue?
#29. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) Analise as afirmações a seguir: I – AND, OR são operadores lógicos binários. II – NAND e XOR são operadores lógicos binários. III – NOT é um operador lógico unário. IV – AND e NAND são operadores lógicos binários. V – OR e XOR são operadores lógicos binários. Considerando as afirmações anteriores, escolha a alternativa correta:
#30. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) No âmbito da lógica binária, qual das alternativas a seguir representa uma sentença que resulta em (1)?