Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Java > Questões Java
Materiais de Estudo disponíveis
Apostila on-line |
Teste 2: Linguagem de Programação: Java
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Correta – A gerência da execução dos componentes da aplicação cliente é feita no application client container. Erradas – O container pode ser configurado em tempo de deployment O container pode ser configurado em tempo de deployment, com declarative programming, isto é, mudança de atributos. – O applet container consiste em um navegador web e um plug-in Java, O applet container consiste em um navegador da Web e um Java Plug-in executado no cliente em conjunto. – Devido à persistência dos dados, o container gerencia O container também gerencia serviços não configuráveis: – O container EJB (Enterprise JavaBeans), O Entertprise Java Bean (EJB) é um componente server-side que encapsula a lógica de negócio de uma aplicação. A lógica de negócio é o código que preenche os objetivos da aplicação. Ocupa a camada web em em um container EJB. Para ler mais sobre o assunto, acesse: JEE/J2EE – Java Enterprise Edition ( )Results
#1. (FCC – TCM-GO/2015) Um Analista de Controle Externo da área de TI do TCM/GO está trabalhando em uma aplicação web utilizando a plataforma Java EE. Ciente que os componentes desta aplicação, para serem processados no servidor de aplicações, terão que ser implantados (deployed) em contêineres apropriados, ele esclareceu à equipe de desenvolvimento que servlets, JavaServer Pages, páginas HTML e Java Beans serão implantados e processados no contêiner A. Além disso, alguns componentes serão implantados e processados no contêiner B, destinado a prover a infraestrutura necessária para a execução de componentes de negócio distribuídos que estendem as funcionalidades de um servidor, permitindo encapsular lógica de negócio e dados específicos de uma aplicação. Os contêineres A e B são conhecidos, respectivamente, como
#2. (Quadrix – DATAPREV/2014) Para o caso de um desenvolvedor precisar implementar seu próprio controlador de base de dados, usando a JPA, qual seria a tecnologia de Java EE mais interessante para se implementar esse serviço?
#3. (FUNCAB – MDA/2014) São características das arquiteturas desenvolvidas com tecnologia JEE, COM EXCEÇÃO DE:
#4. (CESPE – ANATEL/2014) Na plataforma JEE (Java Enterprise Edition) versão 6, não é possível encontrar bibliotecas da própria plataforma para o consumo dos serviços REST no formato JSON.
#5. (CESPE – CNJ/2013) A integração entre JSF e EJB3 no JBoss Seam é realizada por meio do controle dos objetos que são passados entre a camada de negócio e a camada de apresentação.
#6. (CESPE – TRE-MS/2013) No que se refere a XML/XSD, JBoss Seam, JPA, facelets e JNDI, assinale a opção correta.
#7. (CESPE – TJ-RO/2012) Acerca de JBoss Seam, JPA, facelets, JNDI e JDBC, assinale a opção correta.
#8. (CESPE – TJ-SE/2014) Na arquitetura Java EE 7, JAXB (Java Architecture for XML Binding) provê uma forma de interagir um schema XML e um programa desenvolvido em Java. Assim, é possível combinar JAXB com JAX-WS (Java API for XML Web Services) na troca de mensagens advindas de Web Services, desde que nessa arquitetura se utilize a versão JAXB 2.2 ou superior.
#9. (FCC – TRT – 16ª REGIÃO (MA)/2014) Na arquitetura Java EE, muito trabalho que poderia ser feito pelo programador é feito por um middleware denominado container. Os tipos principais de container que existem e executam em um servidor de aplicações Java EE completo são:
#10. (FCC – TRT – 2ª REGIÃO (SP)/2014) Um contêiner Java EE pode oferecer serviços como gestão de memória, ciclo de vida e estado de objetos, conexões, transações, serviços de nomes, segurança, tolerância a falhas, integração, clustering, alta disponibilidade, confiabilidade e web services. Um servidor Java EE completo disponibiliza dois tipos principais de contêiner, que são:
#11. (FUNCAB – SEMAD/2013) Observe as seguintes afirmativas sobre o empacotamento de aplicações na arquitetura Java EE. I. Um descritor de implantação (deployment descriptor) é um documento XML que descreve as configurações de implantação de uma aplicação, de um módulo ou de um componente. II. Existem três tipos de descritores de implantação: Java EE, EJB e runtime. III. Módulos EJB são empacotados como arquivos JAR com a extensão (web archive ). Em relação às afirmativas acima, está(ão) correta(s) apenas:
#12. (FEPESE – JUCESC/2013) São todos componentes do Java EE versão 6.
#13. (CESPE – MPOG/2013) O JME foi criado para trabalhar com ambientes de programação multiprocessados em ambientes distribuídos.
#14. (CESPE – CPRM/2013) Na arquitetura JEE7, compatível com a versão 5 do HTML, a camada de apresentação é muitas vezes representada por páginas web criadas pelo JavaServer Faces, por meio de tags que adicionam comandos HTML. Como exemplo disso, a tag h:command adiciona o elemento HTML que pode ser do tipo submit, reset ou image.
#15. (CESPE – CPRM/2013) Java persistence API (JPA) é uma solução para persistência de dados, utilizada, inclusive, quando há mapeamento do modelo orientado a objeto para bancos de dados relacionais.
#16. (FCC – MPE-AM/2013) Dentre as tecnologias que compõem a plataforma Java EE 7, NÃO está incluída a
#17. (FCC – MPE-AM/2013) São classes Java EE usadas para estender as capacidades dos servidores que hospedam aplicativos acessados por meio de um modelo de programação de solicitação-resposta. Apesar de poderem responder a qualquer tipo de pedido, essas classes são comumente usadas para estender os aplicativos hospedados por servidores web. As classes citadas no texto são conhecidas como
#18. (FCC – TRE-SP/2017) Considere as linhas abaixo, presentes em um método de uma aplicação Java SE que acessa um banco de dados MySQL. Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”); Connection con=DriverManager.getConnection(“jdbc:mysql://localhost:3307/b”,”r”, “p”); Ao executar estas linhas podem ocorrer, respectivamente, as seguintes exceções:
#19. (CESPE – TRE-RS/2015) Containers são interfaces entre determinado componente e uma funcionalidade de baixo nível de uma plataforma. Acerca dos containers em JEE 7 (Java Platform, Enterprise Edition), assinale a opção correta.
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
, desde que os atributos sejam mantidos, por meio da técnica da segurança declarativa. ambos rodando no servidor Java EE. unicamente serviços configuráveis.
que é executado no servidor Java EE, gerencia a execução de páginas JSP e componentes servlets. #20. (CESPE – TRE-RS/2015) Acerca de plataforma Java EE e de JSP, assinale a opção correta.
#21. (FGV – PGE-RO/2015) A arquitetura da plataforma Java Enterprise Edition (JEE) é baseada em componentes. Tais componentes operam em ambientes de execução denominados containers, os quais gerenciam o ciclo de vida, provem mecanismos de segurança e disponibilizam os serviços necessários para cada tipo de componente. Servlets e aplicações java standalone que acessam as facilidades da plataforma JEE são componentes que operam, respectivamente, nos containers:
#22. (FCC – DPE-SP/2015) Para suportar a especificação Java EE, incluindo as tecnologias servlet, JSP e EJB, a Apache Software Foundation, criou um servidor de aplicação chamado
#23. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Sobre o ciclo de vida de uma Servlet, é correto afirmar:
#24. (FCC – TRE-AP/2015) Em uma aplicação corporativa distribuída Java EE, clientes locais (no mesmo server da aplicação) e clientes remotos (em outro server) precisam acessar classes que encapsulam a lógica do negócio no servidor. A tecnologia Java EE ideal para isso é
#25. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Em uma página JSP, ao se acessar um objeto via Expression Language, como, por exemplo, ${protocolo.nome} qual é a ordem de procura desse objeto nos escopos?
#26. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Qual é a tag do JSTL/EL que trata exceções em arquivos JSP?
#27. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Sobre a tag , é correto afirmar:
#28. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Considere o seguinte trecho de código em JSP: O que será apresentado?
#29. (ESAF – ESAF/2015) Vários recursos foram modificados e/ou adicionados ao Java EE 6. Entre essas novidades encontram-se Servlet 3, JSF 2 (JavaServer Faces), JPA 2 (Java Persistence API) e CDI (Contexts and Dependency) e o EJB 3.1 (Enteprise JavaBeans). Em relação a esses recursos, é correto afirmar que o
#30. (CESPE – STJ/2015) O JMS (Java Message Service) permite a troca de mensagens assíncronas entre um ou mais clientes e faz parte da especificação do Java EE.