Juliana Jenny Kolb
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Teste 21: Língua Portuguesa – Questões Gerais
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa em que a grafia das palavras obedece à norma culta.
#2. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa em que o pronome pessoal está corretamente empregado.
#3. (FEPESE – JUCESC/2017) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre Redação Oficial. ( ) Comunicar com impessoalidade e máxima clareza é finalidade básica da redação oficial e isso faz com que ela exija certos parâmetros da língua, de maneira diversa daqueles da literatura, do texto jornalístico e da correspondência particular. ( ) As comunicações oficiais exigem o padrão culto da língua, ou seja, aquele em que se observam as regras da gramática normativa. É dessa forma que se busca garantir a sua compreensão por todo tipo de cidadão. ( ) A frase: “Vossa Senhoria parece preocupada com a nomeação de sua secretária” está correta e traz evidente o seguinte padrão para o uso dos pronomes de tratamento: 1. A concordância é feita na terceira pessoa, tanto para verbos como para pronomes possessivos; 2. Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento devem coincidir, em seu gênero, com o sexo da pessoa a que se refere. ( ) Para o pronome de tratamento Vossa Senhoria, usado para autoridades constituídas e para particulares, o vocativo a ser empregado é “Digníssimo Senhor Fulano de Tal”. ( ) As comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo de sua assinatura. Exceção à regra são as comunicações assinadas pelo Presidente da República. ( ) O ofício, o memorando e o aviso obedecem a um mesmo padrão. O que diferencia esses expedientes é sua finalidade. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; já o memorando é usado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
#4. (FEPESE – JUCESC/2017) Analise as afirmativas abaixo. 1. Em “Fazem cinco anos que estou na seleção brasileira.”, temos uma frase coerente e corretamente escrita. 2. Em “Eu sou um jogador de futebol onde que sempre vou fazer muito por meu time.”, há problemas de coesão textual e, se trocada a expressão sublinhada por uma conjunção coordenada aditiva adequada, a frase ficará correta. 3. Em “Eu sou um jogador e aí é o problema, todos os jogos que joguei lutei muito para marcar.”, a frase apresenta problemas de coesão, causada também pela expressão sublinhada. 4. Em “Fazendo sucesso na sua nova clínica, o veterinário João Pinto Leite, localizada na Rua das Flores, 132.”, se substituirmos o verbo no gerúndio “fazendo” por “faz”, no presente do indicativo, o período torna-se compreensível, coerente e bem pontuado. 5. Em “O funcionário cujo o qual não comparecer à reunião terá que trazer atestado médico.”, a simples troca da expressão sublinhada pelo pronome relativo adequado traz coerência à frase. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
#5. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto abaixo e observe suas lacunas em branco. Elas devem ser preenchidas com uma das alternativas a qual você deve escolher. O chefe de um escritório estava dormindo. De repente, toca o telefone,……..3 horas da manhã. — Fulano……… que horas abre o escritório? — Poxa, isso é hora de ligar? Abre…….. 8 horas. E voltou……… dormir…….. 5 horas, o telefone tocou de novo: — Dirijo-me,com respeito,……..Vossa Senhoria para solicitar a abertura do escritório, hoje, mais cedo. — Você de novo? Não. Não dá. Eu já disse que só abre…….. 8 horas! E bateu o telefone. Dali……… meia hora, outro toque: — Estou……. implorar: abre mais cedo, por favor. — Mas que coisa! Por que você quer tanto isso? Quem é você? — Sabe o que é, senhor? Sou um cliente e fiquei preso aqui dentro, estava no banheiro e…….porta emperrou. Chamei por socorro, apelei……. tudo que pude para me fazer ouvir e foi em vão. Adaptado de Paulo Tadeu: Essa é boa. Novíssimas piadas para criança. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
#6. (FURB – ISSBLU/2015) Assinale a alternativa em que tanto os vocábulos como as expressões retiradas do texto apresentam flexão de grau:
#7. (UVA – Prefeitura de Sobral – CE/2016) Pelo Acordo Ortográfico de 2008, estão grafadas corretamente todas as palavras à alternativa:
#8. (INAZ do Pará – Prefeitura de Jacundá – PA/2016) Marque a alternativa correta quanto ao uso do hífen nas palavras abaixo: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto: </br>
semirreta, anti-inflamatório e inter-regional. </br>
- semirreta: não há “-” com “vogal consoante S”;
- anti-inflamatório: há “-” no caso de “vogais idênticas”;
- inter-regional: há “-” com o prefixo “inter- “r” ou “h””. </br> </br>
Errado: </br>
auto-escola, anti-rugas e co-obrigação. </br>
auto-escola: não há “-” com “vogal outra vogal”;anti-rugas: não há “-” com “vogal consoante R”co-obrigação: não há “-” com “prefixo co- nem para o prefixo re-“. </br>
mini-saia, agroindustrial e anti-social. </br>
mini-saia: não há “-” com “vogal consoante S”;- agroindustrial: não há “-” com “vogal outra vogal”;
anti-social: não há “-” com “vogal consoante S”. </br>
não-verbal, anti-higiênico e coautor. </br>
não-verbal:não há “-“;- anti-higiênico: há “-” no caso do “aparecimento do h iniciando o segundo elemento da derivação”;
- coautor: não há “-” com “prefixo co- nem para o prefixo re-“. </br>
plurianual, semi-círculo e vice-presidente. </br>
- plurianual: não há “-” com “vogal outra vogal”;
semi-círculo:não há “-” com “vogal consoante”, com exceção de “h”” ;- vice-presidente: há “-” com “om o prefixo vice-“. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Uso do Hífen ( )
#9. (IBFC- TCM-RJ/2016) Assinale a locução que não deve ser grafada com hífen de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.
#10. (CESPE – PC-GO/2016) Quanto aos termos empregados no texto CB1A1AAA, às ideias nele contidas e à ortografia oficial da língua portuguesa, assinale a opção correta.
#11. Responda a questão de acordo com a nova ortografia: Está correto apenas:
#12. (UEL/COPS – UEL/2015) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, dados fornecidos pelo texto.
#13. (COPS-UEL – PC-PR/2010) Leia o texto a seguir: E se foi o pinheiro a árvore providencial de nossos primeiros dias, é ainda aquela que pela sua utilidade possibilitou a colonização sistemática do solo, e assim, a figura será também para a população de todas as origens que aqui habita o símbolo integrador do passado ao presente e alvorada promissora de nossa atualidade a esse futuro que há de ser fatalmente grandioso, porque grandiosas também são as linhas da estrutura física e moral da nossa terra e da nossa gente. O movimento paranista procurou criar uma identidade para o Paraná. Neste discurso de Romário Martins o pinheiro simbolizaria o Estado inclusive
#14. (UEL/COPS – UEL/2015) Observe o uso da expressão “não necessariamente nesta ordem” no penúltimo parágrafo. Sobre essa expressão, assinale a alternativa correta.
#15. (UEL/COPS – UEL/2015) Assinale a alternativa que estabelece a correta correlação entre a reescrita da frase “Embora pouco representativa, foi uma das que mais cresceram nos últimos anos.” e sua explicação.
#16. (UEL/COPS – UEL/2015) Leia, a seguir, a última frase do 5º parágrafo. Portanto, segundo ele, é natural que o setor represente a maior parte da massa salarial. Sobre o uso do conectivo “portanto” na frase, assinale a alternativa correta.
#18. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) A palavra “cresceu” aparece duas vezes no texto: na linha 9 e na linha 24. Sobre essa palavra, assinale a alternativa correta.
#19. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Sobre a frase dita por Cosme da Cunha: “Escolhemos preservar nossa intimidade e segurar as pontas sozinhos.”, assinale a alternativa correta.
#20. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Pode-se afirmar que a ideia central do texto é:
#21. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) No segundo parágrafo, a conjunção entretanto estabelece com os demais argumentos do texto uma relação de:
#22. (FCJ – CIGA/2014) As palavras três, literário e autônomo são assinaladas com acento gráfico em face das mesmas regras que justificam o acento, respectivamente em:
#23. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Indique a alternativa correta. Com relação à expressão por isso, no último parágrafo do texto, pode-se afirmar que:
#24. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Em “Embora a antiga teoria possa ser parte da nova, os conceitos básicos de ambas podem diferir radicalmente”, a palavra destacada poder ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por:
#25. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) A alternativa que justifica a posição assumida pelo pronome oblíquo átono em relação ao verbo na sentença “Uma nova teoria representa em regra uma generalização da antiga, estendendo-a a um domínio mais amplo” é:
#26. (FCJ – CIGA/2014) As palavras, as expressões e mesmo as frases podem assumir sentidos figurados, ou seja, significados diferentes das acepções e usos pelos dicionários, embora facilmente compreensíveis no contexto específico em que se encontram. Há passagem (ou passagens) do texto em que o sentido figurado está presente. Encontre-os para responder a questão. I. Houve uma época em que a força bruta era poder. II. Daí esta avalanche, este tsunami de informações. III. […] é que no Juízo Final cada um de nós vai inserir o pen drive de sua vida no Grande Computador Celestial. IV. […] ao chegar ao aeroporto meti a mão no bolso para retirar o pen drive. Mas não encontrei pen drive algum. Assim, o sentido figurado está presente:
#27. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Assinale a alternativa em que o texto não esteja corretamente pontuado.
#28. (FCJ – CIGA/2014) Marque a alternativa na qual a crase (ou a ausência de crase) fazem-na incorreta:
#29. ( FCC – TRT – 21ª Região (RN)/2017) ..I.., no cinema, alguns críticos e intelectuais que, como o russo Sergei Eisenstein, ..II.. conhecimento teórico sobre a linguagem cinematográfica e, em determinado momento, ..III.. colocar suas teorias em prática. Preenchem corretamente as lacunas I, II e III da frase acima, na ordem dada:
#30. (FCC – TRT – 21ª Região (RN)/2017) Os aviões vinham deste país, abasteciam em Natal e ficavam prontos para fazer a travessia do Atlântico. Transformando-se o que se afirma acima em uma hipótese, os verbos devem assumir as seguintes formas: