Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões – Governo Eletrônico
Teste 2: Governo Eletrônico
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
#1. (ESAF – MF/2013) Na e-Ping versão 2013, nas especificações de interconexão enlace/físico, para o componente Rede Local sem fio, o padrão adotado é o:
#2. (CESPE – ANTAQ/2014) Com relação ao e-Ping, julgue o item subsequente. A especificação de cartões inteligentes deve ser feita de acordo com os requisitos das aplicações, devendo-se seguir, para isso, padrões de segurança mundialmente aceitos.
#3. (CESPE – ANTAQ/2014) Com relação ao e-Ping, julgue o item subsequente. Não é permitido o uso de plug-ins adicionais para melhoria da funcionalidade do navegador quando a Internet é usada como meio de comunicação.
#4. (CESPE – ANATEL/2014) Considerando os padrões de interoperabilidade do governo eletrônico (e-Ping) brasileiro, julgue os próximos itens. Ainda que defina os requisitos de intercâmbio dos dados, a e-Ping não padroniza a forma de apresentação das informações dos serviços de governo eletrônico.
#5. (CESPE – ANATEL/2014) Considerando os padrões de interoperabilidade do governo eletrônico (e-Ping) brasileiro, julgue os próximos itens. No que tange às operações com o Poder Executivo, as autarquias, integrantes da administração pública indireta, não estão obrigadas a adotar os padrões e políticas contidas na e-Ping.
#6. (CESPE – TCE-PA/2016) A respeito das diretrizes técnicas de acessibilidade constantes da cartilha técnica proposta pelo e-MAG, julgue o item que se segue. As páginas web de governo devem oferecer a conteúdos gráficos e sonoros alternativas equivalentes.
#7. (CESPE – TCE-PA/2016) Julgue o item a seguir, relativo à acessibilidade digital. De acordo com o modelo de acessibilidade e-MAG, para desenvolver sítios web acessíveis, devem-se seguir os padrões web, as diretrizes e as recomendações da W3C; além disso, deve-se realizar a avaliação de acessibilidade.
#8. (CESPE – TCE-PA/2016) Tendo em vista que o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-Mag) tem a função de nortear o desenvolvimento e a adaptação de conteúdos digitais do governo federal, de modo a garantir o acesso a todas as pessoas, julgue os itens a seguir. Uma das recomendações de acessibilidade do e-Mag é a implementação da funcionalidade conhecida como migalha de pão, que permite ao usuário saber qual o caminho percorrido até chegar à página em que ele se encontra, na forma de links navegáveis organizados hierarquicamente.
#9. (CESPE – TCE-PA/2016) Tendo em vista que o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-Mag) tem a função de nortear o desenvolvimento e a adaptação de conteúdos digitais do governo federal, de modo a garantir o acesso a todas as pessoas, julgue os itens a seguir. O e-Mag recomenda que informações inseridas em formulários de entrada de dados sejam gravadas sem confirmação do usuário, desde que elas sejam validadas antes da gravação, o que torna sua utilização mais rápida.
#10. (CESPE – TCE-PA/2016) Tendo em vista que o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-Mag) tem a função de nortear o desenvolvimento e a adaptação de conteúdos digitais do governo federal, de modo a garantir o acesso a todas as pessoas, julgue os itens a seguir. As recomendações do e-Mag são suficientes para o desenvolvimento de ambientes online de acordo com os padrões web e com diretrizes de acessibilidade, de modo que elas substituem, sem nenhuma perda, os padrões web internacionais definidos pelo W3C.
#11. (ESAF – ANAC/2016) Segundo a versão 3.1 do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-Mag, para se criar um ambiente on line efetivamente acessível, é necessário, primeiramente, que o código esteja dentro dos padrões Web internacionais definidos pelo(a)
#12. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) A respeito do modelo de acessibilidade em governo eletrônico (eMAG) para portais corporativos, julgue o item subsecutivo. Recomenda-se a atualização automática periódica da página por meio do atributo http-equiv com conteúdo refresh do elemento meta no HEAD do documento, conforme o seguinte exemplo: .
#13. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) A respeito do modelo de acessibilidade em governo eletrônico (eMAG) para portais corporativos, julgue o item subsecutivo. Para efeitos de diagramação na página, recomenda-se o uso de folhas de estilo, já que as tabelas devem ser utilizadas apenas para dados tabulares.
#14. (FCC – DPE-RR/2015) A cartilha técnica de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG) recomenda que sejam
#15. (FCC – DPE-SP/2015) Uma das recomendações do e-MAG diz que devem ser fornecidas âncoras, disponíveis na barra de acessibilidade, que apontem para linksrelevantes presentes na mesma página. Nesse contexto, considere o fragmento de código a seguir: Para que um link do menu da barra de acessibilidade da página possa definir uma âncora para o link do fragmento de código acima, é necessário que este link tenha o atributo
#16. (ESAF – ESAF/2015) O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-MAG sugere a realização das seguintes atividades para a avaliação de acessibilidade de um sítio: I. Validar os códigos do conteúdo HTML e das folhas de estilo. II. Realizar testes com usuários reais. III. Realizar validação manual. IV. Realizar validação automática. V. Verificar o fluxo de leitura da página. A sequência sugerida no e-MAG para realização desses passos é
#17. (CESPE – MEC/2015) O modelo de acessibilidade em governo eletrônico (eMAG) rege um conjunto de regras, políticas e especificações técnicas que visam a utilização da tecnologia de informação e comunicação no governo federal.
#18. (FCC – DPE-AM/2018) Os Padrões Web em Governo Eletrônico, sugerem que o código das páginas web seja organizado nas camadas de conteúdo, apresentação e comportamento. A recomendação é que a camada de comportamento seja construída utilizando