Teste 2: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Juliana Jenny Kolb

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Teste 2: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FGV – IBGE/2016) Texto – A eficácia das palavras certas
Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pegadas do publicitário e perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber o que ele havia escrito.
O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o conceito original, mas com outras palavras”. E, sorrindo, continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava escrito, mas seu novo cartaz dizia: “Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la”.
(Produção de Texto, Maria Luíza M. Abaurre e Maria Bernadete M. Abaurre)
O título dado ao texto:

#2. (FGV – IBGE/2016) A frase abaixo que exemplifica uma incoerência é:

#3. (FGV – IBGE/2016) “Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora”.
O texto pertence ao modo narrativo de organização discursiva, caracterizado pela evolução cronológica das ações. O segmento que comprova essa evolução é:

#4. (FGV – IBGE/2016) A frase abaixo em que o emprego do demonstrativo sublinhado está inadequado é:

#5. (FGV – IBGE/2016) “Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”.
A respeito dos componentes e do sentido desse segmento do texto, é correto afirmar que:

#6. (FGV – IBGE/2016) A frase abaixo em que a substituição de uma oração reduzida por uma desenvolvida equivalente é inadequada é:

#7. (FGV – IBGE/2016) “Por favor, ajude-me. Sou cego”; reescrevendo as duas frases em uma só, de forma correta e respeitando-se o sentido original, a estrutura adequada é

#8. (FGV – IBGE/2016) “Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito”; a oração “Sem pedir licença” pode ser adequadamente substituída pela seguinte oração desenvolvida:

#9. (FGV – IBGE/2016) A frase abaixo, de Millôr Fernandes, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é:

#10. (FGV – IBGE/2016) A polissemia – possibilidade de uma palavra ter mais de um sentido – está presente em todas as frases abaixo, EXCETO em:

#11. (FGV – IBGE/2016) A frase em que a redundância está ausente é:

#12. (FGV – IBGE/2016) A frase em que o vocábulo “mas” tem valor aditivo é:

#13. (FGV – IBGE/2016) Em todas as frases abaixo o verbo ter foi empregado no lugar de outros com significado mais específico. A frase em que a substituição por esses verbos mais específicos foi feita de forma adequada é:

#14. (CESPE – SERPRO/2013) O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício. redação oficial No documento oficial em questão, verifica-se a apresentação do problema que reclama a adoção da medida ou do ato normativo proposto e também da medida que deve ser tomada ou do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema.

#15. Seguem _______várias propostas. Ouvi histórias as mais mirabolantes _________. A criança estava ______ sonolenta. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

ANEXO/POSSÍVEL: concordam com o substantivo, “Seguem anexas várias propostas” e “Ouvi histórias as mais mirabolantes possíveis”.  </br>

MEIO:  invariável, quando significar um pouco, mais ou menos. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

#16. Concordância errada:

#17. Assinale o erro:

#18. Segue a documentação ___________. Pedro está __________com a tesouraria. Os vigias estão sempre _________. Maria estava _________ encabulada. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

ANEXO: concorda com o substantivo, “a documentação anexa”. </br>

QUITE: concorda com o substantivo, “Pedro está quite”. </br>

ALERTA: concorda com o substantivo, “Os vigias estão alertas”. </br>

MEIO: invariável, quando significar um pouco, mais ou menos. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

#19. Preencha as lacunas assinalando a alternativa: Achei o chefe e sua filha muito _______. Vão _______as listas do material. Suas Excelências estavam _______ de suas esposas.

#20. Concordância incorreta: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado: </br>  </br>

Pintou paisagens as mais belas possível possíveis. </br>

-> POSSÍVEL: deve concordar com o substantivo. </br>  </br>

Correto: </br>  </br>

Comprei dois vestidos verde-limão. </br>

-> invariável quando termina em substantivo (limão). </br>  </br>

Os tratados luso-brasileiros foram revogados. </br>

-> variável quando termina em adjetivo (brasileiro). </br>  </br>

A nau ia afundando a olhos vistos. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

#21. Concordância injustificável:

#22. Erro de concordância:

#23. Assinale a frase que contém erro:

#24. Assinale a frase que contém erro: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O adjetivo, “ANEXO” concorda com seu substantivo correspondente, neste caso, a frase: “Anexo vai a certidão e o recibo” está errada, o correto seria: “Anexa vai a certidão e o recibo”. </br>

Lembre-se que o adjetivo é preposto, ou seja, concorda com o substantivo mais próximo (Concordância atrativa). </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

#25. Assinale a frase que contém erro:

#26. (FUNCAB-EMDUR/2014) Ao se transpor a frase “– Mas se eu virasse essa parede e botasse ELA na posição do teto […]” (§24) para a linguagem culta, como seria usado e colocado o pronome em destaque? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

– Mas se eu virasse “o quê”? a parede   -> pronome “a” </br>  </br>

A frase indica desejo,  portanto, é uma Frase OPTATIVA -> exige a próclise. </br>   </br> 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Pronomes ( )

#27. (FUNCAB-EMDUR/2014) “– Mas se eu virasse essa parede e botasse ela na posição do teto, ela ia ficar uma parede-teto e essa parede-teto ia ser concreto?” Sobre a estrutura desse segmento do texto, é correto afirmar que:

#28. (FUNCAB-EMDUR/2014) Passando as locuções verbais presentes em […] ela ia ficar uma parede-teto e essa parede-teto ia ser concreto?”. para a forma simples, mantendo a mesma ideia pretendida pelo contexto, como ficariam, respectivamente, os verbos?

#29. (FUNCAB-EMDUR/2014) A figura de linguagem presente em “[…] sente pelos ouvidos.” é:

#30. (FUNCAB-EMDUR/2014) Em “– Não é! Você não é todo concreto, PORQUE SEU MEDO NÃO É CONCRETO. Você não é completamente concreto, só um pouco.” o trecho destacado estabelece ideia de:

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