Teste 2: Redação Oficial

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Língua Portuguesa Questões Redação Oficial

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Teste 2: Redação Oficial

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FEPESE – JUCESC/2017) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre Redação Oficial. 
 ( ) Comunicar com impessoalidade e máxima clareza é finalidade básica da redação oficial e isso faz com que ela exija certos parâmetros da língua, de maneira diversa daqueles da literatura, do texto jornalístico e da correspondência particular. 
 ( ) As comunicações oficiais exigem o padrão culto da língua, ou seja, aquele em que se observam as regras da gramática normativa. É dessa forma que se busca garantir a sua compreensão por todo tipo de cidadão. 
 ( ) A frase: “Vossa Senhoria parece preocupada com a nomeação de sua secretária” está correta e traz evidente o seguinte padrão para o uso dos pronomes de tratamento: 1. A concordância é feita na terceira pessoa, tanto para verbos como para pronomes possessivos; 2. Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento devem coincidir, em seu gênero, com o sexo da pessoa a que se refere. 
 ( ) Para o pronome de tratamento Vossa Senhoria, usado para autoridades constituídas e para particulares, o vocativo a ser empregado é “Digníssimo Senhor Fulano de Tal”. 
 ( ) As comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo de sua assinatura. Exceção à regra são as comunicações assinadas pelo Presidente da República. 
 ( ) O ofício, o memorando e o aviso obedecem a um mesmo padrão. O que diferencia esses expedientes é sua finalidade. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; já o memorando é usado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. 
 Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

#2. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Com relação às formas de tratamento em correspondências oficiais, considere as seguintes afirmativas: 
1. Por denotar respeito, a forma de tratamento “doutor” pode ser empregada mesmo no caso de o destinatário não ter obtido esse grau em curso universitário. 
2. O fecho de uma comunicação cujo destinatário é autoridade hierarquicamente superior é “respeitosamente”. 
3. O vocativo a ser empregado em comunicações endereçadas a deputados federais e senadores é “Excelentíssimo Senhor”. 
Assinale a alternativa correta.

#3. (FCM – IF Baiano/2017)  Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão que deve necessariamente pautar-se pela

#4. (Quadrix – TERRACAP/2017) Com base no MRPR, assinale a alternativa correta acerca do memorando.

#5. (FCC – DPE-RS/2017) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se pelo uso do padrão culto da linguagem e por

#6. (FAU – E-Paraná Comunicação – PR/2017) Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2002, revisado e ampliado) não é possível conceber que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Neste sentido, a Redação Oficial deve apresentar as seguintes características, EXCETO:

#7. (COMPERVE – UFRN/2017) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação e de envio de documentos. Analise as recomendações a seguir, observando sua consonância com o que dispõe o manual sobre o uso desse meio de comunicação em correspondências oficiais. 
 I- Deve-se definir uma forma rígida para sua estrutura, no padrão ofício. 
 II- Deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. 
 III- A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo. 
 IV- Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. 
 Estão de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República as recomendações

#8. (UTFPR – UTFPR/2017) Tendo como referência o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir. 
 I) Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. 
 II) A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade. 
 III) É inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. 
 IV) A redação oficial deve caracterizar-se pelo uso do padrão culto de linguagem. 
 V) A redação oficial deve caracterizar-se pela informalidade e uniformidade. 
 Estão corretas:

#9. (FCM – IF Baiano/2017) De acordo como o Manual de Redação da Presidência da República, para que uma mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, demanda-se que haja

#10. (COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2017) O Manual de Redação da Presidência da República foi criado com a finalidade de oferecer subsídios aos gestores para consolidar uma cultura administrativa de profissionalização dos servidores públicos e para sistematizar e padronizar comunicações oficiais nos seus aspectos essenciais. Uma das características mais importantes das comunicações públicas é a impessoalidade, que se caracteriza por

#11. (IESES – Prefeitura de São José do Cerrito – SC/2017) Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, existem três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Dentre eles, qual(is) deve(m) ter incluído no destinatário também o endereço? 

#12. (Quadrix – CRF – MT/2017) A redação das comunicações oficiais deve, antes de tudo, seguir os preceitos estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República. Nele estão previstas, entre outras, as modalidades ofício e memorando. Sobre eles, leia as afirmativas e assinale a incorreta. 

#13. (CESPE – SEDF/2017)    Considerando as características e padronização das correspondências oficiais constantes no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item a seguir, pertinente ao documento oficial hipotético anteriormente apresentado. O fecho da comunicação manter-se-ia adequado ao padrão preconizado pelo MRPR caso fosse substituído por Atenciosamente

#14. (CESPE – SEDF/2017)  Considerando as características e padronização das correspondências oficiais constantes no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item a seguir, pertinente ao documento oficial hipotético anteriormente apresentado.
O vocativo do expediente hipotético em apreço — Senhor Ministro — estaria em desacordo com a norma preconizada pelo MRPR caso fosse substituído pelo seguinte: Excelentíssimo Senhor Ministro.

#15. (Quadrix – CRB 6ª Região/2017)  O emprego dos pronomes de tratamento, a forma dos fechos e a identificação do signatário são alguns dos padrões estabelecidos pelo Manual de Redação da Presidência da República visando à padronização e à uniformidade das comunicações oficiais. Sobre o assunto, analise as afirmativas. 
I. As regras de uso dos dois fechos para comunicações oficiais, quais sejam – para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente; para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente –, não se aplicam às comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores. 
II. Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte: 
                            (espaço para assinatura) 
                                        NOME 
                        Ministro de Estado da Defesa 
III. Quanto aos adjetivos referidos aos pronomes de tratamento, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é “Vossa Excelência está ocupado”, “Vossa Senhoria deve estar perplexo”; se for mulher, “Vossa Excelência está ocupada”, “Vossa Senhoria deve estar perplexa”.  
Pode-se afirmar que: 

#16. (CESPE – SEDF/2017)  Decorre do princípio da moralidade a prescrição de que não deve haver impressões pessoais em textos oficiais.

#17. (CESPE – SEDF/2017)   Um mero vocativo – minha querida – uma explosão de emoções. Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo, ele estaria entre os essenciais.   
 No que se refere aos sentidos e aspectos gramaticais do texto, bem como à adequação da linguagem à comunicação oficial, julgue o próximo item. 
 O vocativo destacado no texto é adequado para integrar comunicação oficial por meio eletrônico, entre setores de um mesmo órgão, dado o grau de informalidade que caracteriza esse expediente.

Ver Resultado

 

Deixe uma resposta