Juliana Jenny Kolb
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Teste 2: Governança de TI
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (VUNESP – TCE-SP/2015) Considerando as definições apresentadas na literatura a respeito da auditoria de sistemas, é correto afirmar que a auditoria de sistemas de informação
#2. (FCC – TCE-GO/2009) O método PDCA
#3. (FCC – TRT – 13ª Região (PB)/2014) O denominado Ciclo PDCA,
#4. (FCC – TCE-GO/2014) A principal característica da técnica de PDCA é:
#5. (VUNESP – DETRAN-SP/2013) O ciclo PDCA, ou ciclo de Deming, é
#6. (CESPE – SERPRO/2013) Em relação a BSC (balanced scorecard), julgue: O sucesso das medidas essenciais de participação, retenção, captação e satisfação do cliente garante que uma empresa tenha clientes lucrativos.
#7. (FUNCAB – SESACRE/2014) No planejamento estratégico empresarial, são perspectivas do (BSC) originalmente propostas por Kaplan & Norton: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Perspectivas: </br>
- financeira: para sermos bem sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas? </br>
- cliente: para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes? </br>
- processos internos da empresa: para satisfazermos nossos clientes, em que processos de negócios devemos alcançar a excelência? </br>
- aprendizado e crescimento: para alcançarmos nossa visão, como sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar? </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )
#8. (FCC – TRT – 4ª REGIÃO (RS)/2011) O Ciclo PDCA tem como objetivo
#9. (CESPE – TRT – 8ª Região (PA e AP)/2016) Na fase do planejamento do ciclo PDCA, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
- Plan (planejamento): estabelecer missão, visão, objetivos, procedimentos e processos necessários para o atingimento dos resultados;
- Do (execução): realizar, executar as atividades;
- Check (verificação): monitorar e avaliar periodicamente os processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações e, eventualmente, confeccionando relatórios;
- Act (ação): agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, a eficiência e a eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Ciclo PDCA ( )
#10. (FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2011) O ciclo de controle de Deming é identificado pela sigla
#11. (Quadrix – COBRA Tecnologia S/A (BB)/2015) O que garante a eficiência e eficácia no desenvolvimento e uso de processos de negócios não é apenas o desenho meticuloso dos processos, mas sim a constante interpretação de seu uso e o acompanhamento dos efeitos, adequação e precisão dos mesmos, produzindo novas alterações, melhorando a presteza continuamente. Assinale a alternativa que melhor representa a técnica conhecida para garantir tal trabalho.
#12. (FCC – INFRAERO/2011) Em relação a portfólio de TI, considere: I. Deve abranger todos os itens de investimento e custeio das atividades de TI na organização, estejam estes na área de TI ou não. II. É composto por projetos, serviços e ativos, no qual projetos podem ser representados, por exemplo, pela implantação de um escritório de projetos de TI, ou por um processo de gestão de configuração, e serviços podem envolver a implantação de um upgrade do sistema operacional, ou mesmo, a instalação de ativos, tais como, hardwares e softwares de suporte. III. Dentre as várias alternativas de classificação, Benson, Bugnitz & Walton (2004) propõem que, na perspectiva de TI, o portfólio seja classificado em estratégico, fábrica, nova estratégia e obrigatório, correspondendo este último a investimentos requeridos por legislação ou compliance. IV. Na visão funcional de negócio, a elaboração do portfólio pode considerar, com base em registros históricos, a estimativa de horas de análise e/ou programação necessárias ao atendimento a uma área funcional, dentro de um período estipulado, e registrar a informação no portfólio. Está correto o que consta em
#13. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) O aperfeiçoamento de processos por meio da reengenharia
#14. (FCC – INFRAERO/2011) Constituem-se objetivos do CobiT, EXCETO: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Se você têm dúvidas em relação aos objetivos, acesse: Objetivos do COBIT 5 ( )
#15. (CESPE – SERPRO/2013) A implementação de procedimentos para monitorar a infraestrutura de TI deve ser prevista no processo de monitoramento de avaliação do desempenho de TI. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
O procedimento Monitorar a infraestrutura de TI está contido no processo DSS – Entregar, Serviço e Suporte </br>
- DSS01 – Gerenciar Operações </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Domínios e Processos do COBIT5 ( )
#16. (FUNCAB – CREA-AC/2016) No COBIT 5, qual o número de domínios associados a Processos de Gestão? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Gestão </br>
- APO – Alinhar, Planejar e Organizar: fornece orientação para o planejamento de aquisição, inclusive planejamento de investimentos, gestão de riscos, planejamento de programas e projetos bem como planejamento da qualidade. </br>
- BAI – Construir, Adquirir e Implementar: fornece orientação sobre os processos necessários para adquirir e implementar soluções de TI, cobrindo a definição de requisitos, identificação de soluções viáveis, preparação da documentação e treinamento e capacitação dos usuários e operações para execução nos novos sistemas. Além disso, é fornecida orientação para assegurar que as soluções sejam testadas e controladas adequadamente conforme a mudança for aplicada à operação do negócio da organização e ao ambiente de TI. </br>
- DSS – Entregar, Serviço e Suporte </br>
- MEA – Monitorar, Avaliar e Analisar: incluem orientação sobre como a diretoria pode monitorar o processo de aquisição e controles internos para assegurar que as aquisições sejam gerenciadas e executadas adequadamente. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Domínios e Processos do COBIT5 ( )
#17. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) A Instrução Normativa nº 4, de 11 de setembro de 2014, editada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP, dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática – SISP, do Poder Executivo Federal. É composta de 41 artigos. Em seu Art. 8º essa Instrução Normativa traz a seguinte descrição: Art. 8º “As contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases”. Assinale a alternativa que apresenta, sequencialmente, essas três fases. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Art. 8º – As contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases: </br>
I – Planejamento da Contratação; </br>
II – Seleção do Fornecedor; e </br>
III – Gestão do Contrato. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )
#18. (IF Sertão-PE – IF Sertão-PE/2016) As contratações de Soluções de Tecnologia da Informação, segundo a Instrução Normativa Nº 4/2014 deverão seguir três fases denominadas: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Art. 8º – As contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases: </br>
I – Planejamento da Contratação; </br>
II – Seleção do Fornecedor; e </br>
III – Gestão do Contrato. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )
#19. (IF Sertão-PE – IF Sertão-PE/2016) Na Instrução Normativa n. 04 de 11 de Setembro de 2014, tem-se, no art. 11º, inciso IV, que, após o recebimento do Documento de Oficialização da Demanda, a Área de Tecnologia da Informação indicará o Integrante Técnico para composição da Equipe de Planejamento da Contratação. Em seguida, o Documento de Oficialização da Demanda será encaminhado à autoridade competente da Área Administrativa, que deverá: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Art. 11 – A fase de Planejamento da Contratação terá início com o recebimento pela Área de Tecnologia da Informação do Documento de Oficialização da Demanda – DOD, a cargo da Área Requisitante da Solução, para instituição da Equipe de Planejamento da Contratação, que conterá no mínimo: </br>
I – necessidade da contratação, considerando os objetivos estratégicos e as necessidades corporativas da instituição, bem como o seu alinhamento ao PDTI; </br>
II – explicitação da motivação e demonstrativo de resultados a serem alcançados com a contratação da Solução de Tecnologia da Informação; </br>
III – indicação da fonte dos recursos para a contratação; e </br>
IV – indicação do Integrante Requisitante para composição da Equipe de Planejamento da Contratação. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )
#20. (FCM – IFF-RS/2016) Com base na Instrução Normativa N°4, de 11 de setembro de 2014, a respeito das contratações de Soluções de Tecnologia da Informação. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto: </br>
– não poderá ser objeto de contratação a gestão de processos de Tecnologia da Informação, incluindo gestão de segurança da informação. </br> </br>
Errado </br>
– deve-se estabelecer vínculo de subordinação com os funcionários da contratada. </br>
Art. 7º – É vedado: </br>
I – estabelecer vínculo de subordinação com funcionários da contratada; </br> </br>
– a remuneração dos funcionários da contratada deve ser estabelecida previamente em edital. </br>
Art. 7º – É vedado: </br>
… </br>
II – prever em edital a remuneração dos funcionários da contratada; </br> </br>
– o reembolso de despesas com transporte, hospedagem e outros custos operacionais deve ser previsto em edital e de responsabilidade da contratante. </br>
Art. 7º – É vedado: </br>
… </br>
V – reembolsar despesas com transporte, hospedagem e outros custos operacionais, que devem ser de exclusiva responsabilidade da contratada; </br> </br>
– não é permitido demandar a execução de serviços ou tarefas que escapem ao escopo do objeto da contratação, exceto no caso de assentimento, formalizado em documento e anexado ao processo de contratação, do preposto ou da própria contratada. </br>
Art. 7º – É vedado: </br>
… </br>
IV – demandar a execução de serviços ou tarefas que escapem ao escopo do objeto da contratação, mesmo que haja assentimento do preposto ou da própria contratada; </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )
#21. (CESPE – TCE-PA/2016) Considerando que determinado órgão da administração pública federal pretenda realizar uma licitação para contratar serviços de tecnologia da informação, julgue o próximo item com base na Lei n.º 10.520/2002 e na Instrução Normativa do MPOG/SLTI n.º 4/2014. O edital da licitação deverá conter a indicação da remuneração dos empregados dos fornecedores dos serviços, uma forma de garantir o respeito ao piso salarial da categoria de trabalhadores contratados e de atender ao princípio da publicidade. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Art. 7º – É vedado: </br>
I – estabelecer vínculo de subordinação com funcionários da contratada; </br>
II – prever em edital a remuneração dos funcionários da contratada; </br>
III – indicar pessoas para compor o quadro funcional da contratada; </br>
IV – demandar a execução de serviços ou tarefas que escapem ao escopo do objeto da contratação, mesmo que haja assentimento do preposto ou da própria contratada; </br>
V – reembolsar despesas com transporte, hospedagem e outros custos operacionais, que devem ser de exclusiva responsabilidade da contratada; </br>
VI – prever em edital exigências que constituam intervenção indevida da Administração na gestão interna dos fornecedores; </br>
VII – prever em edital exigência que os fornecedores apresentem, em seus quadros, funcionários capacitados ou certificados para o fornecimento da Solução, antes da contratação; </br>
VIII – adotar a métrica homem-hora ou equivalente para aferição de esforço, salvo mediante justificativa e sempre vinculada à entrega de produtos de acordo com prazos e qualidade previamente definidos; </br>
IX – contratar por postos de trabalho alocados, salvo os casos justificados mediante a comprovação obrigatória de resultados compatíveis com o posto previamente definido; e </br>
X – nas licitações do tipo técnica e preço: </br>
a) incluir critérios de pontuação técnica que não estejam diretamente relacionados com os requisitos da Solução de Tecnologia da Informação a ser contratada ou que frustrem o caráter competitivo do certame; e </br>
b) fixar os fatores de ponderação das propostas técnica e de preço sem justificativa, salvo quando o fator de ponderação for 50% (cinquenta por cento) para técnica e 50% (cinquenta por cento) para preço. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )
#22. (CESPE – TCE-PA/2016) Considerando que determinado órgão da administração pública federal pretenda realizar uma licitação para contratar serviços de tecnologia da informação, julgue o próximo item com base na Lei n.º 10.520/2002 e na Instrução Normativa do MPOG/SLTI n.º 4/2014. A modalidade pregão poderá ser utilizada caso a licitação envolva o desenvolvimento de um software. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Art. 26 – A fase de Seleção do Fornecedor observará as normas pertinentes, incluindo o disposto na Lei nº 8.666, de 1993, na Lei nº 10.520, de 2002, no Decreto nº 2.271, de 1997, no Decreto nº 3.555, de 2000, no Decreto nº 5.450, de 2005, no Decreto nº 7.174, de 2010, no Decreto nº 7.892, de 2013 e no Decreto nº 8.250, de 2014. </br>
Parágrafo único – É obrigatória a utilização da modalidade Pregão para as contratações de que trata esta IN sempre que a Solução de Tecnologia da Informação for enquadrada como bens ou serviços comuns, conforme o art. 1º da Lei nº 10.520, de 2002, preferencialmente na forma eletrônica, de acordo com o Decreto nº 5.450, de 2005. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )
#23. (CESPE – TCE-PA/2016) Considerando que determinado órgão da administração pública federal pretenda realizar uma licitação para contratar serviços de tecnologia da informação, julgue o próximo item com base na Lei n.º 10.520/2002 e na Instrução Normativa do MPOG/SLTI n.º 4/2014. A gestão de segurança da informação do referido órgão pode ser objeto do contrato com a empresa privada vencedora da licitação, desde que seja garantida a participação de servidores do órgão na gestão. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Art. 5º – Não poderão ser objeto de contratação: </br>
I – mais de uma Solução de Tecnologia da Informação em um único contrato; e </br>
II – gestão de processos de Tecnologia da Informação, incluindo gestão de segurança da informação. </br>
Parágrafo único – O apoio técnico aos processos de planejamento e avaliação da qualidade das Soluções de Tecnologia da Informação poderá ser objeto de contratação, desde que sob supervisão exclusiva de servidores do órgão ou entidade. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )
#24. (VUNESP – TCE-SP/2015) O COBIT 5, em seu modelo de referência, estabelece uma divisão entre os processos de governança e gestão de TI. Os processos de governança estão agrupados no domínio ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Governança </br>
- EDM – Avaliar, Dirigir e Monitorar: fornece orientação sobre como governar e gerenciar os investimentos de negócio habilitados por TI através de todo seu ciclo de vida completo. </br>
- EDM01 – Garantir a Definição e Manutenção do Modelo de Governança </br>
- EDM02 – Garantir a Realização de Benefícios </br>
- EDM03 – Garantir a Otimização do Risco </br>
- EDM04 – Garantir a Otimização de Recursos </br>
- EDM05 Garantir Transparência para as Partes Interessadas: incluem orientação sobre como a diretoria pode monitorar o processo de aquisição e controles internos para assegurar que as aquisições sejam gerenciadas e executadas adequadamente. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Domínios e Processos do COBIT5 ( )
#25. (FCM – IF Sudeste – MG/2016) A Instrução Normativa N°4, de 11 de setembro de 2014, estabelece alguns conceitos a serem aplicados à contratação de Soluções de Tecnologia da Informação. Avalie as afirmativas a seguir e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. ( ) Termo de Recebimento Provisório: declaração formal de que os serviços foram prestados ou os bens foram entregues, para posterior análise das conformidades de qualidade, baseadas nos Critérios de Aceitação. ( ) Documento de Oficialização da Demanda – DOD: documento que contém o detalhamento da necessidade da Área Requisitante da Solução a ser atendida pela contratação. ( ) Fiscal administrativo do contrato: servidor com atribuições gerenciais, designado para coordenar e comandar o processo de gestão e fiscalização da execução contratual, indicado por autoridade competente. ( ) Estudo técnico preliminar da contratação: amostra a ser fornecida pelo licitante, classificado provisoriamente em primeiro lugar, para realização dos testes necessários à verificação do atendimento às especificações técnicas, definidas no Termo de Referência ou Projeto Básico. A sequência correta é ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
(V) Termo de Recebimento Provisório: declaração formal de que os serviços foram prestados ou os bens foram entregues, para posterior análise das conformidades de qualidade, baseadas nos Critérios de Aceitação. </br> </br>
(V) Documento de Oficialização da Demanda – DOD: documento que contém o detalhamento da necessidade da Área Requisitante da Solução a ser atendida pela contratação. </br> </br>
(F) Fiscal administrativo do contrato: servidor com atribuições gerenciais, designado para coordenar e comandar o processo de gestão e fiscalização da execução contratual, indicado por autoridade competente. </br>
VII – Fiscal Administrativo do Contrato: servidor representante da Área Administrativa, indicado pela autoridade competente dessa área para fiscalizar o contrato quanto aos aspectos administrativos; </br> </br>
(F) Estudo técnico preliminar da contratação: amostra a ser fornecida pelo licitante, classificado provisoriamente em primeiro lugar, para realização dos testes necessários à verificação do atendimento às especificações técnicas, definidas no Termo de Referência ou Projeto Básico. </br>
XIII – Estudo Técnico Preliminar da Contratação: documento que demonstra a viabilidade técnica e econômica da contratação; </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )
#26. (FCM – IF Sudeste – MG/2016) Tomando como base a Instrução Normativa N°4, de 11 de setembro de 2014, e o Guia de boas práticas em contratação de soluções de Tecnologia da Informação, no âmbito do Serviço Público, especificamente sobre a fase de Gestão do Contrato, é INCORRETO afirmar que ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Incorreto:
– durante a execução contratual, deve ocorrer o processo de Monitoramento da Execução, quando são elaborados o Plano de Inserção, o Plano de Fiscalização e a Reunião Inicial.
Art. 34 – O monitoramento da execução deverá observar o disposto no Plano de Fiscalização da contratada e o disposto no Modelo de Gestão do contrato, e consiste em:
I – confecção e assinatura do Termo de Recebimento Provisório, a cargo do Fiscal Técnico do Contrato, quando da entrega do objeto resultante de cada Ordem de Serviço ou de Fornecimento de Bens;
II – avaliação da qualidade dos serviços realizados ou dos bens entregues e justificativas, a partir da aplicação das Listas de Verificação e de acordo com os Critérios de Aceitação definidos em contrato, a cargo dos Fiscais Técnico e Requisitante do Contrato;
III – identificação de não conformidade com os termos contratuais, a cargo dos Fiscais Técnico e Requisitante do Contrato;
IV – verificação de aderência aos termos contratuais, a cargo do Fiscal Administrativo do Contrato;
V – verificação da manutenção das condições classificatórias referentes à pontuação obtida e à habilitação técnica, a cargo dos Fiscais Administrativo e Técnico do Contrato;
VI – encaminhamento das demandas de correção à contratada, a cargo do Gestor do Contrato ou, por delegação de competência, do Fiscal Técnico do Contrato;
VII – encaminhamento de indicação de glosas e sanções por parte do Gestor do Contrato para a Área Administrativa;
VIII – confecção e assinatura do Termo de Recebimento Definitivo para fins de encaminhamento para pagamento, a cargo do Gestor e do Fiscal Requisitante do Contrato, com base nas informações produzidas nos incisos I a VII deste artigo;
IX – autorização para emissão de nota(s) fiscal(is), a ser(em) encaminhada(s) ao preposto da contratada, a cargo do Gestor do Contrato;
X – verificação das regularidades fiscais, trabalhistas e previdenciárias para fins de pagamento, a cargo do Fiscal Administrativo do Contrato;
XI – verificação da manutenção da necessidade, economicidade e oportunidade da contratação, a cargo do Fiscal Requisitante do Contrato, com apoio do Fiscal Técnico do Contrato;
XII – verificação de manutenção das condições definidas nos Modelos de Execução e de Gestão do contrato, conforme disposto nos arts. 19 e 20, respectivamente, a cargo dos Fiscais Técnico e Requisitante do Contrato;
XIII – encaminhamento à Área Administrativa de eventuais pedidos de modificação contratual, a cargo do Gestor do Contrato; e
XIV – manutenção do Histórico de Gestão do Contrato, contendo registros formais de todas as ocorrências positivas e negativas da execução do contrato, por ordem histórica, a cargo do Gestor do Contrato.
Parágrafo único – No caso de substituição ou inclusão de empregados por parte da contratada, o preposto deverá entregar termo de ciência assinado pelos novos empregados envolvidos na execução contratual, conforme art. 19, inciso V.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )
#27. (CESPE – TCE-SC/2016) Julgue o item subsequente de acordo com a Instrução Normativa n.º 4/2014 do MPOG/SLTI. As funções do fiscal administrativo incluem acompanhar a execução do contrato e atuar como o interlocutor da contratada. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
VII – Fiscal Administrativo do Contrato: servidor representante da Área Administrativa, indicado pela autoridade competente dessa área para fiscalizar o contrato quanto aos aspectos administrativos;
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )
#28. (FUNCAB-EMDUR/2014) A estratégia de preços caracterizada quando uma empresa determina um preço inicial alto, atraindo os consumidores pioneiros, ávidos por novidades e menos sensíveis a preços, e, aos poucos, vai reduzindo seus preços para atrair novos compradores, é conhecida como:
#29. (FUNIVERSA – IF-AP/2016) De acordo com a Instrução Normativa MP/SLTI n.º 04/2014, assinale a alternativa correta. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto: </br>
– A equipe de planejamento da contratação é composta pelos seguintes integrantes: integrante técnico; integrante administrativo; e integrante requisitante. </br> </br>
Errado: </br>
– Para fins dessa norma, considera-se área requisitante da solução a unidade setorial ou seccional do SISP, bem como área correlata, responsável por gerir a tecnologia da informação do órgão ou da entidade. </br>
Art. 2º – Para fins desta IN, considera-se: </br>
I – Área Requisitante da Solução: unidade do órgão ou entidade que demande a contratação de uma Solução de Tecnologia da Informação; </br> </br>
– Pelo fato de essa instrução normativa ter como um de seus objetivos a praticidade, as contratações que são tratadas por ela não precisam ser precedidas de planejamento alinhado ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). </br>
Art. 4º – As contratações de que trata esta IN deverão ser precedidas de planejamento, elaborado em harmonia com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI. </br> </br>
– Uma de suas maiores facilidades é a de, em um único contrato, ser permitido ter como objeto de contratação uma ou mais soluções de tecnologia da informação. </br>
Art. 5º – Não poderão ser objeto de contratação: </br>
I – mais de uma Solução de Tecnologia da Informação em um único contrato; </br> </br>
– É permitido prever em edital a remuneração dos funcionários da contratada. </br>
Art. 7º – É vedado: </br>
… </br>
II – prever em edital a remuneração dos funcionários da contratada; </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )
#30. (CESPE – TJ-DFT/2015) De acordo com a Resolução CNJ n.º 182, o planejamento das contratações de solução de TI e comunicação incluirá as seguintes fases: análise de viabilidade da contratação, análise dos aspectos técnicos da solução e análise dos aspectos administrativos da contratação. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Art. 8º O planejamento das contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação deverá ser composto por duas fases: </br>
I – elaboração dos Estudos Preliminares da STIC; e </br>
II – elaboração do Projeto Básico ou Termo de Referência. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Resolução Nº 182 de 17/10/2013 ( )