Juliana Jenny Kolb
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Teste 2: BSC
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2017) O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região desenvolveu o mapa estratégico do PETI 2015-2020 mostrado na figura abaixo. No mapa estratégico, de acordo com os fundamentos do Balanced Scorecard − BSC,
#2. (FCC – TRE-AP/2015) Imagine que uma determinada entidade integrante da Administração Pública pretenda implementar uma metodologia de Planejamento Estratégico visando à melhoria dos serviços disponibilizados ao cidadão e o alinhamento com as políticas públicas determinadas para sua execução, bem como a avaliação de desempenho dos seus colaboradores. Entre as ferramentas disponíveis e consagradas para o atingimento dos objetivos almejados, poderá utilizar
#3. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Olhando para os objetivos corporativos do Cobit 5, um Analista de Sistemas da Prefeitura de Teresina observa que existe relação entre estes e as dimensões do BSC − Balanced Scorecard. Observando-se, por exemplo, dois destes objetivos, ou seja, (I) a necessidade de ter um portfólio de produtos e serviços competitivos que possam ser ofertados aos cidadãos e (II) a busca pela otimização dos custos de prestação de serviços ofertados à sociedade, ele verificou que tais objetivos se enquadram, respectivamente, nas dimensões (perspectivas) BSC
#4. (CESPE – SERPRO/2013) Considerando que a administração estratégica é o processo contínuo e circular que visa manter a organização como um conjunto integrado ao ambiente, julgue os itens subsequentes, referentes a planejamento estratégico e BSC (balanced scorecard). A visão empresarial de uma organização pode ser monitorada com base em indicadores apropriados que permitam descrever sua evolução financeira, o comportamento dos seus clientes, o desenvolvimento dos seus processos internos e o nível de aprendizado e crescimento da empresa.
#5. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Balanced Scorecard (BSC), técnica de planejamento empresarial desenvolvida pelos professores de Harvard Kaplan & Norton (1996), propicia o alinhamento das iniciativas (projetos, ações, serviços) de TI aos objetivos estratégicos do negócio, considerando as perspectivas: financeira, clientes e usuários, processos internos (gestão de projetos, desenvolvimento, gestão de incidentes etc.) e, por fim, aprendizado e crescimento. Sobre BSC, avalie as assertivas a seguir. I. O BSC demonstra uma relação de causa e efeito e é uma poderosa ferramenta de planejamento e de gestão de desempenho específica para promover o alinhamento dos objetivos da área de negócios com a área de Tecnologia da Informação (TI). II. Uma forma de materialização do BSC é pela utilização de Cartões CRC, que materializam as metas da TI valendo-se dos indicadores e da especificação dos responsáveis e da colaboração que cada um exerce nos objetivos estratégicos da TI. III. A perspectiva de aprendizagem e crescimento não contempla infraestrutura e tecnologias, pois o foco recai no capital humano envolvido com a elaboração do BSC. IV. O BSC é um método bastante utilizado para escolher os indicadores-chave (KPI) e conectá-los com os objetivos da organização, estabelecendo uma relação entre os KPIs, o processo medido pelo KPI e os objetivos da organização, geralmente apresentados na perspectiva financeira. É CORRETO apenas o que se afirma em
#6. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Balanced Scorecard (BSC), técnica de planejamento empresarial desenvolvida pelos professores de Harvard Kaplan & Norton (1996), propicia o alinhamento das iniciativas (projetos, ações, serviços) de TI aos objetivos estratégicos do negócio, considerando as perspectivas: financeira, clientes e usuários, processos internos (gestão de projetos, desenvolvimento, gestão de incidentes etc.) e, por fim, aprendizado e crescimento. Sobre BSC, avalie as assertivas a seguir. I. O BSC demonstra uma relação de causa e efeito e é uma poderosa ferramenta de planejamento e de gestão de desempenho específica para promover o alinhamento dos objetivos da área de negócios com a área de Tecnologia da Informação (TI). II. Uma forma de materialização do BSC é pela utilização de Cartões CRC, que materializam as metas da TI valendo-se dos indicadores e da especificação dos responsáveis e da colaboração que cada um exerce nos objetivos estratégicos da TI. III. A perspectiva de aprendizagem e crescimento não contempla infraestrutura e tecnologias, pois o foco recai no capital humano envolvido com a elaboração do BSC. IV. O BSC é um método bastante utilizado para escolher os indicadores-chave (KPI) e conectá-los com os objetivos da organização, estabelecendo uma relação entre os KPIs, o processo medido pelo KPI e os objetivos da organização, geralmente apresentados na perspectiva financeira. É CORRETO apenas o que se afirma em