Teste 2: Oracle

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Oracle

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Teste 2: Oracle

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FURB – ISSBLU/2015) Dadas as seguintes relações de dados: 
 

#2. (CESPE – SAD-PE/2010) Julgue os seguintes itens, relativos à administração de banco de dados Oracle e ADABAS. 
  I Embora seja considerado um SGBD relacional, o ADABAS difere do modelo relacional clássico, entre outras razões, por permitir o uso de campos (ou colunas) de registros com múltiplas ocorrências.  
 II No desenho do ADABAS, existe a preocupação com a provisão de elevado nível de abstração para seus modelos de dados, em detrimento do menor desempenho.  
 III Para se gerenciarem a recuperação após falhas de instâncias e o roolback de transações não comitadas, o Oracle mantém, respectivamente, dois registros independentes, o redo log e o undo record.  
 IV Para estabelecer comunicação primária e direta com o Oracle, a fim de gerenciá-lo, um DBA Oracle, usualmente, emprega a interface gráfica Oracle Enterprise Manager, embasada em tecnologia web.  
 V Em uma instância do Oracle, um DBA pode encontrar tanto vários tablespaces associados a um único datafile quanto várias tables associadas a um único tablespace. 
 Estão certos apenas os itens

#3. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa que indica o pacote (package) que deve ser usado em bancos de dados Oracle Enterprise 11g R2 para SQL Tuning Automático.

#4. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa correta sobre CURRENT_ DATE e SYSDATE da tabela Oracle Dual.

#5. (FEPESE – JUCESC/2017) RMAN é uma ferramenta/solução Oracle de:

#6. (FGV – IBGE/2016) 
  
 O comando que retorna corretamente a lista de alunos com suas respectivas disciplinas e notas é:

#7. (UEL/COPS – UEL/2015) 
    
  Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a regra que será ativada quando um funcionário possuir um salário maior que seu supervisor.

#8. (UEL/COPS – UEL/2015) 
    
  Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a regra que será ativada quando um funcionário mudar de departamento.

#9. (UEL/COPS – UEL/2015) 
    
  Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as regras que serão ativadas quando um funcionário de um departamento tiver o seu salário alterado.

#10. (UEL/COPS – UEL/2015) 
    
  Considere que, em um departamento, todos os funcionários receberam 10% de aumento. 
 Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a regra que será ativada e quantas vezes ela será ativada.

#11. (CESPE – TJ-SE/2014) O Oracle utiliza um protocolo de confirmação em duas fases para lidar com transações distribuídas concorrentes.

#12. (CESPE – TJ-SE/2014) A replicação em banco de dados Oracle é fornecida em dois níveis: replicação básica e replicação simétrica. Esta última permite que as aplicações atualizem réplicas de tabela por meio de um banco de dados distribuído replicado, e os dados podem ser lidos e atualizados em qualquer sítio.

#13. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) O Departamento de Recursos Humanos de uma instituição solicitou ao Analista de Sistemas um relatório mostrando o nome do funcionário e o salário acrescido de 13.5%. O salário deverá ser expresso como número inteiro e com a seguinte legenda de coluna: Salário Reajustado. Considerando que a tabela funcionarios possui os campos nome e salario, para gerar o relatório o Analista deverá usar, em um banco de dados Oracle aberto e em condições ideais, a instrução

#14. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Um Analista de Sistemas foi solicitado a criar uma tabela chamada processo em um banco de dados Oracle aberto e em condições ideais. Nesta tabela, se nenhum valor for fornecido para o campo data_abertura, quando se utilizar a instrução INSERT a data do sistema deve ser automaticamente inserida. Para fazer isso, o Analista deve utilizar a instrução CREATE TABLE processo(processo_no NUMBER(10), data_abertura 

#15. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Para localizar os juízes cujos nomes começam pela letra p e têm pelo menos 3 caracteres de comprimento (incluindo p) utiliza-se a instrução SELECT * FROM juizes WHERE nome 

#16. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) São finalidades das constraints do Oracle, EXCETO:

#17. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Em uma consulta PL/SQL Oracle 10g que retorne apenas 1 (uma) tupla cujos valores se desejam armazenar em variáveis previamente declaradas, deve-se utilizar qual declaração na instrução SELECT, entre as apresentadas a seguir?

#18. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009)Considere as afirmativas sobre o processamento de instruções SQL em PL/SQL Oracle 10g: 

#19. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) A respeito do Oracle versão 12c, considere as seguintes afirmativas: 
 1. A sintaxe “generated as identity” foi incluída para definição de chave autoincremento na definição das tabelas. 
 2. Na versão 12c, os tipos varchar, varchar2 e CHAR VARYING permitem que a coluna tenha no máximo 2.000 bytes. 
 3. Colunas invisíveis podem ser definidas de forma que não apareçam nos resultados de consultas com “SELECT * FROM” ou DESCRIBE e são ignoradas nas instruções INSERT quando não explicitadas na lista de colunas. 
 4. Nessa versão, os identificadores tiveram o número de dígitos significativos aumentados de 30 para 128 caracteres. 
 5. Desde a versão 9i, as consultas ligadas por UNION ou UNION ALL podem ser executadas em paralelo pelo “otimizador”. 
 Assinale a alternativa correta.

#20. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Assinale a alternativa que relaciona o nome do processo de segundo plano do Oracle, versão 12c, com sua respectiva finalidade.

Ver Resultado

msg

Deixe uma resposta